• Home
  • Blog
  • Conheça 4 novos meios de pagamento que já revolucionam o mercado

Conheça 4 novos meios de pagamento que já revolucionam o mercado

Conheça 4 novos meios de pagamento que já revolucionam o mercado

A tecnologia avança rapidamente e, com ela, diversos setores da economia modificam a forma como fazem seus processos e lidam com os clientes. Entre as inovações que ganham espaço na atualidade estão os novos meios de pagamento, que transformam a forma como o mercado lida com os clientes.

Contudo, você sabe quais são essas inovações e como elas podem ser incorporadas ao seu motel? Entende qual a importância de estar sempre atento às novas tendências e inovar no seu motel? Se não, está na hora de descobrir!

Neste post, você vai conhecer os novos meios de pagamento disponíveis e como os seus recursos agilizam e facilitam as relações de consumo.

Boa leitura!

Busca pela facilidade nos pagamentos

Para entender a necessidade de inovar nos novos meios de pagamento, pense um pouco sobre como você assiste filmes, pede comida ou escuta música na atualidade. Isso mudou radicalmente nos últimos anos, não é mesmo? Afinal, agora, as pessoas contam com serviços de streaming como Netflix, aplicativos de entrega de comida, Uber, Spotify, WhatsApp e Guia Go, Guia de Motéis e tantos outros exemplos de produtos ou serviços indispensáveis para os indivíduos da nova geração.

Quando se fala em meios de pagamento, a história não é diferente. Hoje, os consumidores valorizam a praticidade, a velocidade e a simplicidade na compra de produtos, serviços e demais operações. Ou seja, buscam métodos que finalizem uma transação financeira da maneira mais rápida e segura possível.

É desse jeito que as empresas ligadas ao ramo financeiro começaram a desenvolver novos meios de pagamento, buscando acessórios, aplicativos e outros meios simples, mas altamente inovadores e com uma eficiência muito grande. E as empresas dos mais diversos setores buscam incorporar essas inovações, como uma forma de atender às demandas e as necessidades dos consumidores da atualidade.

Novos meios de pagamento

Sabendo que a tecnologia é aliada aos novos meios de pagamento que já existem no mercado, vamos conferir alguns dos principais exemplos que podem ser encontrados.

Acompanhe!

1. Pulseiras

Um dos meios de pagamento que ganham espaço na atualidade são as pulseiras. Esse acessório consegue fazer pagamentos de forma ágil e segura, usando uma tecnologia sensorial, conhecida como NFC (Near Field Communication). Ou seja, basta aproximar a pulseira em um dos milhões de terminais de pagamento habilitados no país, como nas máquinas de cartão de crédito e débito. Assim, o valor será automaticamente transferido e debitado da sua conta.

2. Carteiras digitais

Outra grande inovação dos meios de pagamento é a existência da carteira digital no celular. Conhecidos como e-wallets, esses aplicativos armazenam dados bancários em um ambiente seguro e totalmente digital. Assim, basta transferir o dinheiro para a carteira e usar nas operações financeiras. Além disso, ela consegue organizar os cartões de crédito do usuário e podem fornecer um histórico das transações feitas.

3. Biometria

A tecnologia biométrica já existe no mercado como um meio de proteção de dados, principalmente por impressão digital. Entretanto, o que você ainda não sabe é que é possível fazer operações financeiras online usando a biometria. Assim, o usuário pode transferir dinheiro e fazer pagamento usando apenas a sua impressão digital. Além de oferecer praticidade e agilidade, essa tecnologia ainda garante mais segurança nas transações.

4. Reconhecimento facial

Outra inovação que promete ganhar espaço nos próximos anos é o reconhecimento facial. Inclusive, já existem bancos digitais oferecendo a forma de pagamento por selfie. Assim, uma simples foto do rosto é suficiente para confirmar um pagamento. Isso é possível porque o sistema lê os traços da pessoa e autoriza a transação.

5. PIX

Lançado em 2020 no Brasil, uma ferramenta que ganha grande espaço no mercado é o PIX. Ele é um meio de pagamento que permite a transferência instantânea de dinheiro, que cai na conta receptora em até 3 segundos. As grandes inovações do PIX são a agilidade da transferência e a facilidade. Afinal, desde o seu lançamento no país, diversos bancos incorporaram essa solução, permitindo que os seus usuários façam as transações rapidamente e sem nenhuma taxa adicional.

Além disso, o PIX ainda permite que você gere uma chave aleatória no valor desejado. Assim, basta enviar a chave para o cliente que ele conseguirá pagar a conta instantaneamente. A adesão a essa ferramenta foi tão grande que, menos de 2 anos após o seu lançamento, o número de transações de PIX já era quase o mesmo das com cartão de crédito. Em março de 2022, o PIX bateu novo recorde diário no Brasil, com quase 60 milhões de operações em um único dia.

Como incorporar os novos meios de pagamento no seu motel

Agora que você já sabe quais são os principais meios de pagamento que revolucionam o mercado, é hora de descobrir como incorporar essas modalidades no seu motel. Veja, agora, algumas das principais dicas práticas para implementar essas novidades:

  • entenda o seu cliente: converse com o consumidor e entenda quais são as necessidades e as preferências dele em relação ao pagamento;
  • identifique opções: analise a estrutura do funcionamento do seu motel e entenda quais são as possibilidades viáveis para o estabelecimento;
  • capacite os colaboradores: os funcionários precisam estar preparados para lidar com as novas formas de pagamento. Portanto, invista em capacitações e desenvolva as competências necessárias;
  • revise os seus processos: é essencial criar novos processos e procedimentos para incluir as formas de pagamento de maneira prática e segura;
  • invista em tecnologia: por fim, vale lembrar de que as novas formas de pagamento estão totalmente alinhadas às tecnologias digitais. Portanto, invista nessas soluções como aliadas para a realização dos pagamentos e, inclusive, controle dos processos.

É possível observar que a diversidade nos novos meios de pagamento garante cada vez mais comodidade e velocidade na compra de bens e serviços. No setor moteleiro, por exemplo, o pagamento pelo celular ou PIX já é uma realidade que gera benefícios para todos os envolvidos, incluindo clientes, colaboradores e o negócio como um todo. Então, aproveite as nossas dicas e comece, agora mesmo, a mudar a forma como você recebe o pagamento por parte dos seus clientes!

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Quer contar como isso é implementado no seu motel? Então, aproveite o espaço abaixo e deixe um comentário!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

Quero enviar um depoimento