• Home
  • Blog
  • A importância de um sistema de gestão de múltiplos estoques para motéis

A importância de um sistema de gestão de múltiplos estoques para motéis

Por que um sistema de gestão de múltiplos estoques é essencial para seu motel?

A correta administração do estoque é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, tornando-se ainda mais importante para os motéis que costumam trabalhar múltiplos estoques. Quando não recebe a atenção necessária, a área acaba enfrentando falha de comunicação, falta de conferência na entrada e saída de produtos e problemas na segurança e condições de armazenamento. Nesse cenário, contar com um sistema de gestão de múltiplos estoques é imprescindível para organizar os processos e evitar dores de cabeça.

Imagine que um casal procurou o seu motel para comemorar uma data especial. Para tanto, solicitou um tipo de bebida que o estabelecimento oferece no seu menu, mas o produto está em falta no momento. Esse inconveniente pode frustrar o casal e criar uma imagem negativa da empresa, fazendo com que ele não volte da próxima vez.

Com a adoção de uma ferramenta específica para as suas necessidades, você evita essa e outras situações que acarretam prejuízos financeiros. Quer saber mais? Nós conversamos com Fabrício Mozer, Consultor Comercial do Sismotel, e vamos apresentar, neste post, todas as informações e benefícios de um sistema de gestão de múltiplos estoques. Confira!

Quais são os estoques controlados em um motel?

Cada motel desempenha as suas atividades de uma forma. No entanto, é comum que a maioria deles trabalhe com, pelo menos, dois estoques diferentes. Vale ressaltar que o estoque do estabelecimento armazena todos os produtos que são vendidos diretamente aos clientes ou utilizados na prestação do serviço, como bebidas, comidas e até mesmo roupas de cama.

Todos esses produtos formam parte do capital de giro da empresa, já que a compra desses itens exige investimento financeiro e eles são indispensáveis para o bom funcionamento do negócio. Caso sejam administradas incorretamente, as mercadorias podem passar do prazo de validade, de modo que sejam descartadas, causando prejuízo. Além disso, a falta de controle eficiente também resulta na falta de produtos, o que compromete o atendimento ao público.

De acordo com Fabrício Mozer, fazer o controle de múltiplos estoques com a ferramenta apropriada é um ponto vital para a gestão de motéis. ‘’Essa prática viabiliza tanto o controle do estoque central quanto do almoxarifado — simultaneamente. Isso contribui para a organização diária do estoque, possibilitando o acompanhamento das atividades e informações relacionadas à gestão de forma integrada e centralizada”, completa.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a multiplicidade de estoques no motel não dificulta o controle dos itens. Inclusive, o uso de vários estoques é uma alternativa inteligente, haja vista que possibilita uma reposição rápida e automatizada no encerramento de cada turno.

Quais são os problemas causados pela falta de controle adequado dos múltiplos estoques?

Em algumas circunstâncias, um motel pode ficar com o estoque sem movimento. Isso pode acontecer devido a vários motivos, como a compra de um grande volume de mercadorias sem fazer previsão de saída, falha do fornecedor em decorrência da entrega dos produtos em prazos inadequados ou uma inesperada baixa demanda de clientes.

Para o Consultor Comercial do Sismotel, a principal causa de estoque parado é a falta de gestão. Os empreendimentos necessitam desse processo para manter o estoque com uma quantidade adequada de mercadorias, a fim de atender as demandas dos clientes. A manutenção de um estoque equilibrado requer planejamento e previsão, o que inclui a preparação para imprevistos.

Sem uma gestão apropriada, a tendência é que ocorram falhas na comunicação entre a equipe responsável pelo estoque e o time comercial — condição que desencadeia uma série de problemas, como informações erradas sobre como e em qual quantidade repor os produtos, a forma ideal de armazenamento e distribuição.

Quais são as principais práticas da gestão de estoque de motel?

A gestão de múltiplos estoques necessita de um conjunto de práticas, cuja finalidade é manter os processos dessa área sempre organizados e funcionais, assegurando um bom atendimento ao cliente. Veja quais são as principais práticas executadas pelo sistema de gestão de múltiplos estoques.

Definição de estoque mínimo e máximo

Basicamente, o sistema gera um indicador de compra quando o estoque de um determinado produto atinge o nível mínimo. Dessa maneira, você consegue ter um controle detalhado do volume de produtos, evitando a falta de mercadorias ou a realização da compra de itens desnecessários.

Tempo de produção dos produtos

Saber exatamente qual é o tempo de produção dos produtos é essencial para garantir a sua disponibilidade ao cliente. A partir do sistema de gestão, é possível registrar o tempo de produção de cada item utilizado no serviço do negócio, o que permite à equipe se preparar para gerir os pedidos de acordo com os prazos estabelecidos.

Movimentação do estoque

Essa função é extremamente importante no cadastro dos produtos, pois, caso não esteja habilitada, quando o produto for vendido ele não dará baixa no estoque. Com isso, você terá problemas na conferência, já que um item que já foi vendido continuará constando como presente no estoque.

Estorno do estoque após cancelamento

Se um produto foi solicitado, mas por alguma razão não foi utilizado, saiba que o sistema de gestão consegue fazer o estorno e retorná-lo para o estoque, aumentando a sua capacidade de gerenciamento. Assim, não há o risco de que um produto que foi cancelado, mas está ativo, fique faltando no estoque. Porém, esse recurso só ocorre em produtos não manipulados, como refeições por exemplo.

De modo geral, aplicar uma gestão eficiente é um aspecto indispensável para manter o seu estoque em dia, impedindo perdas e inconsistências. E, a partir de um sistema específico para as suas atividades, essa missão ganha muito mais eficiência, o que reflete tanto na produtividade da equipe quanto na satisfação do cliente.

Quais são as vantagens do sistema de gestão para o controle de múltiplos estoques de um motel?

O sistema de gestão para motéis tem um módulo específico para o controle de múltiplos estoques. Com ele, os membros da sua equipe alteram as informações sobre os produtos que entram e saem e acompanham os processos com apenas um clique, em poucos segundos. Aqueles que não contam com esse recurso precisam fazer a alimentação do sistema manualmente. Os dados são adicionados de forma individual, demandando muito mais tempo, além de o processo estar sujeito a erros.

‘’Sendo assim, o estabelecimento economiza tempo no processo de gestão de estoque. Sem falar que a funcionalidade também melhora a comunicação entre os colaboradores que lidam com o estoque e necessitam de dados precisos para executar as suas tarefas’’, afirma Fabrício Mozer.

Suponhamos que mais um funcionário é responsável por fazer a atualização dos dados do estoque, mantendo um colaborador de segunda a sexta e outro aos finais de semana. Nesse contexto, quem assume a função aos sábados e domingos não terá nenhum empecilho no seu trabalho, pois tem acesso a todas as informações do estoque, realizando um controle independente.

‘’Investir no controle de estoque no motel é essencial para garantir sua saúde financeira e o bom funcionamento dos serviços prestados. Fica evidente que o sistema especializado potencializa essa tarefa’’, ressalta o Consultor Comercial.

Quais são as funcionalidades do Sismotel que facilitam a gestão de estoque do seu motel?

Com a adoção de um sistema de gestão para motéis, o gestor consegue eliminar perdas desnecessárias e otimizar a realização dos seus processos. Em específico, por meio do Módulo Estoque, você tem total controle dos produtos e insumos de forma simples e segura. Saiba quais são as funcionalidades do sistema:

  • controle de múltiplos estoques;
  • reposição otimizada de turno, dispensando a necessidade de digitar todos os itens a serem repostos após o encerramento de turno;
  • relatório de reposição;
  • controle de validade de lotes de produtos adquiridos;
  • relatório de produtos vendidos;
  • análise de movimentação por Kardex;
  • inventário de estoque;
  • derivação de insumos para montagens de kits;
  • gerenciamento de produtos entre filiais;
  • relatório Curva ABC.

Todas essas funcionalidades foram desenvolvidas com foco nas necessidades dos motéis. Por isso, elas têm como objetivo reduzir custos, aumentar a praticidade e a produtividade, além de proporcionar segurança para o desenvolvimento das suas atividades. ‘’O Sismotel é um software que está em constante evolução para atender às novas demandas do mercado moteleiro’’, enfatiza Fabrício Mozer.

Em se tratando da gestão de múltiplos estoques, organização e eficiência são palavras-chave para o êxito da sua empresa. É justamente isso que o Sismotel oferece, pois disponibiliza ferramentas que automatizam tarefas rotineiras, permitindo que você tenha mais tempo para pensar na parte estratégica do seu negócio.

Quer resolver os problemas do seu estoque de uma vez por todas? Entre em contato com a equipe do Sismotel e entenda como podemos te ajudar!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

Quero enviar um depoimento