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Afinal, compensa fazer investimento em marketing?

Afinal, compensa fazer investimento em marketing?

Pagar contas, orientar funcionários, atender clientes, contratar fornecedores: tudo isso durante 24 horas ininterruptas. A rotina agitada do responsável por um negócio que nunca dorme já reserva muitas preocupações. Principalmente em tempos de crise, o cuidado com o aumento dos gastos deve ser uma regra. Nesse contexto, muitos proprietários acabam deixando de lado ou ignorando o investimento em marketing.

No artigo de hoje, vamos demonstrar que, quando realizadas por profissionais sérios, as ações para captação e fidelização de consumidores devem ser sempre consideradas pelo empreendedor. Continue a leitura e confira!

Entenda a função do marketing

Além da publicidade e das vendas, o marketing é a área que, a partir da identificação das necessidades e dos desejos do público-alvo, se ocupa em gerar valor para, assim, captar e encantar os clientes. Vamos usar como exemplo o ramo moteleiro. Muitos motéis adotam imagens fortes, de cunho obsceno para montar suas propagandas. Resumem, dessa forma, seu propósito: sexo.

Numa proposta de geração de valor, com a qual o marketing deve se preocupar, um motel tem muito mais a oferecer, deixando de ser um local onde as pessoas vão apenas para fazer sexo e tornando-se um ambiente agradável no qual o cliente usufrui de conforto e momentos especiais.

Dessa forma, para que o marketing seja realizado com sucesso, é preciso estar atento a tudo aquilo com o que o consumidor se depara, em relação ao negócio: desde a publicidade que irá atraí-lo para utilizar o serviço, passando pelo atendimento dos funcionários, pelo site e pelas redes sociais, até o ambiente em que será recebido e as tecnologias que serão oferecidas a ele.

Afinal, investimento em marketing compensa mesmo?

Agora que você já sabe quais são as preocupações e os objetivos do marketing, fica mais fácil compreender por que o investimento em marketing realmente compensa. O gestor deve buscar agências, profissionais ou freelancers com experiência e boa reputação no mercado para elaborar um plano de análise com ações específicas.

Nesse planejamento, o profissional deve apontar o segmento de clientes que serão alvo da ação e pontuar estratégias para captação e encantamento dos consumidores. O projeto deve conter objetivos e metas claros e ambiciosos, porém possíveis de serem atingidos.

É responsabilidade do proprietário do empreendimento acompanhar as métricas, a fim de que tudo saia conforme o planejado. Entre os resultados que podem ser medidos estão, por exemplo, o índice de satisfação do cliente e o faturamento mensal.

Não tenha medo da crise

Uma preocupação bastante comum e compreensível do empreendedor é o que fazer com o marketing em tempos de crise. Com a retração natural do mercado, é necessário reduzir as despesas e, normalmente, a publicidade e a comunicação encabeçam a lista de cortes.

Nessa hora, vale lembrar de uma frase de Philip Kotler, um dos maiores estudiosos do ramo de Administração do mundo: “Marketing é a arte de descobrir oportunidades, desenvolvê-las e lucrar com elas”. Ou seja: é durante a crise que a área de marketing deve demonstrar o seu valor.

Atualmente as empresas não precisam mais se restringir aos modelos tradicionais de publicidade. Com o crescimento das redes sociais, desenvolver uma estratégia online, com anúncios em mídias como o Google e o Facebook, permite ter controle total sobre o que é investido e sobre o retorno que se obtém.

A produção de conteúdo, com a criação de blogs e vídeos, por exemplo, também é uma alternativa que permite à empresa gerar autoridade em relação à área em que atua, captando a atenção e produzindo valor para seu mercado-alvo.

Esses são apenas alguns exemplos de como o marketing pode atuar para gerar valor, mesmo com a economia atravessando períodos de dificuldade.

Agora que você já sabe da importância do investimento em marketing, compartilhe este conteúdo, em suas redes sociais, para que seus amigos também tenham fiquem por dentro do assunto!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

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