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4 principais indicadores de desempenho que você deve acompanhar

Indicadores de Desempenho em Motel

Você sabe o que são indicadores de desempenho? Nada mais é que um conjunto de ferramentas que ajudam você a avaliar a performance do seu negócio ao longo do tempo, gerando um histórico muito importante de dados. Por meio desses indicadores, é possível determinar o progresso do seu motel e o alcance dos seus objetivos estratégicos.

Como você pode observar, colocá-los em prática é fundamental para ter certeza de que a sua empresa está no caminho certo. Caso negativo, você poderá identificar gargalos que comprometem o alcance dos resultados esperados.

Para ajudar você, neste artigo listamos 4 indicadores de motel indispensáveis que você precisa colocar em prática quanto antes. Veja como cada um funciona!

1. Taxa de ocupação

A taxa de ocupação é um indicador de desempenho muito importante, uma vez que ele aponta os períodos de menor e maior ocupação do seu motel. Com esses dados em mãos, é possível criar estratégias eficientes para atrair mais clientes para o seu negócio, melhorando os resultados mesmo em períodos de baixa demanda.

Para calculá-la não tem segredo, você só precisa aplicar a seguinte fórmula:

Taxa de ocupação = locações / suítes disponíveis x 100

2. RevPAR

O RevPAR é o indicador que mostrará quanto você ganha por suíte do seu motel, considerando tanto as suítes disponíveis quanto as que foram ocupadas em determinado período. Ou seja, ele indicará quanto cada suíte gera de receita para o seu negócio.

Existem duas maneiras diferentes de calcular o RevPAR. Veja:

RevPAR = receita total / número de suítes

O segundo cálculo precisa considerar o resultado da taxa de ocupação e a diária média que é calculada pela receita total dividida pelo número de suítes ocupadas. Com o resultado dessas duas equações, você pode fazer o segundo cálculo do RevPar, que seria:

RevPAR = taxa de ocupação x diária média

3. TrevPAR

O TrevPAR é um indicador indispensável para avaliar os resultados do seu motel. Isso porque seu foco está na avaliação do total da sua receita — a qual foi gerada pelas suites locadas — e o espaço disponível. Vale destacar que ele considera não só a receita de locação gerada pelas suítes, mas também o consumo dos clientes nas mesmas. O cálculo é feito da seguinte forma:

TrevPAR = Total das receitas / número de suítes disponíveis

4. CAC

O CAC (Custo de Aquisição de Clientes) ajuda o seu motel a mensurar quais ações oferecem os melhores resultados para conquistar mais clientes. Ele é muito importante para identificar se os investimentos feitos dão resultados positivos ou não. Com o resultado, é possível mudar as estratégias de aquisição de clientes, se necessário for.

O cálculo é feito assim:

CAC = Investimentos feitos em marketing / total de novos clientes

É interessante que você acompanhe esses indicadores de desempenho do seu motel constantemente. Essas informações ajudam a identificar gargalos que impedem o bom desenvolvimento do seu negócio. Ao verificar onde erra, é possível criar ações mais eficazes para driblar a concorrência e conquistar mais espaço no mercado.

O Sismotel contempla todos os principais indicadores de desempenho através da plataforma web Sismotel Analytics. Conheça!

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Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

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