• Home
  • Blog
  • O que é ESG e como o motel pode ganhar com essa prática?

O que é ESG e como o motel pode ganhar com essa prática?

O que é ESG e como o motel pode ganhar com essa prática

Em um cenário tão competitivo quanto o que estamos experimentando nos dias de hoje, qualquer medida ou ação que possa otimizar os processos internos e externos de uma empresa são muito bem-vindos, não é mesmo? Pensando nisso, resolvemos preparar um conteúdo explicando o que é ESG e como o motel pode ganhar com essa prática.

Trata-se de um conceito que está sendo aplicado em diversos segmentos e vem ajudando gestores na conquista de uma série de benefícios importantes, além de garantir a sintonia com boas normas empresariais e os melhores parâmetros de governança do mercado. Quer aprender mais sobre o tema? Então, continue sua leitura!

Afinal, o que é ESG e quais os seus pilares?

A sigla ESG deriva do inglês, juntando as iniciais de Environmental, Social e Governance. São os pilares do conceito, que reúne preocupações relevantes para as empresas dos dias de hoje e estão relacionadas com o ambiente, os aspectos sociais e de governança. No ramo de motéis, isso tem muitas aplicabilidades e pode proporcionar um belo diferencial competitivo.

Quando falamos da perspectiva ambiental, estamos voltados para questões de sustentabilidade e redução de impactos ao meio ambiente, uma demanda comum de boa parte dos clientes de hoje. Isso também está intimamente relacionado com a parte social, que inclui o posicionamento da organização com seus colaboradores, e a governança, que é referente, de forma geral, ao enfoque financeiro e contábil.

Quais as vantagens maiores do ESG?

Desenvolver uma mentalidade ESG na sua empresa é uma ótima ideia, que pode contribuir para aumentar a credibilidade, a reputação e os lucros ao final do mês. Cada letra ajuda a lidar com um aspecto e, quando eles são contemplados em conjunto, o resultado pode ser excepcional. Um benefício muito importante do conceito é melhorar a gestão de risco e trazer mais segurança operacional.

Além disso, é uma forma de abraçar ações de sustentabilidade e respeito à natureza, que são tão exigidas pela sociedade dos dias de hoje. Também promove mais engajamento dos colaboradores, que contarão com um melhor ambiente de trabalho, e melhora o desempenho financeiro, direcionando investimentos e reduzindo despesas desnecessárias.

Como aplicar o ESG no motel?

Se você chegou até aqui, é provável que esteja ansioso por aplicar o ESG em seu motel. Logicamente, existem muitas formas de fazer isso. Uma estratégia crucial é definir metas, como redução no consumo de água e energia, que devem ser explicadas para os funcionários e viabilizadas por meio da instalação de lâmpadas econômicas, bicos difusores de água, sensores de presença, etc.

Outro ponto é apostar no gerenciamento eficiente e correto do descarte de lixo e negociar com fornecedores, priorizando quem compartilha dos mesmos princípios. A equipe também deve ser valorizada, otimizando a governança por meio de ampla aderência aos direitos trabalhistas e à governança, com transparência financeira e contábil, além de práticas anticorrupção.

Como você pôde ver, implementar o conceito de ESG dentro do contexto dos motéis pode ser uma decisão muito positiva para a empresa, trazendo benefícios em curto, médio e longo prazos.

Gostou de aprender o que é ESG e como o motel pode ganhar com essa prática? Quer conferir mais conteúdos como este? Então, não deixe de seguir nosso perfil no Facebook!

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

Quero enviar um depoimento