Quais as vantagens de utilizar um sistema de gestão no meu motel?
Os benefícios de um sistema de gestão para o comércio em geral já são relativamente conhecidos. Centralizar informações, evitar retrabalho ao repetir tarefas e até prevenir perdas são algumas das soluções consagradas pelo controle automatizado via software.
Mas no setor moteleiro, com uma dinâmica própria de entrada e saída de clientes, as soluções precisam ser bastante específicas.
Isso porque, em um motel, tudo é muito mais rápido. Os profissionais que atuam no setor exigem um sistema que dê conta de uma série de tarefas simultâneas e de naturezas distintas.
Quer saber quais são as vantagens de utilizar um sistema de gestão no seu empreendimento? Então acompanhe o texto a seguir!
Sistema de gestão libera energia na hora certa
Um momento crucial para os profissionais do setor moteleiro é a entrada e/ou liberação de clientes. A automação é essencial para coordenar de forma eficaz esse processo, mas com um sistema de gestão que apoie eletronicamente, fica muito mais fácil saber qual a hora fazer a abertura do portão de entrada e de saída do motel, assim como o da garagem da suíte escolhida pelo cliente.
A maneira de tornar a liberação de saída menos trabalhosa e sujeita a fraudes está na integração com o controle de locação de quartos e suítes, de maneira que a energia elétrica é liberada somente mediante confirmação de pagamentos.
Assim, clientes só poderão ser liberados caso os respectivos pagamentos estejam confirmados, evitando que funcionários precisem fazer checagens manualmente.
Cobranças feitas de forma inteligente e descomplicada
As vantagens globais de se utilizar software de gerenciamento por si só já seriam atrativas o bastante para gestores do setor moteleiro. Mas no caso do sistema de gestão voltado para o controle do fluxo de clientes, os benefícios são percebidos pela precisão na hora de efetuar cobranças.
Como garantir que o período cobrado será o que realmente decorreu sem um sistema que controle as permanências com precisão de segundos? E a consumação, o que pode ser feito caso haja algum engano por parte do cliente, ou mesmo má fé?
Saber o que deve ser cobrado, preços e eventuais tarifas extras pode ficar a cargo de um sistema de gestão, aumentando inclusive a segurança contra erros por parte de funcionários.
Gestores podem ter acesso remoto às informações
Não é apenas evitando os sete pecados capitais na gestão de um motel que os equívocos podem ser evitados ou minimizados.
A realidade do setor, hoje, fez surgir o perfil de gestor multitarefa, ou seja, o dono ou gerente de motel que atua em diversas frentes de trabalho.
Considerando que não é mais possível que a pessoa responsável por tomar decisões importantes esteja full time no motel, é fundamental contar com o apoio da tecnologia.
Só assim será possível controlar remotamente as informações que circulam a todo instante, de maneira organizada e possibilitando ações efetivas caso haja alguma discrepância.
Otimização do tempo ao gerenciar fluxo de clientes
No setor moteleiro, a gestão do tempo é crucial para garantir o sucesso do estabelecimento.
É quase um contrassenso imaginar que é possível controlar sem uma ferramenta que unifique processos como os horários de entrada e saída de clientes, quais quartos estão vagos ou não e se os garçons foram ou não acionados depois de uma solicitação.
Portanto, contar com um sistema de gestão eficiente e que garanta a confiabilidade dos dados armazenados é o verdadeiro “pulo do gato” ao gerenciar as atividades de um motel.
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