• Home
  • Blog
  • Lucratividade e rentabilidade em gestão de motéis: entenda as diferenças

Lucratividade e rentabilidade em gestão de motéis: entenda as diferenças

Lucratividade e rentabilidade em gestão de motéis: entenda as diferenças

Na hora de realizar a gestão do seu motel, você pode se deparar com uma série de termos e conceitos que nem sempre estão muito claros. Entender o que significa cada um deles, suas diferenças e formas de utilizar é essencial para garantir que você seja capaz de contar com uma gestão de excelência no seu negócio.

Entre esses conceitos, estão lucratividade e rentabilidade, os quais têm um papel central na gestão financeira do seu motel. Apesar de relacionados, eles têm diferenças entre si. Quer saber o que são e quais as diferenças eles? Então, leia e descubra!

O que é lucratividade?

A lucratividade é um conceito que se refere ao ganho total do seu motel, ou seja, ao lucro. Isso significa que ele é utilizado para calcular o quanto o seu motel ganhou em determinado período de tempo com um serviço ou produto vendido.

O que é rentabilidade?

A rentabilidade é um conceito que também se relaciona com o lucro do negócio, porém tem como foco uma operação específica. Isso significa que ele indica o quanto o seu motel ganhou a partir de determinado processo ou investimento.

Quais são as principais diferenças entre esses conceitos?

Ambos se referem aos ganhos do seu motel. Porém, a lucratividade indica o valor total do ganho do estabelecimento, sem destacar as operações responsáveis por esse valor. Ela mostra o percentual que o seu motel ganha para cada uma das vendas realizadas.

Portanto, você calcula a lucratividade, por exemplo, de um pernoite, ou seja, o percentual de lucro em relação aos custos que esse serviço gera para o motel. Também é possível calcular esse indicador de acordo com cada uma das vendas de produtos realizadas ou cada um dos seus serviços.

Já a rentabilidade está mais relacionada aos processos internos, operações e investimentos realizados no motel. Você pode calcular, por exemplo, quanto rendeu um investimento em marketing. Outra possibilidade é calcular a rentabilidade da utilização de determinado software de gestão e atendimento no motel.

Como calcular o indicador de lucratividade?

A fórmula utilizada para calcular a lucratividade de determinado serviço ou produto é:

Lucratividade = (lucro líquido / receita bruta) x 100

O lucro líquido é o resultado após a subtração de todas as despesas, ou seja, o que efetivamente você ganha com um serviço ou produto. Já a receita bruta é o quanto o motel recebeu dos clientes em determinado período de tempo.

Portanto, no caso do pernoite, você pode calcular qual o lucro que efetivamente sobrou para o motel após subtrair todas as despesas e custos do serviço. Depois desse processo, você deve dividir a quantia pela soma de todo o valor pago por pernoite pelos clientes em determinado período de tempo e multiplicar o resultado por 100.

Com isso, você terá um indicador de lucratividade em porcentagem. Se o resultado for, por exemplo, 33%, isso significa que o pernoite gera esse lucro a partir do valor investido para oferecer esse serviço.

Como aplicar a rentabilidade na gestão do seu motel?

A fórmula para o cálculo da rentabilidade é:

Rentabilidade = (lucro líquido / investimento) x 100

O investimento aqui se refere ao valor aplicado em determinado processo ou operação no motel. Portanto, no caso da implementação de um software, você consegue calcular a rentabilidade a partir da divisão do lucro líquido gerado por esse processo pelo valor total investido para que ele se concretize.

O cálculo da lucratividade e rentabilidade do seu motel são essenciais para uma gestão de qualidade. Existem softwares capazes de realizar esse tipo de cálculo automaticamente a partir de dados e informações sobre o seu negócio, gerando relatórios gerenciais completos. Investir nesse tipo de ferramenta pode ser importante para otimizar o cálculo de indicadores gerenciais no seu motel e ampliar a sua visão do negócio como um todo.

Gostou deste texto? Quer receber mais dicas de gestão para motéis e outras informações? Então assine nossa newsletter!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

Quero enviar um depoimento