Pensando em investir em uma franquia de motel? 5 fatores para analisar
Investir em uma franquia de motel demanda bastante cuidado por parte do empreendedor. Embora esse pareça um modelo de negócio simples de ser executado, a escolha de um franqueador é essencial para evitar dores de cabeça futuras. Afinal, o suporte fornecido será importantíssimo para o sucesso da sua empresa.
Além disso, você precisa avaliar se o seu capital disponível é suficiente para abrir um bom ponto comercial e mantê-lo nos primeiros meses, quando o fluxo de caixa é muito baixo. Portanto, são vários os fatores a serem analisados antes de tomar a decisão final.
Pensando em ajudá-lo, preparamos este artigo especialmente para você. Continue a leitura e veja a quais questões você deve ficar atento!
1. Investimento necessário
Ao planejar qualquer negócio, o primeiro passo é estimar o capital que tem disponível para iniciá-lo. Ou seja: avalie todo o dinheiro que já tem guardado, os créditos pré-aprovados no banco, empréstimos garantidos, financiamentos disponíveis, investidores etc.
Assim, você saberá todo o dinheiro de que dispõe para as despesas iniciais e a manutenção do negócio antes que comece a entrar uma receita significativa. Com essa estimativa em mãos, procure por oportunidades de negócios ideais e seguras para o seu aporte de capital.
Então, será a hora de analisar a proposta de empresas que estão procurando sócios ou filiados. Nesse sentido, as franquias são as opções mais seguras, pois contam com maior renome no mercado e um modelo de negócios consolidados. O ideal é procurar por franquias mais antigas e com maior número de lojas. Esse será um bom indício de segurança.
No entanto, também é preciso analisar o custo de cada uma delas e, nesse caso, algumas taxas podem estar escondidas no contrato.
Taxa de licenciamento
Trata-se do preço que você paga por utilizar a marca e o modelo de negócios do segurado. Como estamos falando de uma licença, fique atento quanto ao prazo de utilização. Algumas franquias licenciam seus produtos por dez anos e, após esse período, é preciso renová-la — o que pode gerar um custo muito elevado. No entanto, tudo isso é negociável com o franqueador.
Taxas de marketing
O franqueador também pode julgar conveniente fazer campanhas extras de marketing. Nesse caso, o valor necessário será rateado entre os franqueados (se tal possibilidade estiver prevista no contrato).
Taxa de implementação
A taxa de implementação refere-se ao custo de colocar a franquia funcionando com os elementos certos para o sucesso. Geralmente, isso pode incluir ajuda para a compra e instalação de móveis e maquinário, os projetos de design de ambiente, o treinamento de funcionários etc.
Mensalidade, semestralidade ou anuidade
Por fim, sempre há algum taxa a ser paga periodicamente (mensal, semestral ou anualmente). Esses valores ajudam a manter os gastos com o marketing cotidiano, a administração e as operações do franqueador.
Pode parecer muita coisa, mas geralmente os custos ainda são bem menores do que se você começar um negócio do zero. Além disso, a possibilidade de retorno financeiro é mais garantida.
2. Suporte do franqueador
Outra pergunta a ser feita para o franqueador é a respeito do suporte ao franqueado. Há vários momentos nos quais você precisará de uma ajuda mais experiente, como os que separamos a seguir.
Escolha do ponto e decisões comerciais
Certifique-se de que o franqueador tenha uma equipe experiente, capaz de auxiliá-lo nos aspectos mais importantes das decisões comerciais (como a escolha do ponto). Afinal, a localização é a alma de um motel. Essas pessoas devem ir a campo com você, para explicar cada detalhe.
Outras questões para as quais você precisará de suporte são:
- escolha de equipamentos (lavanderia e cozinha por exemplo);
- fornecimento de matéria-prima;
- escolha de fornecedores de produtos e serviços;
- lançamento de campanhas iniciais de marketing.
Dúvidas
Durante o funcionamento do seu negócio, você certamente terá muitas dúvidas em relação tanto à gestão diária de uma empresa quanto ao próprio sistema de franquias. Nesse sentido, o franqueador é o seu principal parceiro. Portanto, verifique se ele conta com vários canais de atendimento, como telefone, WhatsApp, e-mail e chats internos.
Pergunte também se essas mídias são operadas por pessoas de verdade, pois nada pior do que tirar dúvidas complexas com robôs de atendimento. Além disso, confira há alguma equipe de suporte presencial, que forneça respostas rápidas para resolver problemas maiores e estruturais.
3. Estabilidade da franquia de motel
Você não deve se impressionar apenas com números superlativos, como: “temos mil franqueados em todo o país” ou “tivemos uma receita de 500 milhões no ano passado”. Os dados absolutos, sem uma análise profunda, só servem para confundir o investidor. Abaixo, descubra quais indicadores devem ser observados.
Trajetória de crescimento
Você pode ter números de receita bem grandes, mas que representam uma queda nos lucros em relação aos anos anteriores. Por isso, peça ao franqueado uma relação da lucratividade nos últimos cinco anos e veja se há uma trajetória ascendente (os números crescem a cada ano) ou descendente (o contrário).
Número de franquias fechadas e abertas nos últimos anos
Outra situação possível é: o franqueador tem várias franquias abertas, mas os franqueados o estão abandonando cada vez mais. Por isso, quando os números forem apresentados a você, questione quantas lojas foram abertas e fechadas no último ano. Um resultado muito negativo pode significar um mau negócio.
Parcela no mercado
Além disso, é importante saber qual parcela do mercado o franqueador representa. Você não vai querer iniciar um negócio em que os competidores são muito mais fortes, não é verdade?
4. Responsabilidades contratuais
O contrato é o elemento da relação jurídica que liga você ao franqueado. Esse documento estabelece obrigações e direitos a ambas as partes, portanto leia-o atentamente para verificar o que você pode exigir do franqueador e quais são suas contrapartidas.
Isso evitará bastante dor de cabeça no futuro, pois o que for definido deve ser obedecido — mesmo que verbalmente as partes tenham dito o contrário. Então, não é na lábia do franqueador que você deve confiar, mas sim na documentação.
5. Possibilidade de conversão de bandeira
Mais um ponto muito importante é a possibilidade de conversão de bandeira. Mas o que isso significa? Às vezes, você já tem um negócio do mesmo segmento de determinada franquia, mas ele não está atingindo seu potencial.
Assim, recomenda-se procurar o franqueador e verificar a possibilidade de inserir seu motel na rede de estabelecimentos dele. Com isso, você abandona a marca original e passa a operar com o nome e os elementos de identidade da franquia licenciada. Esse processo permite um rebranding eficaz, com resultados mais rápidos.
Obviamente, não se trata somente de mudar de nome e faixada. É preciso se adequar a toda a identidade da franquia, o que pode incluir mobiliário, roupas de cama, produtos disponibilizados aos clientes, estratégias de marketing etc.
Nossas dicas são apenas o primeiro passo para que você decida se vale a pena investir em uma franquia de motel. Não se pode embarcar em um novo negócio sem analisar as diversas variáveis que predizem a possibilidade de sucesso financeiro. Como investidor, sua tarefa é estudar bastante para fazer as melhores escolhas.
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