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Ociosidade no trabalho: veja as consequências e como reduzir com tecnologia

Ociosidade no trabalho: veja as consequências e como reduzir com tecnologia

Fazer uma reflexão sobre o que é a relação de trabalho e, consequentemente, o que é a ociosidade no trabalho é fundamental para que os empregadores tomem estratégias eficientes na gestão do negócio. De forma básica, o colaborador vende as suas horas trabalhadas em troca de um salário. Assim, a ociosidade é benéfica para esse indivíduo, pois recebe o mesmo valor, trabalhando menos.

Essa análise precisa ser mais aprofundada por todos os empreendedores, sobretudo nos motéis, que abarcam grande movimento de clientes, requerendo as mais diversas demandas para os funcionários. A produtividade é interferida consideravelmente quando se tem um alto índice de ociosidade na empresa. Porém, a tecnologia pode ser grande aliada na solução desse problema.

Pensando nisso mostramos, neste post, as principais consequências, como medir o tempo de ociosidade dos funcionários de um motel e como esse tempo pode ser otimizado por meio da tecnologia. Acompanhe!

Quais as principais causas e consequências da ociosidade no trabalho dos motéis?

Quando o assunto é ociosidade no trabalho dos motéis, podemos destacar diversas causas possíveis, a maioria relacionada com a gestão e capacitação dos colaboradores. Vamos conferir os principais motivos pelos quais esse fenômeno ocorre nos motéis.

Inexistência de uma ferramenta que calcule o tempo das atividades

O controle dos dados de efetivação dos serviços prestados — como abertura, limpeza e vistoria de uma suíte — é fundamental para avaliar os resultados e traçar novas estratégias.

Falta de comunicação entre os colaboradores

Como consequência, não há o devido entendimento das tarefas que precisam ser executadas e das prioridades a serem entregues. Assim, os funcionários acabam ficando ociosos.

Carência de gerenciamento das tarefas

Ter uma coordenação das atividades que precisam ser realizadas é algo de extremo valor, pois dessa forma haverá maior organização do que deve ser feito, evitando assim possíveis impedimentos.

Necessidade de capacitação das equipes

Treinar o funcionário sempre será algo de suma importância pois, dessa forma, eles desenvolvem maiores habilidades que contribuirão significativamente para o desempenho de um bom trabalho.

Escassez de reuniões

O encontro entre empregadores e colaboradores com regularidade é sempre importante. Por meio das reuniões é possível alinhar as etapas de trabalho, os prazos, as prioridades, ouvir o que os funcionários têm a dizer e, assim, criar um ambiente com maior potencial produtivo.

Como é possível observar, os pretextos que fazem com que a ociosidade aconteça são imensamente prejudiciais para a produtividade, reduzindo drasticamente a qualidade dos serviços prestados e gerando atrasos na entrega de demandas.

Um trabalho mal executado — como a defeituosa limpeza nas suítes, atraso na entrega de refeições e demora na liberação dos clientes — afasta a possibilidade de captação e fidelização de novos usuários.

Um motel bem-sucedido é caracterizado pelo elevado número de suítes ocupadas diariamente e pela avaliação positiva que os consumidores dão para o empreendimento. Quando se tem ampla ociosidade dos colaboradores, o nível do motel cai notadamente, o que interfere no balanço financeiro positivo ao final de um mês.

Como reduzir a ociosidade no trabalho do motel?

Uma das formas de reduzir a ociosidade no trabalho de um motel é compreender a origem desse fenômeno, conforme destacamos. Além do mais, existem outras estratégias que podem ser tomadas pelos empregadores, a fim de eliminar esse problema. Veja!

Dar mais feedbacks

Quando o empregador identificar um problema qualquer, sobretudo a ociosidade, o feedback precisa ser levado em consideração. Ou seja, é fundamental dialogar com a equipe de colaboradores constantemente e apresentar os impasses relacionados à falta de produtividade e eficiência.

Diante disso, é viável exibir sugestões de aperfeiçoamento e novas atitudes a serem tomadas no ambiente de trabalho, se preocupando sempre com a forma de abordagem nesses assuntos. Com uma boa proposta de melhorias, os colaboradores ficam mais engajados em evoluir o serviço exercido.

Segundo estudo da Top Employers Institute, o feedback é uma das melhores formas de medir o desempenho dos funcionários de uma empresa.

Simplificar o trabalho

Motéis e outros negócios que têm complexas rotinas de protocolos e operações podem ser um obstáculo para os funcionários. É claro que essa prática tem o objetivo de organizar a forma como o trabalho é realizado, mas a burocracia em excesso torna a rotina dos profissionais maçante.

A solução para esse problema é simplificar algumas formalidades diárias, terceirizar atividades acessórias e ter equipes menores e mais eficientes. De acordo com a Deloitte, a simplificação do trabalho pode aumentar a produtividade das empresas e diminuir o ócio.

Utilizar a tecnologia

Já mencionamos que o controle dos dados de um motel — como o número de suítes utilizadas, situação do estoque e análise de desempenho dos funcionários — é fundamental para o sucesso do negócio. Dessa forma, já existem softwares no mercado que auxiliam nesse processo.

A tecnologia permite que seja contabilizado o tempo que seu funcionário gastou para realização de uma determinada demanda. Dessa forma, é possível saber se houve algum desvio no desenrolar de sua atividade que ocasionou essa ociosidade. Junto a isso, a automação se mostra uma grande aliada na resolução desse tipo de problema.

Como a tecnologia e automação podem ajudar?

Softwares de gestão e automação de motéis que se destacam no mercado apresentam ferramentas que auxiliam na prevenção da ociosidade de camareiras, por exemplo. Dentre essas aplicações incluem-se os denominados relatórios de “Análise de Desempenho” e “Análise de Produtividade”, que trazem dados relevantes sobre o tempo que foi gasto durante a higienização das suítes.

A partir disso, é indicado o tempo médio despendido para a execução da tarefa, bem como os colaboradores que excederam esse prazo. Esses resultados são perfeitos para identificar a ociosidade.

A inovação de Automação Elétrica das Suítes é um componente relevante para o aumento de produtividade dos funcionários. Essa ferramenta desliga o ar-condicionado, TV e sistema de som da suíte quando o status de limpeza é ativado. Assim, a camareira não se dispersa durante o serviço e o tempo de execução diminui.

Outra ferramenta eficaz é o aplicativo de Vistoria de Suítes, desenvolvido pelo Sismotel. Com ele é possível que o empregador avalie os principais itens (banheiro, cama, piso etc.) ao final da limpeza de uma suíte, aplicando notas de 0 a 3 para as camareiras. A partir disso, a pontuação pode ser convertida em bonificação para os colaboradores, gerando uma motivação no combate à ociosidade e melhoria na qualidade do serviço.

Portanto, é possível concluir que existem diversas ferramentas e estratégias atualmente, especialmente com o uso de software de gestão e automação, que auxiliam na redução drástica do nível de ociosidade no trabalho dentro dos motéis. Esse fenômeno é prejudicial para o negócio e a inovação se apresenta como solução a esse problema.

Se você curtiu o nosso post e quer se informar mais sobre o assunto, conheça o novo Smart-In G2, uma inovadora ferramenta capaz de reduzir custos e dar mais autonomia para o funcionamento de motéis!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

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