• Home
  • Blog
  • O que é ESG e como o motel pode ganhar com essa prática?

O que é ESG e como o motel pode ganhar com essa prática?

O que é ESG e como o motel pode ganhar com essa prática

Em um cenário tão competitivo quanto o que estamos experimentando nos dias de hoje, qualquer medida ou ação que possa otimizar os processos internos e externos de uma empresa são muito bem-vindos, não é mesmo? Pensando nisso, resolvemos preparar um conteúdo explicando o que é ESG e como o motel pode ganhar com essa prática.

Trata-se de um conceito que está sendo aplicado em diversos segmentos e vem ajudando gestores na conquista de uma série de benefícios importantes, além de garantir a sintonia com boas normas empresariais e os melhores parâmetros de governança do mercado. Quer aprender mais sobre o tema? Então, continue sua leitura!

Afinal, o que é ESG e quais os seus pilares?

A sigla ESG deriva do inglês, juntando as iniciais de Environmental, Social e Governance. São os pilares do conceito, que reúne preocupações relevantes para as empresas dos dias de hoje e estão relacionadas com o ambiente, os aspectos sociais e de governança. No ramo de motéis, isso tem muitas aplicabilidades e pode proporcionar um belo diferencial competitivo.

Quando falamos da perspectiva ambiental, estamos voltados para questões de sustentabilidade e redução de impactos ao meio ambiente, uma demanda comum de boa parte dos clientes de hoje. Isso também está intimamente relacionado com a parte social, que inclui o posicionamento da organização com seus colaboradores, e a governança, que é referente, de forma geral, ao enfoque financeiro e contábil.

Quais as vantagens maiores do ESG?

Desenvolver uma mentalidade ESG na sua empresa é uma ótima ideia, que pode contribuir para aumentar a credibilidade, a reputação e os lucros ao final do mês. Cada letra ajuda a lidar com um aspecto e, quando eles são contemplados em conjunto, o resultado pode ser excepcional. Um benefício muito importante do conceito é melhorar a gestão de risco e trazer mais segurança operacional.

Além disso, é uma forma de abraçar ações de sustentabilidade e respeito à natureza, que são tão exigidas pela sociedade dos dias de hoje. Também promove mais engajamento dos colaboradores, que contarão com um melhor ambiente de trabalho, e melhora o desempenho financeiro, direcionando investimentos e reduzindo despesas desnecessárias.

Como aplicar o ESG no motel?

Se você chegou até aqui, é provável que esteja ansioso por aplicar o ESG em seu motel. Logicamente, existem muitas formas de fazer isso. Uma estratégia crucial é definir metas, como redução no consumo de água e energia, que devem ser explicadas para os funcionários e viabilizadas por meio da instalação de lâmpadas econômicas, bicos difusores de água, sensores de presença, etc.

Outro ponto é apostar no gerenciamento eficiente e correto do descarte de lixo e negociar com fornecedores, priorizando quem compartilha dos mesmos princípios. A equipe também deve ser valorizada, otimizando a governança por meio de ampla aderência aos direitos trabalhistas e à governança, com transparência financeira e contábil, além de práticas anticorrupção.

Como você pôde ver, implementar o conceito de ESG dentro do contexto dos motéis pode ser uma decisão muito positiva para a empresa, trazendo benefícios em curto, médio e longo prazos.

Gostou de aprender o que é ESG e como o motel pode ganhar com essa prática? Quer conferir mais conteúdos como este? Então, não deixe de seguir nosso perfil no Facebook!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

Quero enviar um depoimento