• Home
  • Blog
  • Módulo Analytics do Sismotel: Como melhorar a gestão de seu motel?

Módulo Analytics do Sismotel: Como melhorar a gestão de seu motel?

Módulo Analytics do Sismotel: Como melhorar a gestão de seu motel?

A motelaria, como outros ramos empresariais, possui suas especificidades de gestão — e é crucial que elas sejam levadas em consideração nas ferramentas administrativas. O Módulo Analytics do Sismotel foi desenvolvido especialmente para o setor e atende as demandas do gestor de um motel (ou rede de motéis), simplificando as tarefas de rotina e fornecendo análises de dados completas e personalizadas.

A informação é um instrumento essencial para um planejamento estratégico consistente e bem-sucedido. Com a conectividade e a capacidade de troca de dados em tempo real oferecidas pela internet, quando na posse de um software inteligente, o gestor pode estar virtualmente em todos os lugares onde sua presença é necessária e enxergar além dos números frios.

Conheça melhor o Módulo Analytics do Sismotel:

A importância de uma boa gestão em um motel

Para o consumidor, a gestão de um estabelecimento pode não ser um fator de grande relevância na sua experiência de compra — ou assim ele pensa. Em um ramo discreto como a motelaria, raramente haverá um contato direto entre cliente e gestor, mas seu bom trabalho se faz perceptível justamente pela organização do espaço, a orientação dos funcionários e a forma como tudo se encaixa — essa é a lógica da gestão invisível: fazer com que tudo pareça naturalmente fluido.

Quando ocorrem problemas, no entanto, a insatisfação do cliente não recai sobre os funcionários, mas sobre o estabelecimento, e a gerência é responsabilizada — e com razão. Nos modelos de competitividade atuais, uma empresa precisa de um atendimento mais que satisfatório para crescer: ela deve fazer as escolhas comerciais certas e surpreender o cliente com aquilo que ele realmente quer, mesmo que ele ainda não saiba o que é. Mas como fazer isso?

O que é o Módulo Analytics do Sismotel?

O Módulo Analytics é uma ferramenta online de controle e análise de dados desenvolvido especialmente para os motéis que optam pelo Sismotel. Ele reúne todas as informações relevantes para a gestão em uma única plataforma, com atualizações minuto a minuto e um design operacional que preza pela facilidade de visualizar e compreender os dados, agilizando a solução de problemas e dando segurança estatística para a tomada de decisões.

Como funciona o Módulo Analytics do Sismotel?

Utilizando login e senha, o gestor acessa sua conta na plataforma Sismotel e navega no Módulo Analytics. Já no dashboard (painel de controle), o administrador recebe informações gerais do fluxo de caixa no turno em questão e do acumulado do dia. A partir dessa tela inicial, o gestor pode navegar por diversas subcategorias. São elas:

Painel

Seção da plataforma que mostra as suítes em tempo real: quais estão ocupadas e quais estão vagas, assim como o tempo de estadia de cada cliente e o que foi consumido por ele. Pode diferenciar as suítes por categoria, numeração e entre estabelecimentos (no caso de redes de motéis).

Analytics

Função que dá nome ao módulo, a seção analytics é dividida em:

  • análise entre categorias (suítes com preços e serviços diferenciados);
  • análise entre motéis de uma mesma rede;
  • despesas a vencer;
  • comparação de receitas e despesas.

Todas as opções fornecem informações detalhadas, diferenciando a movimentação por hora, dia, semana, mês ou ano. O gestor pode colocar também um período personalizado, para fazer a análise de um feriado emendado, por exemplo. O que foi consumido, o horário de entrada e o tempo total de hospedagem também estão disponíveis. Os dados são disponibilizados em gráficos, deixando o entendimento mais fácil e intuitivo.

Relatórios

Aqui, o gestor pode acompanhar os relatórios de turno dos funcionários, o resumo de cada motel e os mapas semanais e mensais de calor, que mostram os momentos de melhor desempenho da empresa em categorias como entradas, valor de hospedagem e taxa de ocupação.

Opções

Além de funções administrativas da plataforma, como alteração de senha, nessa aba o gestor pode trabalhar descontos, cheques, averiguar pesquisas de satisfação e atualizar a lista de veículos bloqueados em seu estabelecimento.

Entenda como este software pode beneficiá-lo

Agora que você já conhece as funcionalidades do Módulo Analytics do Sismotel, vamos a algumas utilidades práticas:

  • de posse dos mapas de calor, você pode averiguar se as promoções e estratégias de marketing empregadas estão surtindo efeito — e reformular o que não está dando certo;
  • recebendo informações da média de ocupação por hora e dia, você pode organizar a escala de funcionários de modo a suprir melhor a sua demanda;
  • com as informações de ocupação em tempo real, você pode direcionar a equipe de limpeza para manter as suítes mais lucrativas e as mais procuradas sempre à disposição;
  • com uma lista de carros bloqueados atualizada e compartilhada com todos os motéis da rede, você evita que um cliente-problema retorne a mesma unidade ou que cause transtorno nas demais;
  • explorando o analytics, um gestor descobre as categorias, os horários, a época do mês e do ano em que seus lucros são maiores e pode fazer seu planejamento estratégico em cima de dados concretos, evitando achismos e impressões equivocadas;
  • a visualização do fluxo de caixa em tempo real permite que o gestor evite problemas financeiros na empresa e reduza seus gastos em momentos de crise. A reunião de despesas a pagar em um único local também evita o vencimento de prazos e complicações como multas, juros e corte no fornecimento de materiais e serviços;
  • os relatórios de turno podem ser relacionados as pesquisas de opinião, indicando funcionários que fazem um trabalho acima da média ou aquém das expectativas;
  • com a reunião de todas essas informações, novas estratégias de negócio podem ser testadas em muito menos tempo, fortalecendo o que funciona bem e descontinuando ou alterando o que não está dando resultado;
  • de posse dessa ferramenta, um gestor geral de uma rede de motéis alcança um nível de controle e entendimento de seu negócio acima da média, podendo agir de forma global ou local, de acordo com a necessidade. Fazendo uma boa análise, você pode descobrir padrões de sucesso em um estabelecimento e replicá-lo nos demais, ou descobrir as especificidades de cada um e montar estratégias individuais de crescimento.

Como você pode ver, a boa gestão na motelaria depende de acesso amplo aos dados da empresa e capacidade de controlar a logística de todo o sistema, o que só é realmente possível com a utilização de uma ferramenta inteligente e completa como o Módulo Analytics do Sismotel.

Se você está pronto para colocar essa tecnologia a serviço do seu negócio, entre em contato e prepare-se para vivenciar o futuro da gestão de motéis!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

Quero enviar um depoimento