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Conheça os 4 Ps do marketing e como gerenciá-los no motel

Se você procura por maneiras de agregar valor ao seu motel diante da percepção do público, já deve ter notado que o caminho mais direto para alcançar esse objetivo é investir em publicidade, correto? Dado o contexto, a estratégia dos 4Ps do marketing é um dos melhores sistemas para estabelecer a posição de uma marca em seu nicho de atuação no mercado.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue acompanhando a leitura deste artigo que preparamos especialmente para você, que pretende aumentar a visibilidade do seu motel e se destacar da concorrência por meio de estratégias de marketing inovadoras.

O que são os 4Ps do marketing?

Antes de mais nada, é importante esclarecer o que significa esse conceito. Pois bem, cada P representa um aspecto diferente que integra a jornada de compra de um consumidor, sendo eles:

  • produto;
  • preço;
  • praça;
  • promoção.

O equilíbrio entre cada pilar dessa estratégia é o que aumenta as probabilidades de que você conquiste e fidelize seu público. É por isso que também conhecemos o sistema como Composto ou Mix de Marketing.

Produto

Não se trata exclusivamente do produto físico em si, mas de todas as características que a empresa oferece por meio dele. O produto, na verdade, é a maneira da empresa entender e definir quais atributos ela pode oferecer para solucionar uma necessidade do mercado.

Preço

Representa mais que o valor cobrado pela solução oferecida. O que queremos dizer é que, no contexto dessa estratégia de marketing, esse pilar indica quanto a empresa pode cobrar pelos produtos ou serviços, com base na forma como ela está posicionada no mercado e como o público a vê.

Praça

Esse nome causa um pouco de confusão para algumas pessoas, pelo fato de sua tradução literal não fazer tanto sentido quanto o termo original “Placement“, que consiste na colocação da marca no nicho que ela atua no mercado.

Praça é o pilar responsável pelos meios nos quais o consumidor chega até uma marca. Isto é, seus canais de distribuição, venda e promoção, que podem envolver desde mídias físicas até as mais diversas mídias digitais (redes sociais, blogs, site, plataformas de motelaria etc).

Promoção

Dentro do contexto dos 4Ps do marketing, esse pilar tem a finalidade de promover uma marca e as soluções que ela oferece por meio da mensagem, tom de comunicação e canais corretos, de acordo com o perfil do público-alvo. Dessa forma, de uma empresa desconhecida, você transforma seu negócio em uma solução com potencial para as necessidades e desejos do consumidor.

Contabilidade básica para motéis

Como os 4Ps do marketing podem ser aplicados na realidade de um motel?

Agora que você já tem uma noção mais específica sobre o que são os 4Ps do marketing, mostraremos com alguns exemplos práticos como o sistema pode ser gerenciado na realidade de um motel.

Produto

Como já foi abordado, produto representa o que a empresa oferece ao consumidor, seja um bem, seja um serviço. A finalidade do produto é satisfazer uma determinada necessidade de uma classe de clientes.

No setor de motelaria, o produto é a hospedagem e toda a experiência que ela envolve no período que os clientes permanecem no estabelecimento. Ou seja, as características são intangíveis, porém, deve-se focar em questões que transmitam ótimos momentos aos hóspedes, como:

  • infraestrutura do motel;
  • identidade visual da fachada e do interior do estabelecimento;
  • limpeza e organização das suítes;
  • qualidade dos produtos oferecidos;
  • serviços diferenciados (decoração temática e outros).

Preço

Nesse contexto, refere-se não somente ao valor que você cobra pelo período ou pernoite do motel, mas deve envolver o que o “produto” abrange para que tenha valor agregado. Isto é, para cobrar um valor alto e ter mais lucratividade, é preciso que seu motel corresponda às expectativas dos clientes. Do mesmo modo, para que você tenha capital de giro suficiente para garantir uma ótima estrutura e serviços diferenciados, precisa cobrar um valor que condiga com a realidade.

Dito isso, é preciso entender que esse pilar dos 4Ps do marketing envolve a gestão financeira do estabelecimento, já que somente com uma boa circulação de dinheiro será possível garantir que fornecedores e funcionários sejam pagos. Além de permitir que a empresa cresça e, é claro, você obtenha lucro.

Praça

No contexto da comunicação digital que vivemos, praça refere-se aos meios pelos quais os clientes podem chegar até seu motel, ou seja, os canais de publicidade e venda. Atualmente, as redes sociais têm sido consideradas ótimas formas de promover serviços de motelaria. Já que além de atingirem facilmente o público-alvo, permitem que campanhas personalizadas sejam feitas com bastante eficiência.

Além disso, existem plataformas de divulgação e reservas, como o conhecido Guia de Motéis, nas quais é possível oferecer descontos, promoções e ofertas imperdíveis para atrair a atenção dos clientes e se destacar dos concorrentes.

Promoção

Por fim, mas não menos importante, a promoção do motel é a maneira como o estabelecimento é ofertado ao seu público. Diferentemente do que foi dito no tópico anterior, não são os brindes, descontos ou ofertas especiais, mas sim das estratégias de divulgação utilizadas para promover a marca.

É nessa etapa que entra toda a publicidade da empresa, e vale lembrar de que esse é um universo de possibilidades. Para desenvolver esse P corretamente, é muito importante que os três Ps anteriores estejam bem definidos.

Para criar campanhas mais eficientes e direcionar seus esforços na direção correta, procure fazer alguns questionamentos, como:

  • Onde você encontra o público-alvo do seu motel?
  • Quais formas você utiliza para promover o motel?
  • As redes sociais são utilizadas apenas para divulgação ou também servem como canais de contato com os clientes?
  • Quais mídias e em qual frequência são usadas?
  • Você tem um calendário de estratégias sazonais estabelecido para aumentar as vendas de serviços e promoções?
  • Como a concorrência realiza sua publicidade?
  • De que forma as ações de seus concorrentes impactam em seu estabelecimento?

Qual a importância dos 4ps do marketing para conquistar e fidelizar clientes de um motel?

Antes de finalizar o post, vale destacar o fato de que uma aplicação prática dos 4ps do marketing na área de motelaria pode contribuir diretamente com os resultados do negócio. O fato desse sistema ajudar nas estratégias de publicidade permite que os gestores saibam não apenas como vender mais, mas também a melhor maneira de otimizar a conquista e manutenção de seus clientes.

Isto é, a questão não é por que algumas empresas vendem mais, mas sim por que algumas são tão mais caras? Estamos nos referindo a agregar valor à marca e, consequentemente, ao produto diante da perspectiva do público-alvo. Dessa forma, concluímos o quão importante são os 4Ps do marketing para o setor de motelaria.

Gostou das informações que abordamos neste post? Então, não deixe de conferir também o nosso artigo sobre as melhores estratégias de marketing digital para o seu motel!

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Curva ABC Estoque Motel

A curva ABC, também conhecida como Diagrama de Pareto, é uma metodologia de gestão de estoque amplamente utilizada por negócios em diversas áreas. Ela propõe que você classifique os produtos disponíveis no seu estoque em três categorias, de acordo com o nível de importância estratégica que cada um deles possui. As categorias são:

  • classe A: produtos mais importantes, ou seja, que geram mais lucro para o seu negócio;
  • classe B: produtos de nível intermediário, com demanda relativamente alta mas que não geram tanto lucro para o motel;
  • classe C: produtos de menor relevância que precisam ser mantidos no estoque, mas não possuem grande saída ou participação no lucro total do estabelecimento.

Qual a importância da curva ABC para a gestão de estoque de motel?

Você já deve ter percebido que existem diversos métodos que podem ser utilizados para realizar a gestão de estoque no seu motel. Cada um deles oferece benefícios diferentes, porém a curva ABC representa um diferencial nesse aspecto, sendo capaz de evidenciar se o mix de produtos oferecidos no cardápio do seu motel está gerando valor para o negócio.

Isso porque, em uma metodologia tradicional, você é capaz de contabilizar a quantidade de cada um dos produtos que foram vendidos ao longo de um período. Porém, ele não indica a lucratividade de cada um deles e o quanto eles são capazes de agregar valor para o negócio.

Já a curva ABC é capaz de fazer isso. Ela mostra os produtos que oferecem, na prática, uma lucratividade maior em relação ao faturamento do negócio. Com isso, ela embasa a tomada de decisão em relação a quais mercadorias você deve manter em estoque. Pode ser, por exemplo, que o motel venda maior quantidade de um produto X, que oferece uma lucratividade menor, deixando de lado um produto Y, cuja margem de lucro é muito maior e que pode dar menos trabalho em mantê-lo no estoque.

Como funciona a curva ABC na prática?

Na prática, a curva ABC de estoque funciona da seguinte forma: você cria um relatório ou planilha que indique a quantidade de cada um dos produtos que vendeu nos últimos meses, seguido do valor unitário e total de cada um. A partir disso, você deve calcular qual o percentual de participação de cada um deles no seu faturamento.

Os produtos com maior participação nas vendas devem compor o primeiro grupo, chamado de classe A. Geralmente, esses produtos são os que, somados, representam 80% do seu faturamento. Portanto, se você perceber que os itens de café da manhã e as bebidas alcoólicas, juntos, representam a maior parte do seu faturamento total, eles devem ser os produtos da classe A.

A partir disso, é necessário fazer o mesmo para alocar os itens do estoque na classe B e C da sua curva. O segundo grupo deve representar, aproximadamente, 15% do faturamento, enquanto o terceiro se aproxima de 5% do total.

Como o Sismotel auxilia na criação da curva ABC do seu estoque?

O Sismotel é um software de gestão criado especificamente para o setor moteleiro. Ele possui uma série de funcionalidades que podem otimizar os processos internos do seu motel e, até mesmo, melhorar diretamente o atendimento aos seus clientes.

Um dos módulos do Sismotel é a gestão de estoque. Nele, você é capaz de analisar a Curva ABC de Estoque do seu motel de forma automática, por meio da emissão de um relatório baseado nas vendas do seu estabelecimento. Tudo isso é feito em um layout bastante amigável, fácil de ser analisado por ter todas as informações organizadas de forma visual, clara e simples.

Essa funcionalidade está disponível com atualizações em tempo real na aba “Gerencial” do seu software. Ele também pode ser acessado de qualquer lugar, por meio da plataforma Web Sismotel Analytics ou através pelo App Sismotel Analytics disponível para Android e iOS.

Quais são os outros diferenciais do Sismotel na gestão de estoque?

Além da curva ABC, o Sismotel ainda oferece uma série de outras funcionalidades que podem ser grandes aliadas na gestão de estoque do seu estabelecimento. São elas:

  • controle de múltiplos estoques: você é capaz de controlar diversos estoques em um só lugar, mesmo que eles estejam alocados em locais diferentes;
  • reposição otimizada: no momento de encerrar o turno de trabalho, o software permite que você realize a reposição de mercadorias no sistema sem a necessidade de digitação de todos os itens vendidos a serem repostos;
  • kardex: permite que você analise a movimentação das mercadorias no seu estoque utilizando a metodologia mais famosa nesse sentido;
  • inventário: você é capaz de acessar o inventário de todos os produtos disponíveis em estoque no seu motel a qualquer momento;
  • montagem de kits: o Sismotel permite que você derive os produtos em estoque para montar kits padronizados ou personalizados para os seus clientes;
  • gerenciamento entre filiais: você ainda é capaz de gerenciar um estoque entre as filiais do seu motel, caso possua mais de um estabelecimento na mesma rede.

Contar com uma metodologia de gestão de estoque eficiente e que potencialize o faturamento do seu motel é essencial para o sucesso do estabelecimento. A curva ABC de estoque é uma das melhores metodologias nesse aspecto, oferecendo diferenciais em comparação com os outros métodos. O software Sismotel pode ser seu maior aliado, oferecendo uma forma simples e dinâmica de criar e gerenciar a sua curva ABC.

Portanto, entre em contato com a gente agora mesmo e conheça todas as funcionalidades do Sismotel!

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Desinfecção e esterilização quais são as diferenças

Quando o assunto é desinfecção e esterilização, muitas pessoas confundem os dois processos por não saberem que, embora os termos sejam parecidos e tenham a ver com o ato de higienizar, existem grandes diferenças entre eles.

No contexto da gestão de um motel, que é um tipo de estabelecimento que necessita de procedimentos de higienização rigorosos para garantir a segurança de seus clientes e evitar problemas com a vigilância sanitária, é fundamental entender precisamente sobre o assunto.

Pensando nisso, elaboramos este post com uma série de informações importantes que você precisa saber sobre desinfecção e esterilização, como são realizadas e por que são tão necessárias para um motel. Confira agora!

Quais as diferenças entre desinfecção e esterilização?

Os cuidados com a limpeza dos objetos do motel, como lençóis, camas, colchões, banheiros e tudo mais que há nos cômodos, são essenciais para evitar contaminações e problemas sérios com a legislação. Por isso, a desinfecção e esterilização são processos fundamentais que devem ser realizados rigorosamente no estabelecimento. Entretanto, será que você conhece a diferença entre cada um?

Desinfecção

É um procedimento de higienização capaz de eliminar uma grande parcela dos microrganismos presentes nos objetos e superfícies, se comparado a uma limpeza comum. Os principais elementos utilizados para realizá-la são o álcool e o cloro, em especial por conta da toxidade dos vírus e bactérias.

A desinfecção é recomendada em ambientes e objetos nos quais ocorre maior acúmulo de bactérias, como vasos sanitários, pias de cozinha, toalhas de banho, lençóis, entre outros.

Esterilização

Sem dúvida, muito mais eficiente e completa para eliminar microrganismos, a esterilização pode ser realizada por diferentes métodos. Um deles é por meio da alta temperatura (lavagem a seco), no qual é preciso que o tempo de exposição ao calor seja maior para que se alcance o objetivo.

Esse tipo de higienização também é comumente realizada em hospitais e salões de beleza, ou seja, ambientes que exigem uma limpeza de materiais que terão contato direto com a pele das pessoas.

Em um motel, é altamente indicado pelo fato de eliminar todas as formas de vida — fungos, esporos, vírus e bactérias — presentes nos objetos dos cômodos e itens utilizados para preparar as refeições servidas aos hóspedes.

Como os procedimentos devem ser realizados?

Para evitar quaisquer problemas com a vigilância sanitária, é imprescindível que os processos de desinfecção e esterilização sejam realizados com o acompanhamento de um especialista que indicará a maneira correta sobre os índices de tempo e temperatura para uma limpeza segura.

Por exemplo, objetos e superfícies que não têm problemas com umidade, a esterilização a vapor poder ser feita, pois é uma forma barata e eficiente para higienizar diversos tipos de materiais que se encontram em um motel.

Por que é importante saber realizar esses processos na higienização de um motel?

Porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é altamente rigorosa com a qualidade da higiene no setor de motelaria. Para que você tenha uma ideia, a própria agência fornece um documento orientando os gestores desse tipo de estabelecimento sobre como os processos de desinfecção e esterilização devem ser realizados para eliminar vírus e bactérias e, é claro, problemas com a legislação sejam evitados.

As informações abordadas neste conteúdo foram úteis para você? Então, provavelmente você se interessará também por nosso artigo com os pontos mais importantes sobre legislação de motel!

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Gerindo reservas em motéis

Já aconteceu de o seu cliente chegar até o motel e ter que esperar para conseguir uma suíte devido à lotação? Ou, talvez, até tenha uma suíte disponível, mas não era a que ele desejava? Muitas vezes, diante dessas situações, os clientes preferem deixar o motel e partir para a concorrência, fazendo com que você perca um consumidor.

É aí que entram as reservas em motéis, um recurso já bem conhecido no setor hoteleiro e que vem mostrando que chegou para ficar também entre os moteleiros. Porém, gerenciar esse novo serviço pode ser um grande desafio, principalmente por se tratar de uma novidade, um processo que foge do que os seus colaboradores estão acostumados.

Quer saber como fazer isso? Então, leia este artigo e entenda mais sobre as reservas em motéis!

O crescimento das reservas em motéis

O setor moteleiro está em constante transformação, surgindo novos conceitos, serviços e tecnologias inovadoras todos os anos. Entre elas está o recurso de reservas, algo que já era comum na hotelaria, porém, ainda não havia ganhado espaço entre os motéis.

Hoje, a situação é outra. Com o avanço da tecnologia os clientes estão utilizando cada vez mais o serviço de reservas, inclusive no setor moteleiro. Isso porque existem sites e aplicativos que permitem que as pessoas reservem uma suíte de motel com antecedência, evitando filas e o risco de não ter vagas no estabelecimento de preferência.

Portanto, escolher a suíte na porta do motel de acordo com a disponibilidade do estabelecimento é um hábito que tende a ficar no passado. É essencial que você entenda como utilizar e, inclusive, gerenciar esse recurso de forma a se manter alinhado às demandas do mercado e, com isso, garantir um bom posicionamento do negócio perante a concorrência.

Por que investir no serviço de reservas

Investir no serviço de reservas traz uma série de benefícios para o seu motel. Entenda um pouco mais sobre os principais deles!

Gera praticidade e conforto para os clientes

Quando você oferece a opção de reservas para os seus clientes, agrega valor aos serviços uma vez que garante praticidade e conforto. Isso porque eles podem reservar a suíte de preferência com antecedência, sem a necessidade de enfrentar filas na entrada do motel, garantindo que terão a experiência que desejam no seu estabelecimento.

Coloca o seu motel a frente da concorrência

O serviço de reservas, apesar de estar crescendo, ainda é novo no setor moteleiro. Portanto, quando você adere a esse recurso, mostra que está atento às tendências de mercado e ainda cria um diferencial competitivo para o seu negócio, se destacando da concorrência perante o público.

Potencializa os seus lucros

Por ser um serviço que agrega valor ao seu negócio, as reservas podem ser mais uma forma de encantar e conquistar os seus clientes. Com isso, você não apenas atrai mais pessoas para o motel, como também aumenta as chances de cultivar clientes fiéis. Tudo isso impacta diretamente na rentabilidade do negócio, potencializando os lucros.

Como funcionam as reservas em motéis

Mas, você pode estar se perguntando: como funcionam as reservas em motéis na atualidade? Quais são as formas preferidas entre os clientes e os moteleiros? É exatamente isso que descobrirá agora!

Existem diversas formas de implementar o sistema de reservas no seu motel. A mais comum e, também, mais tradicional, é o contato direto com o estabelecimento. Nessa modalidade, o cliente entra em contato com o seu motel por meio de telefone, mensagem ou e-mail, por exemplo. A partir disso, um colaborador deve reservar manualmente a suíte escolhida, de acordo com o dia e horário preferido por ele. Alguns estabelecimentos pedem, inclusive, que o cliente deposite um valor para garantir a reserva e evitar a perda financeira do motel.

Parece complicado, não é mesmo? E é! Não é à toa que esse serviço não era muito utilizado há alguns anos atrás. Porém, existem outras formas de realizar esse processo utilizando a tecnologia a seu favor.

É o caso do Guia Go, um aplicativo desenvolvido especificamente para o setor moteleiro. Ele mostra os motéis próximos aos clientes e permitem que eles escolham e reservem uma suíte. O pagamento é feito pelo aplicativo e o cliente tem um tempo, pré definido pelo motel, para se deslocar até o local e aproveitar a reserva.

A importância de ter a tecnologia e automação como aliadas

O serviço de reservas traz diversos benefícios e se mostra como uma grande tendência no setor moteleiro. Porém, na hora de implementá-lo, você pode encontrar algumas dificuldades, principalmente relacionadas à gestão desse recurso.

Para entender melhor, imagine que um cliente realizou uma reserva no seu motel por telefone, mas o seu colaborador esqueceu de registrá-la. Pode ser que ele chegue e a suíte esteja ocupada ou, até mesmo, reservada para uma outra pessoa. Outro problema também pode estar relacionado ao pagamento, principalmente para motéis que pedem que um depósito seja feito para garantir a reserva. Esse processo pode fazer com que você não tenha controle sobre quais reservas já foram pagas, gerando problemas financeiros e, até mesmo, situações desconfortáveis com os clientes.

É aí que tecnologia e automação entram como grandes aliadas da gestão de reservas em motéis. Diante de todos esses problemas, imagine um software que garanta controle sobre todas as reservas e, inclusive, recebimentos do motel. A maioria das dificuldades poderia ser solucionada facilmente, não é mesmo?

Existem sistemas que são totalmente integrados aos sites e aplicativos de reservas. Portanto, quando um cliente utiliza o Guia Go, por exemplo, o sistema registra a reserva na suíte sem a necessidade de nenhuma intervenção humana. Isso também é possível no site do Guia de Motéis, através do serviço de desconto Cupom Digital.

O recurso de reservas em motéis está em crescimento e a tecnologia é uma das principais responsáveis por isso. Dessa forma, para se manter competitivo no mercado é importante que você considere oferecer também esse serviço para os seus clientes. Na hora de realizar a gestão do novo processo, a tecnologia pode ser sua grande aliada, principalmente quando se fala em softwares de gestão que permitem integração com sites e plataformas de reservas de forma automática, sem a necessidade de intervenção humana.

Quer conhecer um software desse tipo? Então, solicite um orçamento no site da Sismotel agora mesmo e aproveite esses e outros recursos que o nosso sistema oferece!

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Entenda o poder da segurança da informação em seu motel

Existem diversas ferramentas e processos que podem ser implementados no seu motel para garantir a segurança da informação. No entanto, é importante lembrar que, para cada negócio, há uma combinação diferente de estratégias, uma vez que a ideal depende das necessidades específicas da sua empresa.

Conheça as principais delas e descubra quais são as melhores para você. Tenha uma ótima leitura!

O que é segurança da informação?

No seu motel, você provavelmente tem computadores ou outros dispositivos móveis que utiliza para realizar processos de atendimento ao cliente ou de gestão. Além disso, eles devem ter acesso à internet, e pode ser, inclusive, que você armazene uma série de dados e informações em plataformas ou softwares online.

Apesar de ser essencial para o bom funcionamento do negócio, essa tecnologia está sujeita a ataques virtuais, envolvendo roubo de informações ou danos aos equipamentos. O conjunto de estratégias utilizadas para identificar esses riscos e prevenir a empresa deles é chamado de segurança da informação.

Esses processos envolvem tanto o diagnóstico dos possíveis problemas aos quais o seu motel pode estar sujeito quanto as estratégias que você utilizará para evitar que eles se concretizem.

Por que a segurança da informação é importante?

As informações de que você dispõe no seu motel são muito importantes por diversos motivos. Em primeiro lugar, elas contam a história do estabelecimento e evidenciam o funcionamento do negócio, as estratégias que funcionaram, os erros ao longo dos anos e, inclusive, a situação atual do motel. A partir desses dados, é possível fazer projeções, saber a métrica e, até mesmo, verificar se a economia está indo bem ou não.

Além disso, elas também podem ser sigilosas, como dados relacionados aos clientes ou dados bancários do negócio, essenciais para o bom funcionamento do empreendimento, mas que não podem ser divulgados para o público. Por fim, os equipamentos utilizados também são um investimento do motel e foram adquiridos com os recursos financeiros do negócio.

É aí que entra a importância da segurança da informação. Por um lado, os seus dados são valiosos para a continuidade e para o sucesso do empreendimento e, dessa forma, qualquer perda pode custar caro.

Além disso, a divulgação de informações sigilosas pode causar uma série de transtornos para o motel, como processos por parte de clientes e colaboradores, problemas com a imagem do negócio e, até mesmo, a exposição da sua empresa para os concorrentes. Por fim, é importante lembrar que os ataques virtuais ainda podem danificar os seus equipamentos, trazendo prejuízos.

Olhando dessa forma, é possível perceber que a segurança da informação deve ter atenção especial dentro de qualquer empresa, inclusive no seu motel. Principalmente porque os cibercrimes estão aumentando a cada ano, tendo crescido 14% em 2019.

Quais as melhores estratégias para a segurança da informação?

Antivírus

Uma das ferramentas para garantir a segurança da informação no seu motel é o antivírus. Aqui, é importante que você entenda que ele precisa ser bom, com garantia de que bloqueará os ataques virtuais que você pode sofrer. Dessa forma, invista em um antivírus pago de qualidade para o seu negócio.

Serviços de empresas especializadas

Contar com uma empresa especializada em segurança da informação também é uma ótima estratégia. Isso porque é preciso ter um técnico capaz de realizar manutenções e conferir os seus equipamentos de forma a garantir que os seus dados continuam seguros.

Firewall

O firewall é uma ferramenta simples, mas bastante útil. Isso porque ele bloqueia o acesso a sites ou a plataformas não seguras, ou seja, que podem trazer algum tipo de ameaça para o seu equipamento ou rede.

Separação das redes do motel

Muitos ataques cibernéticos acontecem por meio das redes de wi-fi. Isso porque os criminosos conseguem acessar a rede e, por meio dela, todos os equipamentos conectados, roubando dados ou invadindo as máquinas.

Dessa forma, é importante separar as redes do motel, reservando uma para o uso dos clientes e uma específica para o uso da gestão. Com isso, você diminuirá os riscos de que alguém acesse seus dados por esse meio.

Backup de informações

Por fim, realizar backups regularmente também é uma ótima forma de garantir a segurança das informações. Isso porque você garante que, mesmo diante de um ataque, ainda haverá acesso aos dados do seu motel. O backup deve ser realizado em dispositivos físicos como HD externo e até mesmo em nuvem. Veja algumas dicas de como fazer um backup perfeito.

Como promover a cultura da informação na empresa?

Além de investir em estratégias eficientes para garantir a segurança da informação, é importante investir em toda uma cultura da informação dentro da empresa. Isso significa que não basta realizar ações pontuais, mas é necessário engajar todo o time de colaboradores nessa estratégia e revisar a segurança dos seus dados periodicamente.

Contar com uma empresa especializada para prestar serviços de revisão das suas estratégias e de monitoramento dos equipamentos periodicamente é uma forma de fazer isso. Também é importante conscientizar a equipe sobre essas estratégias de maneira a engajar todos em ações de proteção aos dados, evitando o acesso a sites suspeitos e fazendo o backup de dados importantes.

A informação pode ser central para o bom funcionamento e o sucesso do seu motel. No entanto, ela está sempre correndo riscos devido ao aumento no número de ataques cibernéticos. Portanto, invista em estratégias eficientes para garantir a segurança da informação e aproveite para utilizar os dados a seu favor dentro da empresa, tanto para analisar a situação atual do negócio quanto para identificar problemas ou oportunidades.

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UEPS, PEPS e custo médio: como são aplicados ao controle de estoque

Utilizar uma metodologia de controle de estoque é essencial para evitar perdas e garantir uma gestão de qualidade no seu motel. UEPS, PEPS e custo médio são três metodologias de controle de estoque que podem ser aplicadas no negócio. Cada uma é adequada para determinado tipo de produto, e conhecer o funcionamento delas é essencial para que você escolha a melhor para o seu empreendimento.

Continue a leitura e descubra como esses conceitos são aplicados ao controle de estoque de motéis!

UEPS

UEPS é a sigla para “Último a Entrar, Primeiro a Sair”. Nessa metodologia, os últimos produtos a entrar (ou seja, os mais novos) são os primeiros a sair do estoque.

Para entender melhor como isso funciona no estoque de um motel, imagine que você comprou, no dia 10/01, uma caixa de um produto de limpeza. Os seus funcionários utilizaram metade dos produtos e, no dia 10/02, você compra mais uma caixa. No estoque, é necessário começar a utilizar a última caixa comprada, interrompendo o uso da primeira caixa, comprada no dia 10/01.

Essa metodologia não serve apenas para determinar a saída de produtos em estoque, mas também o preço da mercadoria. Isso porque ela determina que o preço total será o do último lote comprado que, geralmente, é mais caro do que os primeiros. Isso supervaloriza os produtos em estoque e faz com que os seus lucros, na hora de calcular o preço final para o cliente, sejam maiores. Porém, não pode ser utilizada em relatórios fiscais, uma vez que a legislação brasileira proíbe essa supervalorização.

PEPS

O PEPS, sigla para “Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair”, funciona em uma lógica inversa ao UEPS. Isso significa que os primeiros lotes dos produtos devem ser os primeiros a serem consumidos. Dessa forma, no exemplo da compra do produto de limpeza, você deveria terminar de utilizar a primeira caixa para, só depois, começar a utilizar a segunda.

O mesmo acontece para o preço do estoque. O valor calculado será o valor real. Isso significa que, se você comprou uma mercadoria por R$ 20,00, esse será o valor considerado na hora de realizar o cálculo do lucro que obteve com a revenda desse produto.

A vantagem desse método é que é possível calcular o lucro real obtido com a venda de cada mercadoria. Além disso, no caso de produtos perecíveis, você evita que eles fiquem parados no estoque e passem da validade, uma vez que o produto mais antigo deve ser o primeiro a ser retirado do estoque.

Contabilidade básica para motéis

Custo médio

A última metodologia para gestão de estoque é a chamada custo médio. Ela não leva em consideração a ordem cronológica de entrada da mercadoria em estoque, o que significa que não determina qual produto sai primeiro. Porém, é muito utilizada para o cálculo do valor de estoque e do lucro de venda dos seus produtos.

Para entender como funciona, imagine que comprou 10 unidades de um produto por R$ 2000,00 no dia 10/01. Já no dia 12/01, você comprou mais 10 unidades por R$ 2200,00 e, três dias depois, mais 10 unidades por R$ 1800,00. No final, você tem 30 unidades do mesmo produto em estoque e gastou, no total, R$ 6000,00. Portanto, o custo médio da unidade desse produto em estoque seria de R$ 200,00.

Utilizar uma metodologia de gestão de estoque é essencial, tanto para organizar a entrada e saída de mercadorias, quanto para calcular o lucro obtido com as vendas no seu motel.

Não existe uma regra para decidir qual metodologia — UEPS, PEPS ou custo médio — é a mais indicada em um motel, uma vez que isso depende do tipo de mercadoria que você compra, da variação dos preços ao longo do tempo e, até mesmo, da rotatividade de produtos no seu estoque. Porém, com essas informações, é possível tomar uma decisão sobre qual delas é a mais adequada para o seu negócio!

Gostou do conteúdo? Aproveite para ler também nosso próximo artigo e descubra os problemas de um estoque parado.

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  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

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