Parcerias estratégicas para o seu motel: como selecionar e estabelecer
A competição é um desafio constante em todo tipo de mercado e, para sobreviver, empresas de todos os tipos precisam encontrar ferramentas e estratégias que consigam fazer o seu investimento ter um retorno adequado.
Uma forma de fazer isso é estabelecer parcerias estratégicas. Se bem costuradas, elas trazem boas chances de aumentar a lucratividade do negócio e fazer com que ele possua uma melhor saúde financeira.
Para ter certeza de que uma parceria trará frutos consistentes, é fundamental que se consiga selecionar bem o parceiro comercial. Na hora de fazer essa escolha, algumas boas práticas de mercado devem ser observadas.
1. Mapeie as principais dificuldades do negócio
Antes de começar a procurar parceiros para ajudar na melhoria dos resultados, a primeira coisa a se fazer é olhar para a empresa. Tentar promover parcerias para ressaltar pontos que já estão bem desenvolvidos não é tão importante quanto focar naquilo que anda meio deficiente.
Se um dos problemas que chama a atenção do dono do motel é a baixa procura por clientes, as próximas parcerias a serem feitas devem tentar resolver essa questão. Nesse caso, trabalhar melhor a relação com boates e casas noturnas, de qualquer tipo que seja, pode ser uma boa ideia.
O importante é identificar o problema ou aspecto a ser melhorado e identificar que tipo de parceiro pode ajudar a solucioná-lo.
2. Estude as principais estratégias do potencial parceiro
A partir do momento que se tem um potencial parceiro, antes de firmar qualquer tipo de acordo é necessário entender quais são as principais estratégias dele.
Como cada empresa tem um negócio diferente e também a forma de gerenciamento do estabelecimento pode variar muito, é preciso que se tente entender o que passa na cabeça do outro. Antes de formalizar uma parceria, converse e levante informações a respeito de quem está na negociação.
Descubra em que momento está a outra empresa, o que ela anda buscando no mercado, quais as suas pretensões de curto e médio prazo. Informações como essas darão mais segurança na hora de concretizar uma parceria.
Lembre-se também de perguntar se já existem outros acordos similares e qual o tipo de retorno que tem dado para cada parte.
3. Busque parceiros que sejam sérios
Outro aspecto que precisa ser levado em consideração na hora de firmar boas parcerias é avaliar o nível de comprometimento, ética e profissionalismo do futuro aliado.
Por mais que o modelo de acordo possa ser interessante e que tenha um potencial de ganho imediato para o motel, é bom ter muito cuidado com quem você faz negócios.
A reputação de cada empresa é fruto do histórico que ela tem de atuação no mercado e seu esforço de mídia. Tudo isso ajuda a compor a imagem que os clientes farão da empresa.
Trabalhar em conjunto com parceiros que possam ameaçar o nome que já se conquistou no mercado é um risco que não vale a pena ser corrido. Por isso, muito cuidado com quem sua empresa cria alianças estratégicas.
Se você gostou dessas dicas rápidas sobre como começar a montar parcerias estratégicas e está em busca de outras ideias e maneiras de conseguir melhorar os resultados do seu motel, entre em contato conosco. Temos um bom conhecimento do ramo e ótimas ferramentas preparadas especificamente para o seu tipo de negócio.