O que é marketing de recomendação e como usar em seu motel
Investir em boas estratégias de marketing é essencial para melhorar os seus resultados. Elas ajudam a atrair a atenção do seu público-alvo e convencê-los de que o seu produto ou serviço é o que ele procura. O marketing de recomendação se faz indispensável nesse momento, uma vez que aproxima o seu motel do potencial cliente de maneira natural, sem intimidá-lo ou forçar algo.
Ao usar essa estratégia, você terá a chance de aumentar o seu faturamento e a fidelização dos seus clientes. Quer saber como colocá-la em prática? É isso que mostramos neste artigo!
Continue a leitura!
O que é marketing de recomendação?
O marketing de recomendação nada mais é que uma estratégia que visa que um cliente indique o seu negócio para outra pessoa — o famoso marketing boca a boca. Nesse caso, seus clientes promovem a sua marca sem cobrar nada por isso. No entanto, isso só é possível quando eles estiverem realmente satisfeitos com o seu produto ou serviço. Assim, passam a propagar o valor que o seu motel passou para eles.
Quais as vantagens dessa estratégia?
Ela é essencial porque as pessoas dão valor ao que as outras dizem a respeito das empresas que tiveram experiência. O marketing de recomendação passa credibilidade ao público-alvo e segurança para aqueles que nunca visitaram o seu motel. Além disso, essa estratégia não representa custos para a empresa, o que torna a opção ainda mais atrativa para o empreendedor.
Como colocar essa estratégia em prática no seu motel?
Se convenceu de que o marketing de recomendação é o que o seu negócio precisa para captar mais clientes? Então, veja os passos necessários para implementá-lo no seu motel.
Entenda seu público
Conhecer o seu público é essencial para definir estratégias certeiras que vão de encontro às necessidades dele. Sendo assim, considere os feedbacks de seus clientes — tanto os positivos quanto os negativos — e entenda o que eles apreciam e o que não recomendam. Entender os motivos que levam o seu cliente a não ter uma boa experiência em seu motel é essencial para traçar melhorias para esse cenário.
Invista em recomendação indireta
Outra opção interessante é incentivar os seus clientes, de maneira indireta, a recomendar o seu motel para os amigos. Nesse momento, é possível utilizar botões de compartilhamento orgânico ou CTAs (call to action) para estimular o seu público a compartilhar os serviços prestados em seu motel. O uso de brindes e descontos também são ótimas estratégias que podem ser usadas no marketing de recomendação.
Aposte na automatização dos processos
Quanto mais automatizados forem os processos de comunicação do seu motel, melhor será a satisfação dos seus clientes. Logo, a recomendação por parte deles aumentará. Disponibilize as informações de maneira simples e ágil e evite ao máximo a interação pessoal, uma vez que os clientes preferem privacidade nesses momentos.
Por fim, podemos afirmar que é necessário evoluir constantemente e fazer uso das inovações tecnológicas possíveis para melhorar a satisfação dos seus clientes e incentivar o marketing de recomendação no seu motel.
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