Planejamento de 2018: você está preparado para crescer?
Todo empresário sabe a importância de iniciar o ano traçando o caminho para melhorar os resultados. E quem já fez ou está fazendo o planejamento de 2018 entende que esse será mais um ano repleto de desafios, mas com um cenário econômico que tende a ser mais favorável que o dos últimos.
Logo, é importante que todas as estratégias da empresa considerem os fatores internos e externos, de modo que se consiga prever diferentes situações e não haja nenhuma surpresa no decorrer do ano.
Neste post, daremos algumas dicas sobre como fazer o seu planejamento de 2018 para garantir melhores resultados. Confira!
Defina metas
O primeiro ponto de um bom planejamento é ter metas bem definidas. Afinal, sem elas, existe uma grande chance da sua empresa apenas nadar de acordo com a maré, sem se preocupar se os resultados podem ser otimizados.
Dessa forma, é importante definir os números a serem atingidos em uma série de variáveis, como entrada de novos consumidores, percentual de retorno de clientes, ticket médio, tempo de permanência nas suítes, despesas, entre outros itens.
Ainda, além dos objetivos estabelecidos, é necessário monitorá-los rotineiramente. Por exemplo: se você definiu que a meta do tempo de permanência em uma suíte do seu motel deve ser de 2,5h, pode pensar em criar diferenciais que façam os seus clientes gastarem mais tempo de estadia.
Ajuste o seu funil de vendas
Ter um funil de vendas ajustado e monitorado frequentemente faz muita diferença. Se suas campanhas chegam a muitas pessoas, mas poucas visitam o seu motel, pode ser sinal de que você está alcançando um perfil de público que não é o ideal e, neste caso, é necessário dar um passo para trás e redefinir a sua persona.
Outro ponto bastante importante para o funil de vendas do segmento de motéis é adicionar uma última etapa de “recompra”: monitorar o percentual de reincidência dos clientes para saber se estão voltando à sua empresa. Uma taxa baixa de fidelização pode indicar que melhorias devem ser realizadas.
Mire novos clientes
Para o planejamento de 2018, com certeza um dos objetivos deve estar ligado à aquisição de novos clientes. No entanto, caso seus esforços de divulgação sejam sempre os mesmos, é bastante provável que atinjam somente um único público.
Portanto, uma dica importante é testar novas maneiras de encontrar clientes: se suas campanhas de marketing, hoje, são prioritariamente on-line, tente opções off-line ou variação do público. Porém, caso sejam off-line, talvez seja a hora de investir mais no meio digital. A ideia aqui é diversificar os modos como o seu motel pode ser encontrado.
Lembre-se dos clientes fiéis
De nada adianta mirar novos clientes e se esquecer dos antigos. É preciso olhar com carinho a quem já visita o seu motel com certa frequência. Ideias simples, como um cartão fidelidade, podem ter resultados excelentes.
Outro ponto é tentar criar maneiras de fazer os clientes voltarem, como a distribuição de vouchers de desconto para serem utilizados dentro de determinado período, estimulando que consumidores façam novas visitas ao seu estabelecimento.
É importante lembrar, no entanto, que o sucesso de todas as ações do planejamento de 2018 dependerão do engajamento dos seus colaboradores. Então, para ajudar na gestão de pessoas, preparamos um artigo com dicas de liderança. Imperdível!