Marketing de indicação: o que é e como aplicá-lo no seu motel?
O marketing de indicação é uma ferramenta essencial para aumentar seu número de clientes e, consequentemente, o seu faturamento. Isso porque a indicação gera confiança e faz com que seus potenciais clientes acreditem no seu produto ou serviço antes mesmo de prová-lo pessoalmente.
Para que essa estratégia possa ser colocada em prática naturalmente, você precisa oferecer aos seus clientes um atendimento exemplar focado na sua satisfação. Com isso, as chances de esses consumidores se tornarem promotores da sua marca aumentam.
A seguir, explicamos com mais detalhes o que é marketing de indicação, como ele funciona e como você pode colocá-lo em prática o quanto antes. Confira!
O que é e como funciona o marketing de indicação?
Também conhecido como referral marketing, o marketing de indicação é uma estratégia muito eficiente para melhorar a atração de clientes. Nesse caso, é o seu cliente que assume o papel de promotor da sua marca, espalhando a boa experiência que teve para seus amigos, colegas e familiares. Muitas vezes, ele usa até mesmo as redes sociais para indicar seu serviço/produto ― o que é ainda mais benéfico para o seu negócio.
Como colocar essa estratégia em prática?
Agora que você já sabe o que é marketing de indicação e como ele funciona, chegou a hora de aprender a colocá-lo em prática. Acompanhe!
Estabeleça as regras para as indicações
Estabelecer as regras para indicações é muito importante para deixar claro como tudo vai funcionar. Defina no seu planejamento as condições da sua campanha, a fim de evitar transtornos durante o processo de indicação.
Por exemplo, você pode criar um ranking dos clientes que mais indicam a sua empresa para outros consumidores e, assim, oferecer a eles premiações diferentes todos os meses. Definir as “regras do jogo” fará toda a diferença no sucesso da sua estratégia.
Defina as recompensas
A definição da recompensa é um ponto muito importante na sua estratégia de marketing de indicação, uma vez que ela é o principal incentivo para o aumento do número dos seus clientes. Esse benefício precisa ser atrativo tanto para quem indicar a sua empresa quanto para quem recebeu a indicação e se dirigiu até ela.
Para identificar qual é a recompensa ideal, você precisa levar em consideração as necessidades dos seus consumidores. Oferecer descontos exclusivos nos pernoites do seu motel, por exemplo, é uma maneira interessante de chamar a atenção do seu consumidor.
Avalie seus resultados
Como em qualquer outra campanha de marketing, os resultados do marketing de indicação também precisam ser monitorados e avaliados. Isso é importante para identificar possíveis gargalos que estejam comprometendo os seus resultados.
Dessa forma, é possível realizar os ajustes necessários para otimizar seus resultados e alcançar seus objetivos com mais facilidade. Além disso, você também consegue identificar maneiras mais eficientes de melhorar o seu engajamento.
Como você pode perceber, o marketing de indicação pode não só aumentar o número de clientes do seu motel, mas também ajuda a melhorar a fidelização de clientes, uma vez que eles serão valorizados por sua contribuição.
Por falar em avaliar seus resultados, é importante que você saiba usar os diferentes tipos de indicadores de desempenho. Neste artigo explicamos quais são eles e como diferenciá-los. Boa leitura!