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Gestão de manutenção: 3 dicas para implementar em seu motel

Gestão de manutenção: 3 dicas para implementar em seu motel

A gestão de manutenção é um dos pontos cruciais de um motel. Afinal, imagine a frustração que um cliente poderia ter ao se deparar com problemas nos equipamentos da suíte, durante a comemoração de uma data especial?

Isso pode impactar diretamente em questões importantes como fidelização do seu público, imagem da empresa no mercado, avaliações em espaços como Google Meu Negócio, entre outras.

Para evitar que isso aconteça no seu empreendimento e garantir uma boa experiência para os seus clientes, é importante seguir alguns passos essenciais. Acompanhe!

1. Levante as necessidades do motel

Um dos primeiros pontos que você deve avaliar é o que realmente faz parte das necessidades do seu motel. Muitas vezes, os gestores de manutenção utilizam planilhas e cronogramas padronizados, que não se encaixam bem nos processos específicos do seu negócio.

Por isso, o ideal é que você faça uma análise interna e levante todas as necessidades do seu estabelecimento em relação a esse quesito. Isso passa, até mesmo, por aspectos como analisar a trocas de lâmpadas, limpeza de filtros de ar-condicionado, entre outros.

2. Revise os fluxos de trabalho da gestão de manutenção

Além de identificar as necessidades materiais, outro ponto essencial é analisar como os processos são feitos internamente e verificar se eles estão alinhados com suas rotinas.

Para isso, é preciso olhar para três áreas críticas:

  • Pessoas: os envolvidos nos processos são realmente capacitados para isso? Os objetivos traçados estão sendo cumpridos e, de fato, são realistas e possíveis de serem alcançados?
  • Processos: você documenta quais são os processos de manutenção? Sabe qual foi a última vez que determinado item passou por alguma correção? Será que está chegando a hora de fazer a troca das suas máquinas?
  • Equipamentos e tecnologias: os recursos utilizados tanto nas suítes quanto nos processos (por exemplo, da cozinha) estão em boas condições? O que pode ser feito preventivamente para que eles não estraguem durante o uso?

Com isso, você consegue traçar um planejamento mais eficiente de manutenções e evitar que algum ponto fique descoberto.

3. Atualize os processos com uso de tecnologia

Outro aspecto importante é atualizar os processos com o uso de tecnologia que ajude, até mesmo, a controlar as manutenções preventivas. Por exemplo, será que as etapas de limpeza de filtros de ar-condicionado estão sendo feitas no momento adequado ou estão atrasadas?

Com a utilização de recursos tecnológicos, é possível acionar os profissionais responsáveis sempre que for necessário. Basta programar na ferramenta a periodicidade e o disparo será feito automaticamente.

Além disso, com o uso de uma ferramenta voltada para o setor moteleiro — como o caso do Sismotel —, é possível controlar os gastos, as suítes que estão indisponíveis devido à necessidade de reparos, entre outros pontos essenciais para um bom controle do seu negócio.

Você viu neste artigo algumas boas práticas que podem auxiliar em uma excelente gestão de manutenção em seu motel. Esperamos que, ao adotá-las, você consiga reduzir custos e encantar seu cliente com uma experiência diferenciada, incluindo, até mesmo, possibilidades de personalização.

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Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

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