Como se comunicar de forma estratégica com os seus clientes?
Você precisa se comunicar de forma estratégica com os seus clientes. Afinal, é necessário passar informações sobre o motel, divulgar o estabelecimento, responder questionamentos e dúvidas e solucionar problemas. Mas, você sabe qual a melhor forma de fazer isso?
O plano de comunicação pode ser o seu maior aliado. Ele consiste em um planejamento detalhado de toda a comunicação entre o seu motel e os clientes. Nele você deve incluir meios de comunicação que serão adotados, estratégias, frequência, tipo de mensagem, forma ideal para resposta, entre outros.
Quer saber qual o passo a passo para criar um plano de comunicação para motéis agora mesmo? Então continue a leitura e descubra!
Entenda quem é o seu cliente
O primeiro passo para criar um plano de comunicação para motéis é entender quem são os seus clientes, o seu público-alvo. É necessário que você saiba quais são os principais canais de comunicação que essas pessoas usam, os problemas e dificuldades que elas possuem em relação ao seu serviço, como buscam informações, entre outros elementos. Tente traçar um perfil completo do seu cliente de forma a nortear todo o plano de comunicação que está sendo criado.
Determine o seu objetivo
Após determinar o perfil do público, é hora de entender o que você quer comunicar a partir do seu plano. Afinal, quais são os seus objetivos?
Você pode ter mais de um objetivo, mas é importante estabelecer um foco claro para o plano. Você pode, por exemplo, ter como objetivo a atração de novos clientes. Ou, talvez, seja mais interessante priorizar a fidelização de quem já frequenta o seu motel. Esses são apenas alguns exemplos de objetivo principal de um plano de comunicação.
Defina os canais de comunicação
Com os objetivos estabelecidos, é hora de determinar os canais que você vai usar para se comunicar com os seus clientes. Você pode focar nas redes sociais, mensagens de celular, telefone fixo, e-mail, site, entre outros meios de comunicação que podem ser usados.
Aqui vale ressaltar que é essencial que você leve o perfil do cliente em consideração na hora de determinar os canais. Afinal, você deve se comunicar nos locais nos quais os seus clientes estão, não é mesmo? O seu objetivo também precisa ser considerado uma vez que, dependendo do seu propósito, um ou outro meio pode ser mais eficiente.
Estabeleça metas e cronograma
Agora é a hora de determinar os planos de ação para a sua comunicação. Ou seja, é o momento de descrever o que você vai fazer, quando, com que frequência e de que forma.
Portanto, crie um cronograma de comunicação. Determine quando e com que frequência cada uma das postagens ou e-mails devem ser enviados, por exemplo. Também é importante estabelecer metas que evidenciem se os seus objetivos estão ou não sendo cumpridos, de forma a modificar o plano caso perceba que os resultados esperados não estão sendo atingidos.
O relacionamento com os clientes é fundamental para o sucesso do seu motel. Para que isso seja feito de forma eficiente, é importante contar com um plano de comunicação para motéis. Agora que você já sabe qual o passo a passo para criar um, coloque a mão na massa e comece a montar o seu plano!
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