• Home
  • Blog
  • Entenda quais são as obrigações fiscais de um motel

Entenda quais são as obrigações fiscais de um motel

Entenda quais são as obrigações fiscais de um motel

Toda empresa precisa prestar contas ao Fisco e a órgãos do governo municipal, estadual e federal. Ou seja, é necessário gerar documentos e enviá-los periodicamente, além de pagar uma série de impostos. Esse conjunto de atividades são as chamadas obrigações fiscais.

Apesar de todas as particularidades relacionados ao setor moteleiro, o seu estabelecimento é um negócio e também precisa cumprir com essas tarefas. Porém, você sabe exatamente quais são elas? Entende como otimizar esse processo e cumprir com as suas obrigações fiscais de forma ágil e eficiente? Se não, está na hora de descobrir!

Leia agora mesmo este artigo e entenda quais são as principais obrigações fiscais de um motel e como se adequar a elas. Aproveite e entenda também como um software pode ser o seu maior aliado nesse processo!

Quais são as obrigações fiscais de um motel?

As obrigações fiscais são exigências para que você se mantenha dentro da legislação. Elas variam dependendo do regime tributário escolhido por você e de acordo com o estado e cidade na qual o motel está instalado.

Porém, algumas são comuns a todos os motéis, como o pagamento de impostos. São eles o PIS, COFINS, DAS, entre outros que precisam ser emitidos e pagos pelo seu negócio.

Além disso, também é exigido que o motel emita notas fiscais. Antigamente, era emitido um cupom fiscal a partir do qual se calculava o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para ser pago ao governo.

Com a inovação tecnológica e esforço do governo para se adequar à nova realidade da sociedade e do mercado, foi lançada, em 2005, a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), documento fiscal totalmente digital e integrado aos órgãos governamentais. Ela é obrigatória para algumas atividades, como a exportação ou venda de produtos para consumidores de outros estados do Brasil. Porém, mesmo sem fazer parte do grupo de obrigatoriedade, todas as empresas podem adotar a NFC-e voluntariamente.

“Todos os nossos clientes já estão migrando para utilização da NFCE, que seria a nota de consumo e venda de produtos.”

Fabrício dos Santos – Consultor Comercial

Além da nota fiscal, alguns estados exigem também a emissão do serviço da hospedagem para os estabelecimentos do setor moteleiro. Ele consiste em uma nota emitida no site da prefeitura que indica que o serviço de hospedagem foi prestado no seu motel.

Como os empresários podem se adequar a cada obrigação fiscal?

Cumprir com as obrigações fiscais é essencial para manter o seu motel em funcionamento, garantindo que você está de acordo com a legislação. Caso contrário, você corre o risco de ter que pagar multas muito altas e, inclusive, ter que fechar o negócio até a regularização, o que compromete a saúde financeira e longevidade do seu motel como um todo.

Mas como se adequar a essas obrigações? Para isso, é importante que você comece estudando a legislação local e tipo de regime tributário no qual o seu motel se encaixa (simples nacional, lucro presumido ou lucro real). A partir desse entendimento, você é capaz de descobrir quais são os documentos e impostos aos quais o seu motel está sujeito.

Além disso, contar com um serviço de contabilidade de qualidade no seu motel também pode ser uma ótima estratégia. Dessa forma, você tem a consultoria de profissionais especializados no assunto para esclarecer qualquer dúvida e garantir que o seu motel cumpra com todas as obrigações fiscais.

Como um software pode ajudar nessa questão?

Mas, você já pensou que um software pode ser o maior aliado na hora de lidar com as obrigações ficais do seu motel? Se não, é hora de cogitar esse investimento!

Um software é capaz de integrar todas as informações relacionadas ao funcionamento do seu estabelecimento em um só lugar, garantindo que você acesse todos os dados necessários para o cumprimento das obrigações fiscais.

Além disso, existem softwares desenvolvidos especificamente para o setor moteleiro, incluindo uma área dedicada apenas à regulamentação tributária da sua empresa, como o SisMotel. Nele, toda a venda de produto e consumo da suíte é registrado diretamente no software, em tempo real. O sistema gera a NFC-e automaticamente, disponibilizando o arquivo de cada uma delas.

Além disso, um módulo fiscal também deve ser conectado aos órgãos do governo, garantindo o fluxo de informações necessário para o cumprimento das suas obrigações fiscais. Ou seja, quando você gera uma nota fiscal, não precisa acessar o site do SeFaz para registrá-la, uma vez que o software realiza essa tarefa de forma automática.

Além disso, também é possível emitir outros documentos e guias de pagamento por meio desse sistema, como a Nota Fiscal Paulista, para o estado de São Paulo, e os relacionados aos serviços de hospedagem para os estados que exigem essa obrigação (como o RPS e NFS-e).

Dessa forma, o software atua como um grande aliado por permitir que você cumpra com todas as obrigações em um só lugar e de forma automática, tendo tido resultados positivos em diversos estabelecimentos do setor moteleiro:

“Temos tido um respaldo muito positivo. Uma vez que ele já tem um sistema totalmente integrado ao Sismotel, nosso software para gestão de motel, ele tem toda essa facilidade.”

Fabrício dos Santos – Consultor Comercial

Assim, você evita erros, uma vez que não precisa realizar todas as atividades manualmente. Além disso, também otimiza a atividade fiscal do seu motel devido à integração das informações. Quando mais integrado é o software, menos retrabalho você possui e, com isso, é capaz de cumprir com as obrigações fiscais de forma ágil e eficiente.

Como você pode perceber, as obrigações fiscais são atividades essenciais para a manutenção das suas atividades dentro do que é exigido pela legislação. Porém, elas exigem que você adote estratégias específicas para se adequar, garantindo a eficiência na hora de cumprir com essas atividades. Uma ótima forma de fazer isso é contar com um software de gestão que possua um módulo fiscal automatizado e integrado.

Portanto, que tal conhecer o SisMotel agora mesmo? Entre em contato com a gente e descubra todas as funcionalidades que a nossa solução possui para o seu motel!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

Quero enviar um depoimento