Afinal, compensa fazer investimento em marketing?

Pagar contas, orientar funcionários, atender clientes, contratar fornecedores: tudo isso durante 24 horas ininterruptas. A rotina agitada do responsável por um negócio que nunca dorme já reserva muitas preocupações. Principalmente em tempos de crise, o cuidado com o aumento dos gastos deve ser uma regra. Nesse contexto, muitos proprietários acabam deixando de lado ou ignorando o investimento em marketing.
No artigo de hoje, vamos demonstrar que, quando realizadas por profissionais sérios, as ações para captação e fidelização de consumidores devem ser sempre consideradas pelo empreendedor. Continue a leitura e confira!
Entenda a função do marketing
Além da publicidade e das vendas, o marketing é a área que, a partir da identificação das necessidades e dos desejos do público-alvo, se ocupa em gerar valor para, assim, captar e encantar os clientes. Vamos usar como exemplo o ramo moteleiro. Muitos motéis adotam imagens fortes, de cunho obsceno para montar suas propagandas. Resumem, dessa forma, seu propósito: sexo.
Numa proposta de geração de valor, com a qual o marketing deve se preocupar, um motel tem muito mais a oferecer, deixando de ser um local onde as pessoas vão apenas para fazer sexo e tornando-se um ambiente agradável no qual o cliente usufrui de conforto e momentos especiais.
Dessa forma, para que o marketing seja realizado com sucesso, é preciso estar atento a tudo aquilo com o que o consumidor se depara, em relação ao negócio: desde a publicidade que irá atraí-lo para utilizar o serviço, passando pelo atendimento dos funcionários, pelo site e pelas redes sociais, até o ambiente em que será recebido e as tecnologias que serão oferecidas a ele.
Afinal, investimento em marketing compensa mesmo?
Agora que você já sabe quais são as preocupações e os objetivos do marketing, fica mais fácil compreender por que o investimento em marketing realmente compensa. O gestor deve buscar agências, profissionais ou freelancers com experiência e boa reputação no mercado para elaborar um plano de análise com ações específicas.
Nesse planejamento, o profissional deve apontar o segmento de clientes que serão alvo da ação e pontuar estratégias para captação e encantamento dos consumidores. O projeto deve conter objetivos e metas claros e ambiciosos, porém possíveis de serem atingidos.
É responsabilidade do proprietário do empreendimento acompanhar as métricas, a fim de que tudo saia conforme o planejado. Entre os resultados que podem ser medidos estão, por exemplo, o índice de satisfação do cliente e o faturamento mensal.
Não tenha medo da crise
Uma preocupação bastante comum e compreensível do empreendedor é o que fazer com o marketing em tempos de crise. Com a retração natural do mercado, é necessário reduzir as despesas e, normalmente, a publicidade e a comunicação encabeçam a lista de cortes.
Nessa hora, vale lembrar de uma frase de Philip Kotler, um dos maiores estudiosos do ramo de Administração do mundo: “Marketing é a arte de descobrir oportunidades, desenvolvê-las e lucrar com elas”. Ou seja: é durante a crise que a área de marketing deve demonstrar o seu valor.
Atualmente as empresas não precisam mais se restringir aos modelos tradicionais de publicidade. Com o crescimento das redes sociais, desenvolver uma estratégia online, com anúncios em mídias como o Google e o Facebook, permite ter controle total sobre o que é investido e sobre o retorno que se obtém.
A produção de conteúdo, com a criação de blogs e vídeos, por exemplo, também é uma alternativa que permite à empresa gerar autoridade em relação à área em que atua, captando a atenção e produzindo valor para seu mercado-alvo.
Esses são apenas alguns exemplos de como o marketing pode atuar para gerar valor, mesmo com a economia atravessando períodos de dificuldade.
Agora que você já sabe da importância do investimento em marketing, compartilhe este conteúdo, em suas redes sociais, para que seus amigos também tenham fiquem por dentro do assunto!