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Planejamento mensal: saiba o que é e como aplicar em seu motel

Planejamento mensal: saiba o que é e como aplicar em seu motel

No ambiente corporativo, inclusive na gestão de motéis, o planejamento mensal é mais do que uma estratégia. Ele é a base para que o empreendimento tenha um bom desempenho em relação ao mercado. Afinal, com a sua planificação, é possível dirigir os gastos e ações da empresa de maneira mais eficiente. Sem o planejamento, o dinheiro pode ser gasto de uma vez, o trabalho ser mal distribuído e as tarefas serem ora excessivas, ora escassas. 

Pensando nisso, neste artigo explicamos de maneira detalhada o que é o planejamento mensal e como você pode aplicá-lo na gestão de seu motel. Boa leitura!

O que é o planejamento mensal?

Como dito, o planejamento mensal é essencial, pois é por meio dele que você vai gerir as atividades do seu negócio de maneira que elas sejam desempenhadas com qualidade e no tempo necessário. Essa prática otimiza a gestão da rotina e evitar conflitos no seu empreendimento.

O planejamento ainda é importante porque ele promove uma boa gestão das finanças, da agenda dos colaboradores e minimiza erros e perdas de maneira significativa. Ele permite, ainda, que a organização tenha muito mais preparo para enfrentar possíveis imprevistos e adversidades.

Como aplicar o planejamento mensal em seu motel?

A seguir, listamos algumas dicas práticas para que você aplique o planejamento mensal em seu motel. Veja!

Estabeleça metas

Estabelecer metas realistas e alcançáveis é extremamente importante para que o negócio continue a crescer e para que o gestor esteja sempre consciente da situação financeira do motel. Por essa razão, ao realizar o planejamento, devem ser considerados alguns indicadores, como:

  • receita total;
  • custos fixos e variáveis;
  • receitas para cada tipo de serviço;
  • novos investimentos;
  • tributos e taxas (como impostos, contas de luz etc);
  • entre outros.

Lembre-se que essas projeções devem estar de acordo com o seu plano de negócios e considerar os resultados obtidos anteriormente. Caso esteja abrindo o seu motel, é importante estudar o mercado para que entenda a capacidade de crescimento de receita logo nos primeiros meses, especialmente por ser um período em que as despesas são maiores.

Defina os prazos

Definir as tarefas de maneira organizada é um passo fundamental para o planejamento mensal, mas você e sua equipe podem acabar se perdendo por não estabelecerem prazos.

Ter um tempo delimitado para cada atividade permite que os colaboradores se programem e executem as tarefas de forma mais bem distribuída. A partir do cronograma, é possível, por exemplo, que a equipe defina as promoções a serem oferecidas em uma determinada data comemorativa, com um tempo de preparo adequado à divulgação nas redes sociais e para quem já é cliente.

Além disso, a partir das definições de prazos, é possível analisar quando existem atrasos e também encontrar medidas para recuperar o cronograma. Imprevistos acontecem, mas com o calendário bem definido é possível enfrentar as surpresas com mais facilidade.

Utilize a tecnologia a seu favor

Utilizar um software de gestão em seu motel permite com que o planejamento mensal seja seguido de maneira muito mais eficiente. A partir dele, é possível ter acesso remoto às informações, realizar cobranças de forma descomplicada e otimizar o tempo ao gerenciar o fluxo de clientes.

Como você pôde perceber, o planejamento mensal é bastante útil para o seu motel, desde que seja elaborado de maneira eficiente e seguido à risca pelos colaboradores. A partir dele, pode ter certeza que os resultados de seu negócio tendem a melhorar, além de os gestores poderem dedicar mais tempo a outras atividades que podem ser benéficas para o empreendimento.

Caso tenha gostado deste conteúdo e esteja interessado em entender mais sobre gestão de motel, baixe nosso e-book e fique por dentro de nossas dicas. Boa leitura!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

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