• Home
  • Blog
  • Como otimizar tempo com as obrigações fiscais do seu motel? Entenda!

Como otimizar tempo com as obrigações fiscais do seu motel? Entenda!

Como otimizar tempo com as obrigações fiscais do seu motel? Entenda!

Mesmo com toda dedicação ao seu negócio e o trabalho árduo, algumas tarefas acabam passando despercebidas. São contas a pagar, fornecedores para lidar e, claro, os clientes.

Você sabia que é possível facilitar a gestão do seu motel? Neste artigo, você vai aprender a melhorar a sua gestão fiscal e otimizar o tempo com as obrigações fiscais do motel! Vamos?

Quais são as principais obrigações fiscais do motel?

Assim como em qualquer outro negócio, o seu motel precisa pagar impostos e fornecer uma grande quantidade de comprovantes e declarações para o governo federal, estadual e municipal. Estes compromissos são chamados de obrigações fiscais.

As principais são relacionadas à emissão de notas fiscais, pagamento de tributos e obrigações acessórias. As notas fiscais que devem ser emitidas por motéis são as chamadas NSF-e (nota fiscal de serviços eletrônica).

Já os tributos dependem do regime tributário no qual o seu negócio se encaixa, incluindo PIS, COFINS, DAS, IPI, entre outros. Por outro lado, as chamadas obrigações acessórias consistem em declarações e documentos que devem ser enviados ao fisco com a finalidade de comprovar que o seu motel está em dia com as suas obrigações.

O não cumprimento de qualquer uma dessas obrigações fiscais pode gerar multas e até mesmo o fechamento do seu negócio. Portanto é essencial saber como otimizar o tempo com esses compromissos para garantir que o seu motel esteja em dia com a legislação brasileira.

Como otimizar o tempo com as obrigações fiscais do motel?

As obrigações fiscais envolvem a reunião de grande quantidade de documentação e informações sobre o seu motel, além de gerar relatórios e novos documentos que devem ser arquivados e organizados.

Todo esse processo pode fazer com que a sua equipe perca muito tempo com esses encargos em vez de investir o seu potencial produtivo em atividades que efetivamente gerem retorno para o seu negócio.

Algumas dicas simples podem te ajudar a otimizar esse processo e aumentar a produtividade da sua equipe. Descubra agora quais são elas!

Mantenha os documentos em ordem

O primeiro passo para otimizar o tempo com as obrigações fiscais do seu motel é criar um método de organização dos documentos e informações sobre o seu motel. Isso porque cada obrigação fiscal tem uma exigência e um prazo diferente.

Dessa forma, ao manter os seus documentos organizados, você consegue reunir as diversas informações exigidas de maneira mais rápida e eficiente. Com isso, você consegue cumprir os seus prazos e economiza tempo de trabalho da sua equipe.

Se mantenha atualizado

A legislação brasileira está em constante mudança. Além disso, todo negócio possui obrigações fiscais federais, estaduais e municipais. Por isso, para se manter em dia com o fisco é essencial se atualizar sobre as mudanças de cada uma dessas obrigações.

Padronize processos

Para otimizar o tempo com as obrigações fiscais do seu motel é essencial padronizar prazos e ações para a sua equipe. Defina os processos e diretrizes, assim como informações necessárias e pessoas envolvidas para cada uma das obrigações. E não deixe de colocar tudo isso em prática e acompanhar de perto a efetividade dos seus processos.

Invista em um software

Um software específico para gestão de motéis permite que você centralize as informações referentes ao seu negócio, assim como a sua documentação, de maneira segura e automatizada. Além disso, você consegue padronizar os seus processos e ter acesso a todas as informações referentes ao seu motel a qualquer momento e de qualquer lugar.

Dessa forma, você é capaz de cumprir com as suas obrigações de maneira simples e ágil. Além de melhorar a produtividade da sua equipe, você ganha segurança em relação às suas informações e praticidade na gestão fiscal do seu motel.

Portanto, otimizar o tempo com as obrigações fiscais do motel é essencial para manter sua equipe produtiva e evitar multas e prejuízos para o seu negócio. Siga nossas dicas e invista em um software de gestão para tornar esse processo cada vez melhor.

E não deixe de entrar em contato com a gente para conhecer o SISMOTEL, o software de gestão de motéis pioneiro no mercado!

 

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

Quero enviar um depoimento