4 principais indicadores de desempenho que você deve acompanhar
Você sabe o que são indicadores de desempenho? Nada mais é que um conjunto de ferramentas que ajudam você a avaliar a performance do seu negócio ao longo do tempo, gerando um histórico muito importante de dados. Por meio desses indicadores, é possível determinar o progresso do seu motel e o alcance dos seus objetivos estratégicos.
Como você pode observar, colocá-los em prática é fundamental para ter certeza de que a sua empresa está no caminho certo. Caso negativo, você poderá identificar gargalos que comprometem o alcance dos resultados esperados.
Para ajudar você, neste artigo listamos 4 indicadores de motel indispensáveis que você precisa colocar em prática quanto antes. Veja como cada um funciona!
1. Taxa de ocupação
A taxa de ocupação é um indicador de desempenho muito importante, uma vez que ele aponta os períodos de menor e maior ocupação do seu motel. Com esses dados em mãos, é possível criar estratégias eficientes para atrair mais clientes para o seu negócio, melhorando os resultados mesmo em períodos de baixa demanda.
Para calculá-la não tem segredo, você só precisa aplicar a seguinte fórmula:
Taxa de ocupação = locações / suítes disponíveis x 100
2. RevPAR
O RevPAR é o indicador que mostrará quanto você ganha por suíte do seu motel, considerando tanto as suítes disponíveis quanto as que foram ocupadas em determinado período. Ou seja, ele indicará quanto cada suíte gera de receita para o seu negócio.
Existem duas maneiras diferentes de calcular o RevPAR. Veja:
RevPAR = receita total / número de suítes
O segundo cálculo precisa considerar o resultado da taxa de ocupação e a diária média que é calculada pela receita total dividida pelo número de suítes ocupadas. Com o resultado dessas duas equações, você pode fazer o segundo cálculo do RevPar, que seria:
RevPAR = taxa de ocupação x diária média
3. TrevPAR
O TrevPAR é um indicador indispensável para avaliar os resultados do seu motel. Isso porque seu foco está na avaliação do total da sua receita — a qual foi gerada pelas suites locadas — e o espaço disponível. Vale destacar que ele considera não só a receita de locação gerada pelas suítes, mas também o consumo dos clientes nas mesmas. O cálculo é feito da seguinte forma:
TrevPAR = Total das receitas / número de suítes disponíveis
4. CAC
O CAC (Custo de Aquisição de Clientes) ajuda o seu motel a mensurar quais ações oferecem os melhores resultados para conquistar mais clientes. Ele é muito importante para identificar se os investimentos feitos dão resultados positivos ou não. Com o resultado, é possível mudar as estratégias de aquisição de clientes, se necessário for.
O cálculo é feito assim:
CAC = Investimentos feitos em marketing / total de novos clientes
É interessante que você acompanhe esses indicadores de desempenho do seu motel constantemente. Essas informações ajudam a identificar gargalos que impedem o bom desenvolvimento do seu negócio. Ao verificar onde erra, é possível criar ações mais eficazes para driblar a concorrência e conquistar mais espaço no mercado.
O Sismotel contempla todos os principais indicadores de desempenho através da plataforma web Sismotel Analytics. Conheça!
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