• Home
  • Blog
  • Gestão financeira do motel: como a tecnologia pode ajudar?

Gestão financeira do motel: como a tecnologia pode ajudar?

Gestão financeira do motel: como a tecnologia pode ajudar?

Com o objetivo de que o motel alcance o sucesso esperado, é importante oferecer um bom atendimento, estudar ações de marketing que se adaptem à realidade de seu público, além de buscar constantemente por inovação para surpreender os seus clientes. Porém, sem uma boa gestão financeira, nada disso será eficiente para melhorar os resultados do negócio.

Inclusive, hoje existem ferramentas específicas para motéis que contribuem para um melhor controle das finanças e um melhor entendimento das contas do estabelecimento. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você confira alguns tópicos importantes sobre o tema. Continue a leitura e saiba mais!

Erros da gestão financeira para o motel

É preciso entender que a saúde do caixa do motel está diretamente ligada a uma boa gestão financeira. Ter um bom faturamento não é sinônimo de que o seu estabelecimento está indo bem. Muitas vezes, um motel com alto faturamento está mais suscetível à crise do que um negócio de pequeno porte e faturamento mediano.

Se o gestor leva em conta apenas esse indicador, trata-se de uma gestão amadora, uma vez que não utiliza ferramentas específicas para analisar os resultados e entender mais sobre a rotina básica de um empreendimento, como o controle do fluxo de caixa.

Além disso, caso misture gastos pessoais com gastos da empresa pode colocar em risco a sobrevivência do negócio, pois quantias que deveriam ser destinadas para honrar com os compromissos do estabelecimento são destinadas para outras finalidades.

Boas práticas

Desse modo, é importante entendermos algumas das boas práticas para a gestão financeira do motel. Entre elas, destacamos:

  • implementar um fluxo de caixa bem-estruturado;
  • elaborar um plano de contas detalhado;
  • registrar todas as entradas e saídas do estabelecimento;
  • organizar documentos por data e categoria;
  • contar com um software específico para motéis;
  • acompanhar indicadores de resultado;
  • ter em mãos relatórios financeiros para diferentes análises.

Tecnologia como aliada da gestão financeira

Por que utilizar a tecnologia como uma importante aliada da gestão financeira? De acordo com Rômulo Simões, CEO da Microtecs, essa prática “facilita a gestão dos processos financeiros, fazendo com que o gestor tenha mais tempo para focar em soluções que visam enxugar custos e aumentar o faturamento do motel”, destaca.

Além disso, há a oportunidade de ter um controle maior sobre contas a pagar e a receber, bem como facilita a etapa de conciliação bancária — geralmente, essa atividade toma muito tempo do gestor por ficar consolidando manualmente extratos bancários com contas a pagar e a receber.

Nesse sentido, o uso da tecnologia contribui para realizar baixa automática das contas, evitando que o gestor tenha que realizar a baixa manual diariamente dos títulos a vencer, vencendo ou vencido. Uma ferramenta para essa finalidade ainda auxilia a fazer a gestão simplificada de cartões de crédito e de débito, bem como possibilita uma análise de todo o cenário financeiro do motel por meio de um dashboard, que oferece uma visão ampla para trabalhar com mais previsibilidade.

Sistema específico para motéis

No mercado, há muitas soluções de gestão financeira para empresas de diferentes nichos de atuação. Porém, o mais indicado é que você busque uma ferramenta que seja específica para motéis. Ela conta com as peculiaridades do segmento como um todo e não apenas de forma paliativa, como seria um software para o setor hoteleiro.

O que diferencia um do outro é a tratativa de receitas. No caso do hotel, é feita por diárias. No motel, por períodos. Também destaca-se as rotinas de segurança e de auditoria, que no motel é mais refinada devido à rotatividade mais alta das suítes. Nesse sentido, contar com uma ferramenta própria impede ações fraudulentas que ocasionariam sérios problemas ao caixa do estabelecimento.

Redução de custos do motel

Contar com uma boa gestão financeira é também estudar práticas que contribuem para a redução de custos do estabelecimento. Entre as ações que podem ser implementadas, destacamos especialmente sobre a importância de otimizar a contratação de recursos humanos. Ao estudar os diferentes setores do seu negócio, há a oportunidade de identificar quais deles podem contar com ferramentas que permitem o corte de gastos com pessoal em tarefas administrativas.

Também é importante otimizar os custos com marketing. Muitos moteleiros, por aturarem de forma “solo”, podem acabar gastando mais do que necessário. Por isso, ter uma pessoa que cuide especificamente dessa área permitirá definir ações mais efetivas e trazer mais lucratividade para o motel.

Recursos Sismotel

Por meio do módulo de gestão financeira do Sismotel, você terá acesso às seguintes funcionalidades:

  • dashboard que conta com os principais indicadores do estabelecimento, como ticket médio, taxa de ocupação, revpar e trevpar;
  • contas a pagar completo — agendamento de pagamentos e baixa automática, além das despesas recorrentes e parceladas;
  • controle bancário;
  • conciliação do cartão de crédito e débito;
  • oportunidade de analisar diversos relatórios e demonstrativos.

Nesse sentido, você terá acesso a todos os dados necessários para um controle efetivo do gerenciamento do motel, permitindo traçar ações proativas em vez de reativas no que se refere aos custos e ganhos do empreendimento.

Sistema para motel

Vantagens de ser cliente Sismotel

Ao ser cliente Sismotel, você tem a certeza de que o negócio está desfrutando de uma ferramenta dedicada e exclusiva para o setor moteleiro. O foco dos desenvolvedores é em buscar soluções que otimizem os processos do negócio, entendendo as dificuldades da gestão e propondo soluções para a rotina administrativa.

Implementação

E não se preocupe com a implementação! Após a etapa comercial, o time de suporte inicia um projeto para que o cliente tenha acesso a treinamentos e possa tirar dúvidas com a própria equipe Sismotel, de modo que o período inicial tenha uma experiência positiva e a equipe consiga desfrutar de todas as funcionalidades da ferramenta.

Neste conteúdo, você pôde entender sobre a importância da gestão financeira para motel, além de conferir dicas práticas para uma administração mais efetiva e entender como uma ferramenta auxiliaria nesse processo. Conforme mencionamos, é importante verificar no mercado alternativas que contribuem para os melhores resultados do negócio, possibilitando um diferencial competitivo e contribuindo para que o motel possa se destacar entre os concorrentes.

Se você ficou interessado em conferir um pouco mais sobre o software, entre em contato com a gente, converse com nossos profissionais e tire suas dúvidas!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

Quero enviar um depoimento