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Perfil do consumidor: entenda o perfil dos frequentadores de motéis

Perfil do consumidor: entenda o perfil dos frequentadores de motéis

Qualquer negócio que se preze precisa entender o perfil do consumidor padrão que frequenta o seu estabelecimento. No ramo de motéis, não é muito diferente e os empresários do setor precisam estar sempre atentos para conhecer melhor os seus clientes. Pois isso permite o desenvolvimento de estratégias de marketing e até mesmo uma estrutura mais adequada para o gosto do público.

Para que você conheça o perfil do consumidor do seu motel, a fim de garantir um atendimento mais eficiente, é fundamental que você explore dois conceitos básicos de relações públicas: público-alvo e persona. Continue lendo e entenda mais sobre o assunto!

Público-alvo e persona como meio para definir o perfil do consumidor em motéis

A primeira coisa que você precisa ter em mente para entender o perfil do consumidor do seu motel é compreender a diferença entre públicos e personas. Enquanto o primeiro é bastante amplo e pouco específico, o segundo é bastante nichado e muito específico, o que representa um perfil ideal das pessoas que frequentam o seu motel.

Desse modo, não é errado dizer que o público-alvo do seu motel seja formado por pessoas com idades entre 20 e 60 anos, por exemplo. No entanto, você há de convir que muitos perfis podem se encaixar nessa faixa etária, o que tornaria o perfil do consumidor específico difícil de ser encontrado.

Um motel pode ter como frequentadores, por exemplo, jovens aventureiros e muito conectados às redes sociais ou aquelas pessoas de meia idade, que tem um casinho fora do casamento e precisam de um local para um encontro às escondidas.

Além destes, há também o público composto pelos casais com idade acima dos 50 anos, que encontram nesse tipo de estabelecimento uma forma de lazer e de sair da rotina.

Cada um desses casos específicos representa uma persona do seu motel. Assim, você pode definir personagens semifictícios que representem os frequentadores do local.  E para a sugestão ficar mais clara, confira exemplos de possíveis personas de um motel:

Persona 1

Ricardo, 25 anos, solteiro, jovem antenado com as tecnologias, independente, que possui renda própria, mas ainda mora com os pais. Como ele tem pouca liberdade em casa para levar parceiros sexuais casuais, o motel torna-se uma ótima opção para manter esses encontros.

Persona 2

Joana, 52 anos, dona de casa, que tem uma rotina bem definida e gosta de cuidar do lar e da família, porém também tem uma queda pela aventura e gosta de ir ao motel com seu marido. Em geral, para sair da rotina, eles frequentam os motéis eventualmente, e quando querem fazer algo diferente.

Para traçar esses perfis, uma ideia interessante seria disponibilizar nos quartos de seu estabelecimento um questionário com pesquisas de perfil e satisfação do consumidor.

Estratégias para captar a atenção dos frequentadores de um motel

Quando você tem conhecimento de qual é o perfil do consumidor do seu motel fica mais fácil traçar estratégias para ganhar a atenção dessas pessoas. Nas ações de marketing, você pode desenvolver conteúdos específicos para cada uma das personas que deseja atingir.

Na página do empreendimento no Facebook, por exemplo, podem haver posts mais divertidos: memes de assuntos do momento e uma linguagem mais extravasada e liberal para atingir a persona Ricardo, que deseja apenas um local para fazer sexo.

E para diversificar, invista em posts mais românticos e sentimentais, que mostrem a privacidade e a boa infraestrutura do motel para a persona Joana, que procura por um momento agradável com seu companheiro.

Agora que você já entende um pouco mais sobre o perfil do consumidor nos motéis, que tal conferir as “4 tendências de decoração para utilizar nas suítes do seu motel”? Assim você garantirá um local que agrade a todos os seus clientes!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

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