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Veja quais indicadores de satisfação do cliente são ideais para o seu motel

Veja quais indicadores de satisfação do cliente são ideais para o seu motel

Para identificar se sua empresa tem proporcionado um bom atendimento e deixado seus clientes contentes com o seu serviço, é necessário analisar alguns indicadores de satisfação de cliente. Eles são números e métricas que mensuram os padrões de qualidade da sua empresa e como está o relacionamento dela com os seus clientes.

Com essa análise será possível identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhorias em seu atendimento para garantir a máxima satisfação de seus clientes. A seguir, iremos apresentar 3 indicadores fáceis de serem implementados e apurados que você não pode deixar de acompanhar para realizar a gestão de seu motel.

Sistema para motel

Net Promoter Score (NPS)

O NPS é o indicador mais utilizado nas empresas. Todos nós já recebemos uma mensagem após realizar uma compra pedindo para atribuir uma nota de 0 a 10 sobre o quanto recomendaria a empresa para um amigo ou um familiar. É por meio dessa avaliação que o Net Promoter Score é calculado, mas para explicar sua métrica é necessário entender o conceito de detrator e promotor.

Os clientes que deram nota entre 0 e 6 são chamados detratores, e são aqueles que por algum motivo não tiveram uma boa experiência. Os que atribuíram as notas 7 ou 8 são os neutros, enquanto as notas 9 e 10 correspondem aos promotores, que indicariam sua empresa devido a uma boa satisfação. O NPS é calculado pela diferença entre a quantidade de clientes promotores e a quantidade de clientes detratores dividido pelo total de clientes que responderam à pesquisa.

O NPS é um número que pode variar ente -100 e 100. Se esse número for negativo, isso significa que sua empresa tem mais detratores que promotores, sendo necessário rever com urgência os seus processos de atendimento. Quanto mais próximo de 100, maior a frequência de clientes satisfeitos. Por isso, analise esses resultados e busque entender que motivos levam um cliente a ser detrator para implementar ações que aumentem a frequência de promotores.

Tempo Médio de Espera (TME)

Ninguém gosta de ficar esperando para ser atendido, por isso, é muito importante garantir o menor tempo de espera possível. Para isso, o indicador ideal é o TME, calculado pela soma do tempo de espera de todos os seus clientes dividido pela quantidade de clientes. Quando mais próximo de zero, mais satisfeitos eles ficarão.

Tempo Médio de Atendimento (TMA)

Além de desejar um atendimento rápido, ele também deve ser eficiente. O funcionário deve atendê-lo de maneira cordial, porém direta, buscando solucionar o problema de forma célere. Por isso, é importante também mensurar o Tempo Médio de Atendimento, o TMA. Ele é calculado somando o tempo total de atendimento dividido pela quantidade de atendimento realizado.

Quanto menor for esse indicador, mais ágil está seu atendimento e isso será refletido também nos indicadores acima. Com mais agilidade, você tem uma maior satisfação do cliente e quanto menos tempo durar o atendimento, mais atendimentos poderão ser realizados, diminuindo também o tempo de espera. Contudo, identifique o tempo de atendimento ideal para impedir que ele seja muito rápido a ponto de demonstrar falta de educação e desinteresse.

Os indicadores de satisfação do cliente são essenciais para medir os resultados de seu empreendimento. Fazendo o acompanhamento e interpretação adequada, você garantirá uma ótima experiência para seus clientes, e com isso, maior a chance de retorno e de indicação para amigos e familiares, aumentando a sua quantidade de clientes e, consequentemente, o seu faturamento.

Gostou dessas dicas? Aproveite para ler esse artigo sobre gestão de inovação e veja como ela pode ser implementada em seu motel.

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

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