Notícias

Recuperação da economia no Brasil: é o momento do moteleiro investir?

Nos últimos anos, o Brasil passou por um período de crise e instabilidade da economia. Muitos motéis sentiram o impacto, principalmente porque o país vinha de um período de crescimento.

Agora, que os números do PIB começam a crescer de novo, apesar de ser de uma forma tímida, muitos moteleiros se perguntam: é hora de começar a investir de novo? Qual o cenário esperado para os próximos anos? Se você também está com essa dúvida, é hora de ler este artigo!

Entenda agora o que dizem as principais pesquisas sobre a recuperação da economia no Brasil e se é o momento de investir na expansão do seu motel!

Como está a economia na atualidade

Desde 2014, o Brasil tem sentido os efeitos de uma das piores crises financeiras que o país já enfrentou. Segundo dados do IBGE, houve um crescimento modesto do PIB em 2014. Já em 2015, esse índice sofreu uma forte queda de 3,5% em comparação com o ano anterior, seguida por mais uma queda no ano seguinte, de 3,3%. Foi nesse momento que os efeitos da crise foram sentidos com mais intensidade pela população e pelos empreendedores.

Nos anos seguintes, o PIB registrou pequenos aumentos. Para se ter uma ideia, no seu ponto mais alto, em 2012, esse índice fechou em 2,6 trilhões de dólares. Após o leve crescimento pós-crise, em 2017, esse índice foi de pouco mais de 2 trilhões de dólares. Hoje, a economia mostra sinais de recuperação. Em 2018, o PIB fechou com um crescimento de 1,12% e a expectativa é de que esse crescimento se mantenha.

Previsões de recuperação da economia no Brasil para os próximos anos

Para a próxima década, a expectativa é que o país se recupere totalmente da crise dos últimos anos. Os sinais de melhora já são identificados e os mais otimistas já afirmam que, em 2022, a economia estará totalmente recuperada.

Apesar de ainda estarem um pouco cautelosos, os economistas já acreditam na recuperação. No terceiro trimestre de 2019, o crescimento do PIB já superou as expectativas. O setor de serviços, e isso inclui o segmento de motéis, é um dos principais responsáveis por esse crescimento.

Apesar do chamado otimismo moderado compartilhado pelos economistas, o fato é que o Brasil se recupera, dando indícios de um crescimento do PIB acima de 2% em 2020. Contudo, você sabe como isso impacta a sua realidade?

Impactos da recuperação da economia

Assim como os impactos da crise foram sentidos, os da recuperação também serão. Esse novo cenário atrai investimentos para o país e movimenta a economia. As pessoas passam a consumir mais, fazer mais compras, utilizar mais os serviços. Com isso, as empresas também se recuperam, retomando seus lucros.

Se é o momento de expandir? Não existe uma resposta única para essa pergunta. O cenário é positivo, indicando que os riscos são menores que há alguns anos. Moteleiros mais conservadores diriam para esperar um pouco mais até que a economia efetivamente se recupere. Entretanto, para quem gosta de correr riscos, esse pode ser o momento ideal para conquistar o mercado que surgirá com a recuperação econômica do país.

Como você pôde perceber, o cenário é positivo. Ainda não há certeza sobre a recuperação da economia no Brasil, mas tudo indica que estamos nesse caminho. Portanto, analise as contas do seu motel e seu perfil empreendedor antes de tomar a decisão sobre expandir ou não o seu negócio nesse momento.

Aproveite e deixe um comentário abaixo contando sua decisão, experiência ou, até mesmo, dúvidas sobre o assunto!

Contabilidade básica para motéis

Continue lendo →

20 anos Microtecs

 

No dia 27/11/2019, foi comemorado o aniversário de 20 anos da Microtecs. Toda a equipe reunida num clima de descontração e amizade!

“Há exatos 20 anos, iniciava-se a história da Microtecs. Na ocasião, eu atuava em todas as frentes da empresa: administrativo, comercial, desenvolvimento, treinamento, implantação e suporte… aff!! Era uma rotina cansativa, mas que hoje eu posso afirmar que valeu a pena.

No início a internet era precária, todo suporte era feito por telefone e na maioria das vezes ocorria visita técnica ao cliente, foram muitas horas em cima de uma moto visitando e atendendo clientes no setor de Restaurantes, Lojas, Oficinas Mecânicas e Administradoras de Condomínios em Guarapari e região. E para instalar e atualizar os softwares? A sim, essa é uma história a parte! Quantos disquetes de 3 ½” eu comprei… eram impressionantes 1.2mb de armazenamento. Quando surgiu o Zip drive com 100mb e em seguida o CD-ROM com 650mb as coisas começaram a ficar mais fáceis.

Em 2004, um amigo chamado Ricardo, ex-proprietário da Ricardo Informática e que atualmente trabalha como corretor de imóveis, me indicou para desenvolver um software de controle de entrada e saída de clientes em um motel na cidade de Guarapari. No início confesso que não demonstrei muito interesse, mesmo assim visitei o motel que na época chamava-se Motel Ibiza, tendo como proprietário Rondelson Dalprá, uma pessoa que, juntamente com o Áttila Barbosa proprietário do Recanto Motel, teve um papel crucial para o crescimento da Microtecs dentro do segmento e que embora não seja mais o proprietário do Motel Ibiza, agora Biz Motel, ainda possui vínculos comerciais conosco em outros empreendimentos.

Posso afirmar que o Motel Ibiza foi o divisor de águas na história da Microtecs. Após ele, as portas se abriram em diversos outros motéis no estado do ES e a cada implantação um novo desafio, novos conhecimentos, experiências e plantões (…risos..).

Com o passar do tempo, percebi o quão importante estava sendo os motéis na vida da Microtecs e chegava o momento de tomar algumas decisões estratégicas importantes, pois o DNA moteleiro estava nascendo dentro da empresa, uma paixão que mais tarde faria da Microtecs umas das principais empresas exclusivamente dedicada ao segmento moteleiro.

Ao longo dos anos, o Sismotel foi crescendo e se tornando referência. Até que em setembro de 2010 conseguimos romper as fronteiras do ES e fechamos o nosso primeiro contrato no estado do RJ, o Motel Dreams, lembro-me da emoção e euforia daquele momento. Na época um time já fazia parte da Microtecs, pessoas importantes que, mesmo alguns não fazendo mais parte da empresa, sempre serão lembrados. Hoje, estamos presentes em 23 estados do Brasil.

Tenho muito a agradecer, a Deus primeiramente por ter concedido a mim a sabedoria necessária para não desistir, aos meus pais, a minha esposa Viviane, que nos momentos mais críticos sempre esteve ao meu lado, o Ricardo ao qual tenho uma profunda gratidão, ao Rondelson e o Áttila por terem acreditado no potencial da Microtecs, a todos os nossos clientes parceiros e principalmente aos nossos colaboradores, que fizeram e fazem parte dessa história.”

 

Rômulo Simões

CEO Microtecs

27/11/2019

Continue lendo →
Faturamento de motéis: tire suas dúvidas aqui!

Após um ano economicamente complicado, 2019 chega renovando as esperanças, especialmente no que diz respeito ao faturamento de motéis. A economia em recessão tem expectativas de decolagem, o que vai refletir diretamente nos lucros do setor. Contudo, é preciso também entender as demandas atuais!

Continue lendo →
Quais são os hábitos que formam empreendedores de negócios e sucesso? Confira!

Ver empreendedores de sucesso trabalhando ou discursando é realmente inspirador. Esses empresários, quase sempre, passaram por várias fases e obstáculos em suas empresas e continuaram obstinadamente até atingir o sucesso. Frequentemente, vemos nesses empreendedores uma trajetória de atualização contínua e muita visão de futuro, de modo a garantirem o sucesso em longo prazo de seus negócios — e essa realidade também faz parte do segmento moteleiro.

Continue lendo →
  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

Quero enviar um depoimento