Como usar o marketing sazonal para atrair mais clientes
Entre as diversas estratégias existentes para aumentar as vendas e a captação de clientes, o marketing sazonal é uma das mais interessantes. A sazonalidade refere-se a algo temporário, ou seja, que ocorre em determinadas épocas ou períodos. Quando se trata do meio moteleiro, essa estratégia pode ser aplicada em várias datas e com ações diferentes.
É possível fazer campanhas de qualidade mesmo com poucos recursos. Veja, neste post, como criar estratégias para trazer resultados.
O que é marketing sazonal?
O marketing sazonal tem como principal objetivo aumentar as vendas em determinada data ou período. As estratégias estarão voltadas a uma data ou evento específicos, focando na atração dos clientes até o seu produto ou serviço.
Há várias formas de aproveitar a sazonalidade e caberá analisar quais as melhores datas para o seu negócio, bem como verba disponível e tempo de planejamento para a campanha.
Esse tipo de estratégia pode ser dividido em:
- datas comemorativas (dia dos namorados, dia do sexo);
- estações do ano (produtos e serviços mais utilizados no verão ou no inverno);
- dias da semana (dias específicos em que o número de procura aumenta, nos casos dos motéis a procura é maior aos finais de semana).
Para obter sucesso com essa estratégia é preciso realizar um trabalho individual para cada uma das datas. O mais recomendado é que no início do ano seja feito um grande planejamento, sinalizando as principais datas a serem trabalhadas. Depois, mês a mês, as ações devem ser trabalhadas com mais profundidade.
Realizar uma análise profunda e entender os hábitos do seu público pode ajudar a trazer clientes em épocas que, historicamente, sempre foram de baixas vendas.
Como utilizar essa estratégia para o seu motel?
Elabore um planejamento
O planejamento é o primeiro passo para executar uma estratégia focada em vendas. Não basta anunciar em datas específicas só porque todos os outros concorrentes também anunciam. Se o seu público não tem ligação com a data, não vale a pena o investimento. Documentar as ideias, estratégias e ações ajudará a antecipar quais datas podem funcionar melhor e como elas serão divulgadas.
Datas importantes, como o dia dos namorados, não podem ser decididas no início de junho, por exemplo. Ações que impactam o público são pensadas com meses de antecedência e aprimoradas a cada momento, pois cada detalhe faz diferença.
Porém, uma empresa não deve ficar focada apenas nas datas fixas. Ao longo do ano, datas ou momentos especiais podem surgir devido a ações pontuais ou demandas da sociedade. Estar atento a isso para conseguir criar algo atrativo será um ponto positivo frente aos concorrentes.
Escolha as datas com maior afinidade ao seu negócio
Para que a campanha tenha bons resultados é preciso ser criterioso na escolha de cada data. Primeiro, analise a verba disponível para cada ação e centralize os esforços naquelas que, historicamente, dão maior retorno.
Tradicionalmente motéis já fazem ações para o dia dos namorados (12/06), mas deixam de lado datas como o dia do sexo (06/09) e o dia dos amantes (22/09), que também podem gerar um bom engajamento. Além desses, em 2018 a Copa do Mundo pode ser mais uma data a ser trabalhada. Por exemplo, cada gol do Brasil em um jogo pode representar 10% de desconto em uma suíte.
Crie uma ação de divulgação
Depois de elaborar um planejamento e escolher as datas é preciso pensar nas ações e canais de divulgação. Provavelmente, os concorrentes também estarão planejando ações, então se antecipe e analise os melhores canais para dialogar com a sua persona. Mediante os hábitos dela, você pode escolher canais de divulgação como o rádio, promoções em aplicativos ou estratégias no ambiente online.
É importante criar promoções e ações que realmente vão impactar o seu público como sorteios, programa de fidelidade ou grandes descontos, pois as pessoas já estão saturadas de descontos simbólicos e brindes bobos.
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