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Como controlar a validade dos produtos em estoque do meu motel?

Como controlar a validade dos produtos em estoque do meu motel?

O controle de validade de produtos perecíveis é uma das responsabilidades de gestão de um motel. Para assegurar a melhor qualidade das refeições servidas no local, é muito importante garantir que nada passe do prazo de consumo recomendado.

Com um método de gestão de estoque eficiente, apoiado em ferramentas especializadas, é possível fazer o controle da validade dos produtos com facilidade e evitar que eles se tornem um problema para a empresa. Além do prejuízo, um alimento vencido pode prejudicar a saúde dos clientes e infligir as legislações sanitárias.

Neste artigo, vamos desvendar algumas técnicas e descobrir as melhores formas de evitar que a validade de produtos expire em motéis. Acompanhe!

Faça um levantamento inicial detalhado

Ao iniciar seu inventário, é preciso separar, por tipo, todas as mercadorias que estão no seu estoque. Conte tudo o que pode ser contado. Pese tudo o que precisa ser pesado. Atualize todas as quantidades e registre essas informações.

No entanto, após esse levantamento o inicial, o estoque não pode ser esquecido. De forma geral, os itens perecíveis precisam ser verificados diariamente quanto à qualidade. Itens não perecíveis devem ser contados uma ou duas vezes por semana.

Você deve sempre fazer isso quando estiver fechando e, de preferência, antes de abrir. É importante não adiar essa tarefa, pois, quanto mais você mantém seu estoque com dados regulares e confiáveis, menos desperdício ou desabastecimento você terá.

Reserve um local adequado para o seu estoque

Um dos maiores erros que os donos de motéis costuma cometer enquanto administram seus negócios é não prestar a devida atenção ao estoque de alimentos e bebidas — o que acaba resultando em custos mais altos.

Uma boa gestão de produtos perecíveis só é possível com um estoque organizado. Seu almoxarifado precisa ser arrumado, rotulado e limpo regularmente para evitar sujeira, cheiros ou aparecimento de insetos.

Seus produtos também devem ser organizados pelos itens mais vendidos e mais usados para aqueles menos importantes. O seu equipamento de cozinha também deve ser logicamente disposto para uso e devolução rápidas.

Faça o controle de validade de produtos na hora da compra

A maneira mais eficiente de evitar o vencimento de produtos perecíveis é comprando sempre o mínimo possível. Mas, ao mesmo tempo, é importante conhecer a demanda do público para evitar que um cliente peça algo que esteja em falta no cardápio. E, claro, comprar em grandes quantidades pode ser mais barato que adquirir poucas unidades.

Dessa forma, para comprar sem erros, é fundamental entender o giro histórico da empresa: as demandas por produtos costumam ser relativamente regulares ao longo do ano, com exceção de datas de maior movimento, como o Dia dos Namorados.

Além disso, é necessário conhecer os prazos de validade de cada item. Produtos mais perecíveis, como carnes e laticínios, por exemplo, precisam ser comprados com menor antecipação e devem considerar o giro histórico em um período mais curto.

Arroz, alimentos congelados e grãos são exemplos de produtos que duram mais tempo no estoque e, com isso, podem ser adquiridos em uma quantidade maior.

Para garantir a maximização da durabilidade, sempre confira a data de validade de cada lote dos produtos e veja se ela é o suficiente. Se existir outro lote com prazo de vencimento maior, opte por ele.

Gerencie o estoque com inteligência e ações práticas

Sempre que comprar um novo item, registre-o em algum mecanismo de controle de estoque. É possível fazer isso com lápis e papel em uma tabela feita à mão, mas naturalmente a solução mais inteligente é escolher um software especializado na área que integre compras, estoque e vendas em uma única ferramenta.

Outra dica importante é, quando registrar um produto perecível no estoque, destaque a data de validade de forma bem clara e visível.

Crie alertas automatizados para a proximidade dos prazos de vencimento e com isso não deixe que nada se perca no estoque. Se for avisado que, por exemplo, os cogumelos estão sobrando, faça um festival deles e ofereça descontos dos pratos que tenham a iguaria, para escoar o produto e evitar o desperdício.

Caso perceba que é impossível aproveitar o produto, ofereça-o antes do prazo de validade para colaboradores e, no caso de mais uma recusa, faça a doação dos itens.

No estoque em si, sempre deixe os produtos que estão mais perto da data de vencimento em locais mais visíveis. Se a cerveja estiver organizada em um freezer horizontal, por exemplo, deixe as unidades mais antigas na parte superior, para evitar que, por qualquer deslize, um produto vencido chegue ao cliente.

Examine as inevitáveis perdas de alimentos

Inevitavelmente, alguns alimentos em seu estoque podem estragar. Ainda assim, entender por que esses desperdícios acontecem é fundamental para ajudar a evitá-los. As perdas são aquelas deficiências atribuídas a erro humano, ou seja, a maior variável em uma cozinha de um motel.

As empresas gastam mais quando compram mais alimentos do que o necessário. Dessa forma, manter uma boa gestão do inventário alivia esses problemas estabelecendo um processo claro consistente e regular. Além disso, ajuda a eliminar perdas resultantes de negligência ou gastos excessivos.

Um último fator a ser examinado, por mais desagradável que seja, é a má-fé dos funcionários. É um fator e ocorre de várias maneiras, às vezes até de forma não intencional. O ambiente frenético de uma cozinha pode promover panelas esquecidas no fogão, funcionários comendo de graça no trabalho ou desperdícios no preparo do alimento.

Use softwares para gestão e automação do seu estoque

Em vez de calcular todo o seu estoque e colocar todas as dicas citadas em prática manualmente, você pode, como comentamos mais acima, investir em um software de gerenciamento automático de estoque de alimentos.

Um bom software pode automatizar ordens de compra, implementar rastreamento em lote, além de otimizar seu capital de giro para crescimento a longo prazo do seu motel.

Ele também é a ferramenta útil para obter muitos insights sobre como você pode estar perdendo dinheiro, identificando possíveis desperdícios. Com dados detalhados, é possível implementar estratégias e políticas para economizar dinheiro e aumentar sua receita, que é o objetivo final no gerenciamento de qualquer estoque.

Se você conseguir fazer um bom controle de validade de produtos do seu estoque, sua empresa aumentará seus lucros. Se você ignorá-lo, as consequências para o seu negócio podem ser terríveis.

E então, como está sendo feito o controle de validade de produtos no seu motel? Você gostaria de receber mais dicas de gestão para o seu estabelecimento? Siga nossos perfis nas redes sociais! Estamos no FacebookTwitterLinkedIn e Youtube.

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

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