• Home
  • Blog
  • Hospitalidade em hotelaria: um novo diferencial de vendas para seu motel

Hospitalidade em hotelaria: um novo diferencial de vendas para seu motel

Hospitalidade em hotelaria: um novo diferencial de vendas para seu motel

Como você recebe as visitas na sua própria casa? Qual a melhor forma de receber clientes em um motel para que eles se sintam à vontade e confortáveis no seu estabelecimento? Qual a importância da hospitalidade em hotelaria?

Todos esses questionamentos se relacionam com o conceito de hospitalidade, que se refere ao ato de saber como receber pessoas, deixando-as à vontade no seu estabelecimento. Esse pode ser o diferencial que o seu motel precisava para aumentar os lucros e encantar os clientes.

Quer saber mais sobre o assunto? Então entenda as principais características da hospitalidade em um motel e como implementá-la no seu negócio!

Afinal, quais são as principais características da hospitalidade em um motel? 

O setor moteleiro tem uma série de particularidades. Afinal, os clientes valorizam a discrição e possibilidade de escapar da realidade da cidade e se divertir no estabelecimento. Diante disso, o que significa a hospitalidade em um motel?

Nesse setor, a hospitalidade está muito relacionada à capacidade de atender às demandas dos clientes de forma simples e rápida. Além disso, alguns mimos nas suítes podem ser a chave para tornar o seu motel um local no qual os clientes se sintam à vontade, como balas ou chocolates.

Por fim, o atendimento também está intimamente ligado à hospitalidade no seu motel. Isso significa que os seus colaboradores precisam estar sempre atentos e dispostos a ajudar os clientes. Além disso, é preciso desenvolver empatia e saber como se comunicar com os mais diversos perfis de pessoas que frequentam o seu estabelecimento, garantindo que eles se sintam confortáveis e bem atendidos.

Qual a importância da hospitalidade para o motel? 

Quando se fala no setor de hospedagens, como hotéis e motéis, a hospitalidade em motelaria deixa de ser apenas um conceito para se tornar um grande diferencial do negócio. Isso significa que você deve encantar os clientes não apenas com os serviços disponíveis, decoração criativa e infraestrutura surpreendente, mas também por meio do relacionamento entre os colaboradores e os clientes.

Lembre-se de que, quando se fala em hospitalidade, principalmente no setor moteleiro, cada detalhe pode se tornar um diferencial. Portanto, a forma como você atende os clientes quando eles entram no negócio, como são conduzidos até as suítes, mimos, e a forma como eles fecham as suas contas, podem ser, todos eles, pontos para o encantamento dos consumidores.

Como tornar o seu motel um ambiente hospitaleiro? 

E agora, como efetivamente tornar o seu motel hospitaleiro? Comece capacitando os colaboradores para lidar com os mais diversos públicos e serem sempre empáticos e cordiais. Também invista na eficiência e agilidade dos processos que ocorrem no motel. Afinal, hospitalidade não está apenas ligada à empatia, mas também ao atendimento das necessidades dos clientes.

A tecnologia pode ser a sua maior aliada nesse aspecto. Hospitalidade é sobre deixar os clientes confortáveis e à vontade, não é mesmo? Portanto, quanto mais eficiente e discreto forem os seus serviços, mais hospitaleiro é o seu motel.

Portanto, implemente a tecnologia como forma de viabilizar a entrada e saída dos clientes e a interação entre eles e os serviços e produtos oferecidos pelo motel. Em parceria com o Sismotel, o painel interativo Autonav possibilita que o cliente consulte o cardápio digital, realize pedidos, veja sua conta e controle todos os dispositivos eletrônicos da suíte através de uma tela de 7 polegadas ou até mesmo através do seu celular. Dessa forma, você pode ter certeza de que o seu cliente irá se sentir mais confortável e bem atendido no seu estabelecimento.

A hospitalidade é um conceito central em estabelecimentos que faz parte do setor moteleiro. Além de ser importante para o sucesso do negócio, essas práticas podem se tornar o grande diferencial do seu motel. Portanto, invista nessa questão agora mesmo!

Gostou do conteúdo? Então aproveite para receber assinar a nossa newsletter e começar a receber mais artigos diretamente no seu e-mail!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

Quero enviar um depoimento