Perfil do consumidor: entenda o perfil dos frequentadores de motéis
Qualquer negócio que se preze precisa entender o perfil do consumidor padrão que frequenta o seu estabelecimento. No ramo de motéis, não é muito diferente e os empresários do setor precisam estar sempre atentos para conhecer melhor os seus clientes. Pois isso permite o desenvolvimento de estratégias de marketing e até mesmo uma estrutura mais adequada para o gosto do público.
Para que você conheça o perfil do consumidor do seu motel, a fim de garantir um atendimento mais eficiente, é fundamental que você explore dois conceitos básicos de relações públicas: público-alvo e persona. Continue lendo e entenda mais sobre o assunto!
Público-alvo e persona como meio para definir o perfil do consumidor em motéis
A primeira coisa que você precisa ter em mente para entender o perfil do consumidor do seu motel é compreender a diferença entre públicos e personas. Enquanto o primeiro é bastante amplo e pouco específico, o segundo é bastante nichado e muito específico, o que representa um perfil ideal das pessoas que frequentam o seu motel.
Desse modo, não é errado dizer que o público-alvo do seu motel seja formado por pessoas com idades entre 20 e 60 anos, por exemplo. No entanto, você há de convir que muitos perfis podem se encaixar nessa faixa etária, o que tornaria o perfil do consumidor específico difícil de ser encontrado.
Um motel pode ter como frequentadores, por exemplo, jovens aventureiros e muito conectados às redes sociais ou aquelas pessoas de meia idade, que tem um casinho fora do casamento e precisam de um local para um encontro às escondidas.
Além destes, há também o público composto pelos casais com idade acima dos 50 anos, que encontram nesse tipo de estabelecimento uma forma de lazer e de sair da rotina.
Cada um desses casos específicos representa uma persona do seu motel. Assim, você pode definir personagens semifictícios que representem os frequentadores do local. E para a sugestão ficar mais clara, confira exemplos de possíveis personas de um motel:
Persona 1
Ricardo, 25 anos, solteiro, jovem antenado com as tecnologias, independente, que possui renda própria, mas ainda mora com os pais. Como ele tem pouca liberdade em casa para levar parceiros sexuais casuais, o motel torna-se uma ótima opção para manter esses encontros.
Persona 2
Joana, 52 anos, dona de casa, que tem uma rotina bem definida e gosta de cuidar do lar e da família, porém também tem uma queda pela aventura e gosta de ir ao motel com seu marido. Em geral, para sair da rotina, eles frequentam os motéis eventualmente, e quando querem fazer algo diferente.
Para traçar esses perfis, uma ideia interessante seria disponibilizar nos quartos de seu estabelecimento um questionário com pesquisas de perfil e satisfação do consumidor.
Estratégias para captar a atenção dos frequentadores de um motel
Quando você tem conhecimento de qual é o perfil do consumidor do seu motel fica mais fácil traçar estratégias para ganhar a atenção dessas pessoas. Nas ações de marketing, você pode desenvolver conteúdos específicos para cada uma das personas que deseja atingir.
Na página do empreendimento no Facebook, por exemplo, podem haver posts mais divertidos: memes de assuntos do momento e uma linguagem mais extravasada e liberal para atingir a persona Ricardo, que deseja apenas um local para fazer sexo.
E para diversificar, invista em posts mais românticos e sentimentais, que mostrem a privacidade e a boa infraestrutura do motel para a persona Joana, que procura por um momento agradável com seu companheiro.
Agora que você já entende um pouco mais sobre o perfil do consumidor nos motéis, que tal conferir as “4 tendências de decoração para utilizar nas suítes do seu motel”? Assim você garantirá um local que agrade a todos os seus clientes!