• Home
  • Blog
  • Como usar o marketing sazonal para atrair mais clientes

Como usar o marketing sazonal para atrair mais clientes

Como usar o marketing sazonal para atrair mais clientes

Entre as diversas estratégias existentes para aumentar as vendas e a captação de clientes, o marketing sazonal é uma das mais interessantes. A sazonalidade refere-se a algo temporário, ou seja, que ocorre em determinadas épocas ou períodos. Quando se trata do meio moteleiro, essa estratégia pode ser aplicada em várias datas e com ações diferentes.

É possível fazer campanhas de qualidade mesmo com poucos recursos. Veja, neste post, como criar estratégias para trazer resultados.

O que é marketing sazonal? 

O marketing sazonal tem como principal objetivo aumentar as vendas em determinada data ou período. As estratégias estarão voltadas a uma data ou evento específicos, focando na atração dos clientes até o seu produto ou serviço.

Há várias formas de aproveitar a sazonalidade e caberá analisar quais as melhores datas para o seu negócio, bem como verba disponível e tempo de planejamento para a campanha.

Esse tipo de estratégia pode ser dividido em:

  • datas comemorativas (dia dos namorados, dia do sexo);
  • estações do ano (produtos e serviços mais utilizados no verão ou no inverno);
  • dias da semana (dias específicos em que o número de procura aumenta, nos casos dos motéis a procura é maior aos finais de semana).

Para obter sucesso com essa estratégia é preciso realizar um trabalho individual para cada uma das datas. O mais recomendado é que no início do ano seja feito um grande planejamento, sinalizando as principais datas a serem trabalhadas. Depois, mês a mês, as ações devem ser trabalhadas com mais profundidade.

Realizar uma análise profunda e entender os hábitos do seu público pode ajudar a trazer clientes em épocas que, historicamente, sempre foram de baixas vendas.

Como utilizar essa estratégia para o seu motel? 

Elabore um planejamento

O planejamento é o primeiro passo para executar uma estratégia focada em vendas. Não basta anunciar em datas específicas só porque todos os outros concorrentes também anunciam. Se o seu público não tem ligação com a data, não vale a pena o investimento. Documentar as ideias, estratégias e ações ajudará a antecipar quais datas podem funcionar melhor e como elas serão divulgadas.

Datas importantes, como o dia dos namorados, não podem ser decididas no início de junho, por exemplo. Ações que impactam o público são pensadas com meses de antecedência e aprimoradas a cada momento, pois cada detalhe faz diferença.

Porém, uma empresa não deve ficar focada apenas nas datas fixas. Ao longo do ano, datas ou momentos especiais podem surgir devido a ações pontuais ou demandas da sociedade. Estar atento a isso para conseguir criar algo atrativo será um ponto positivo frente aos concorrentes.

Escolha as datas com maior afinidade ao seu negócio

Para que a campanha tenha bons resultados é preciso ser criterioso na escolha de cada data. Primeiro, analise a verba disponível para cada ação e centralize os esforços naquelas que, historicamente, dão maior retorno.

Tradicionalmente motéis já fazem ações para o dia dos namorados (12/06), mas deixam de lado datas como o dia do sexo (06/09) e o dia dos amantes (22/09), que também podem gerar um bom engajamento. Além desses, em 2018 a Copa do Mundo pode ser mais uma data a ser trabalhada. Por exemplo, cada gol do Brasil em um jogo pode representar 10% de desconto em uma suíte.

Crie uma ação de divulgação

Depois de elaborar um planejamento e escolher as datas é preciso pensar nas ações e canais de divulgação. Provavelmente, os concorrentes também estarão planejando ações, então se antecipe e analise os melhores canais para dialogar com a sua persona. Mediante os hábitos dela, você pode escolher canais de divulgação como o rádio, promoções em aplicativos ou estratégias no ambiente online.

É importante criar promoções e ações que realmente vão impactar o seu público como sorteios, programa de fidelidade ou grandes descontos, pois as pessoas já estão saturadas de descontos simbólicos e brindes bobos.

Gostou das nossas dicas de como trabalhar o marketing sazonal em seu motel? Aproveite e compartilhe este texto com os amigos nas redes sociais!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

Quero enviar um depoimento