• Home
  • Blog
  • Fique por dentro dos principais indicadores financeiros para motéis

Fique por dentro dos principais indicadores financeiros para motéis

Fique por dentro dos principais indicadores financeiros para motéis

Os indicadores financeiros são, basicamente, métricas que indicam como está a saúde financeira e os resultados do estabelecimento como um todo. Quando você os utiliza no seu motel, torna-se capaz de realizar um acompanhamento muito mais preciso da saúde do caixa e, a partir disso, de traçar planos de ação para alcançar os objetivos projetados ao longo do tempo.

No entanto, você sabe quais são os principais indicadores financeiros para motéis? Entende quais são as métricas-chave que precisam ser acompanhadas de perto para garantir a operabilidade bem-sucedida do estabelecimento? Se não, está na hora de descobrir!

Continue a leitura e entenda o que eles são e quais os principais a serem monitorados no seu motel! Vamos lá!

O que são e qual é a importância dos indicadores financeiros?

Os indicadores, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), são métricas capazes de revelar o desempenho de um negócio ao longo do tempo. Eles são extremamente importantes para que você entenda qual é a situação atual do estabelecimento e o quão próximo — ou não — você está dos seus objetivos estratégicos, sendo essenciais também para um acompanhamento preciso dos resultados.

Basicamente, trata-se de uma categoria de KPI utilizada, especificamente, para a mensuração dos processos financeiros do negócio. Eles permitem que você avalie o momento presente do empreendimento, identificando se há algum cenário de crise que se pode prever ou, ainda, se há uma tendência de crescimento sólida, que permita que o gestor pense em investimentos e em melhorias.

Dessa forma, acompanhar os indicadores financeiros é fundamental para qualquer negócio e, no setor moteleiro, a situação não seria diferente. Quando você monitora essas métricas, passa a ser capaz de ter uma visão global do faturamento e da lucratividade do motel ao longo do tempo, identificando tanto o crescimento quanto as necessidades de implementar mudanças.

Além disso, esse acompanhamento permite que você garanta a saúde financeira do motel em curto, médio e longo prazos. Afinal, torna-se viável identificar problemas antes mesmo de eles comprometerem o funcionamento do negócio e passa a ser possível encontrar soluções eficazes para eliminá-los. Como um plus, há que se falar que você consegue também calcular melhor a sua lucratividade e entender quais são os gargalos que precisam ser solucionados para potencializar os resultados financeiros do estabelecimento.

Quais são os principais indicadores financeiros para os motéis?

Agora é a hora de entender quais são os principais indicadores financeiros que você pode começar a monitorar no seu motel. Conheça um pouco sobre cada um deles!

Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

O Custo de Aquisição do Cliente (CAC) é um indicador que evidencia a relação entre o investimento realizado na atração de clientes — o que é representado pelo investimento em marketing que você realiza — e a quantidade de consumidores que efetivamente foram convertidos. Isso significa que ele representa o quanto você gastou para atrair cada um dos novos frequentadores do seu motel.

O cálculo desse indicador se dá pela fórmula:

CAC= investimento em marketing/número de novos clientes

Receita gerada por reserva (MCPB)

Esse indicador financeiro evidencia qual canal de vendas está trazendo os melhores resultados para o seu motel. Dessa forma, ele é calculado a partir dos seus custos para arcar com cada um deles e pelo número de reservas geradas. A partir disso, você é capaz de identificar aqueles que são mais rentáveis para o seu motel e aqueles que não estão gerando retorno suficiente.

A fórmula para calcular a receita gerada por reserva é:

MCPB = custo com o canal de vendas/número de reservas geradas pelo canal de vendas

Receita por acomodação disponível (RevPAR)

A receita por acomodação disponível mostra o quanto você recebe por suíte no motel. Esse indicador mostra a rentabilidade incluindo as suítes ocupadas e as não ocupadas, gerando uma métrica do quanto você ganha no geral.

O cálculo é feito desta forma:

RevPAR = receita total/número de suítes

Ticket médio

Esse indicador financeiro ajuda você a calcular o quanto cada um dos clientes gasta no seu motel, incluindo a hospedagem e consumo. Dessa forma, é possível calcular o quanto se recebe por cliente.

A fórmula para o cálculo de ticket médio é:

Ticket médio = receita total/número de clientes

Como o Sismotel pode ajudar no acompanhamento dessas métricas?

O Sismotel é um software de gestão desenvolvido especificamente para o setor moteleiro. Dessa forma, ele é capaz de auxiliar no acompanhamento de indicadores financeiros, mas também em diversas outras tarefas e atividades que você pode realizar no seu estabelecimento.

“Trabalhamos visando à satisfação total dos nossos clientes com o software. O fato de o Sismotel ter sido desenvolvido especificamente para o segmento moteleiro traz uma série de parametrizações que contempla motéis de pequeno, médio e grande porte”, explica Rômulo Simões, fundador da Microtecs Sistemas, desenvolvedora do Sismotel.

 

O Sismotel dispõe de um módulo específico para a análise de indicadores e de dados do seu negócio chamada de Sismotel Analytics. Nela, você é capaz de acessar todas as informações relacionadas ao motel, como taxa de ocupação, receitas, despesas, relatórios e gráficos. Dessa forma, você consegue acompanhar os resultados do empreendimento com simplicidade e eficiência.

Vale ressaltar que esse é um software que tem alta adaptabilidade, de modo que pode ser configurado de acordo com as necessidades e com o perfil do seu motel. Ele apresenta uma série de funcionalidades que podem ser personalizadas e esses parâmetros foram construídos a partir de anos de maturação e de experiência dos moteleiros que utilizam o Sismotel, tornando o software de fácil utilização, robusto e com um grande retorno sobre o investimento.

Neste post, você descobriu alguns dos principais indicadores financeiros que devem ser utilizados para mensurar os resultados do seu motel, entendeu a importância de utilizar tais métricas para a gestão do negócio e viu como o Sismotel pode ser um grande parceiro nesse aspecto. Portanto, aproveite as nossas dicas e comece agora mesmo a coletar e a analisar os dados financeiros do seu estabelecimento!

Quer saber mais sobre o Sismotel? Então, acesse o nosso site e conheça mais sobre as funcionalidades desse software!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

Quero enviar um depoimento