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Gestão de equipe: 3 boas práticas para adotar no seu motel

Gestão de equipe: 3 boas práticas para adotar no seu motel

Por meio de uma boa gestão de equipe no motel, o negócio tem a possibilidade de identificar quais são as pessoas que mais se destacam no dia a dia, quais são os gargalos existentes que impedem de ampliar os ganhos do estabelecimento, além de contribuir para uma redução dos índices de turnover (rotatividade de funcionários). Mas, como realizar essa atividade de forma efetiva e que traga os ganhos apresentados?

Pensando nesse aspecto, elaboramos este material para que você confira algumas dicas úteis que podem ser implementadas no negócio. Continue a leitura e saiba mais!

1. Manter uma comunicação interna eficiente

Manter a comunicação interna alinhada contribui para trazer mais transparência para a sua equipe de funcionários. Entenda: suponhamos que o motel estabeleceu uma promoção específica para o Dia dos Namorados. É importante que toda a equipe esteja alinhada quanto às estratégias de seu negócio para que se sintam pertencidas àquele espaço e tenham na “ponta da língua” todo o projeto para tirar dúvida de qualquer cliente, seja presencial, seja por telefone ou redes sociais.

Para isso, faça uma reunião periódica apresentando algumas das ideias da gestão e alterações de processos (caso haja). O ideal é que seja feita, pelo menos, duas vezes ao mês. Não deixe de tirar todas as dúvidas que as pessoas venham a ter — uma vez que isso demonstra interesse com seus colaboradores.

Sistema para motel

2. Promova o engajamento de seus funcionários

Uma gestão de equipe eficaz está atenta com o engajamento dos funcionários. Para alcançar esse objetivo, não deixe de reconhecer sempre que uma pessoa se destacar em suas funções. Uma atitude simples e prática, como um mural trazendo os funcionários que melhor desempenharam suas funções, pode contribuir para que o time desempenhe melhor suas demandas e, consequentemente, contribua para os resultados do motel.

Além disso, faça atividades periódicas que permitam uma união de sua equipe. Festas de final de ano são um bom exemplo disso, bem como eventos em datas específicas — oferecer “mimos” para as funcionárias que são mamães no mês de maio, por exemplo.

3. Conte com a tecnologia como aliada

Por fim, é essencial que seu negócio conte com a tecnologia como aliada para gerenciar os colaboradores de forma eficaz.

Hoje, existem softwares pensados especificamente para a realidade de um motel, que contribui não apenas para a gestão de equipe, como também para a redução de custos do estabelecimento, para um controle de clientes — permitindo estratégias de marketing mais alinhadas —, além de disponibilizar relatórios para que a administração tenha ciência de todos os resultados, pontos positivos e o que pode ser aperfeiçoado.

Neste conteúdo, você pôde entender algumas dicas práticas para a gestão de equipe, além de entender como a tecnologia pode trabalhar como uma importante aliada nesse processo. Conforme vimos, essas práticas são importantes para garantir a satisfação de seus funcionários, além de ser também uma medida para reduzir custos do negócio — lembre-se de que contratar e demitir profissionais gera gastos para a empresa e pode impactar diretamente a saúde financeira do motel.

Além de todos esses pontos, o treinamento de funcionários também traz benefícios para a sua equipe. Se quiser se aprofundar no tema, continue no blog e boa leitura!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

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