Qual o impacto da LGPD no setor moteleiro?
Com o aumento do uso das plataformas digitais e dos dados disponíveis online pelas empresas, diversos países ao redor do mundo se viram diante de uma nova realidade, para a qual ainda não existia legislação. Assim, foram criadas leis para regulamentar o uso de dados e informações por parte das empresas, sendo que a legislação brasileira é a LGPD.
Essa é a sigla para Lei Geral de Proteção de Dados. Ela entrou em vigor no segundo semestre de 2020 e regulamenta a coleta, o uso e a análise de dados pessoais por parte das empresas. Com a entrada dessa legislação, diversas empresas precisaram se adaptar e o setor moteleiro não fica de fora dessa exigência.
Quer saber qual o impacto da LGPD no setor moteleiro e como se adaptar? Continue a leitura e descubra!
Entenda quais são os dados de atenção
Em primeiro lugar, é importante entender que o seu motel lida com diversos tipos de dados sensíveis. Há informações, por exemplo, a respeito de fornecedores e contas do estabelecimento. Também, há informações sobre funcionários e registro de clientes. Por fim, vale destacar que o motel também tem acesso a dados livres, por meio das suas redes sociais e análises estatísticas.
Assim, é importante que você entenda quais são os dados regulamentados pela LGPD. A lei se refere a informações pessoais de pessoas físicas, ou seja, seus clientes e funcionários. Contudo, apesar de não incluir os outros dados, todos devem ser tratados com o mesmo cuidado, para garantir a segurança da informação no seu estabelecimento.
Valorize a transparência
Um dos principais impactos da LGPD, tanto nos motéis quanto em outras empresas, é o fato de que, agora, a transparência em relação ao uso dos dados pessoais é uma exigência legal. Ou seja, um conceito que já era visto como uma boa prática é, agora, uma norma para todos os estabelecimentos.
Isso significa que você deve deixar clara a função da coleta de dados em relação aos seus clientes. Se você registra nome e informações pessoais de todas as pessoas que entram no seu motel, por exemplo, agora é exigido que você deixe claro o porquê do registro e o tipo de análise que será feita a partir disso. Portanto, para se adequar, revise os processos e deixe tudo claro para clientes e demais stakeholders do motel.
Peça autorização
Outra exigência da LGPD que impacta o setor moteleiro é a necessidade de autorização das pessoas na hora de fornecer os seus dados pessoais. Isso porque, muitas vezes, os clientes forneciam dados sem saber para que eram usados e, até mesmo, que tipo de informação era coletada e onde seria armazenada. A partir de agora, além de deixar isso claro, também é necessário que o cliente efetivamente autorize a coleta.
Portanto, crie um novo processo de registro de clientes e potenciais clientes para o seu motel. Inclua um momento no qual você explica o porquê da coleta de dados e pede a autorização. Além disso, vale destacar que o cliente deve ter consciência que pode solicitar o apagamento dos dados sempre que quiser, sendo livre para tomar essa decisão.
Como você pôde perceber, os impactos da LGPD chegaram até o setor moteleiro, exigindo que você entenda mais sobre essa legislação e se adapte a ela. Aproveite as nossas dicas e comece, agora mesmo, a fazer as mudanças necessárias para cuidar dos dados dos seus clientes!
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