• Home
  • Blog
  • Plataforma Web ou Desktop para motel? Entenda as diferenças!

Plataforma Web ou Desktop para motel? Entenda as diferenças!

Plataforma Web ou Desktop para motel? Entenda as diferenças!

Você quer implementar um sistema de gestão no seu motel, mas fica perdido em meio a tantos termos técnicos? Já ouviu falar em Plataforma Web ou Desktop para motel, mas não entende exatamente o que significam esses conceitos e qual é o melhor para o seu negócio?

Então esse texto é para você! Nele você vai entender o que significa Plataforma Web e Desktop, assim como as vantagens e diferenças entre eles.

O que é Plataforma Web ou Desktop para motel?

A Plataforma Web e o Desktop são tecnologias utilizadas por programadores que indicam onde o programa desenvolvido vai rodar e qual tipo de interação vai estabelecer com o usuário.

Na hora de criar um novo software ou programa, o programador pode escolher utilizar o navegador da internet, como o Google Chrome por exemplo, como base para a sua plataforma. Nesse caso, ele está criando uma Plataforma Web.

Ele também pode desenvolver o software de maneira independente, criando um aplicativo ou programa de computador específico. Nesse caso, ele usa a tecnologia Desktop.

Mas o que isso tem a ver com o seu motel?

Uma das maneiras de profissionalizar e tornar a gestão do seu motel mais eficiente é utilizando um software de gestão. Esse programa pode ser desenvolvido de uma dessas duas maneiras, o que interfere nas funcionalidades possíveis e na sua experiência com o usuário.

Portanto, antes de escolher, é importante que você entenda muito bem quais são as diferenças entre essas tecnologias.

Quais as principais diferenças entre uma plataforma Web e um Desktop para o seu motel?

Forma de acesso

As plataformas Web são aquelas que podem ser acessadas pelo seu negador de internet. Isso representa uma certa facilidade, uma vez que você não precisa instalar nenhum programa novo no seu celular ou computador para aproveitar suas funcionalidades.

Já os aplicativos Desktop precisam ser instalados e distribuídos entre as estações de trabalho. Isso significa que eles precisam estar em todos os equipamentos onde serão usados.

Segurança

No caso de aplicativos desenvolvidos em plataforma Web, os dados que você insere são armazenados online. Isso pode torná-los mais suscetíveis à ataques de hackers ou outras pessoal mal intencionadas. Porém, essa é uma possibilidade e não uma situação real. Isso vai depender das estratégias de programação utilizadas para proteger as informações sobre a sua empresa.

Os aplicativos Desktop armazenam os dados em um servidor dentro do motel, o que pode dificultar o acesso de hackers ou pessoas não autorizadas.

Estabilidade do sistema

O sistema desenvolvido na forma de Desktop possui uma maior estabilidade quando comparado à uma plataforma Web. Isso porque você consegue acessar os dados de forma offline, sem a necessidade de estar conectado à uma rede de internet.

Já a plataforma Web pode ser considerada mais instável nesse aspecto, já que exige o acesso à internet. Portanto, um problema na sua rede de internet pode comprometer todo o funcionamento do sistema.

Flexibilidade

Aplicativos de Desktop aproveitam mais facilmente o hardware do computador, tendo livre acesso às suas funcionalidades — como impressoras, câmeras ou Wi-Fi, por exemplo. Em plataformas Web, função precisa ser intermediada por outro programa.

Porém, a plataforma Web é acessível de qualquer lugar com internet, independente do sistema operacional do equipamento que você estiver utilizando. Isso significa que você pode acessá-la a partir do celular, computador, tablet ou outra ferramenta com acesso a um navegador de internet de qualquer lugar.

Experiência do usuário

Você já tentou abrir um site em áreas onde o acesso à internet é irregular ou inexistente? Pensando nessa situação, é fácil entender porque normalmente, uma aplicação Desktop é executada com mais rapidez do que uma plataforma Web, já que essa última precisa transmitir os dados pela internet. Isso pode trazer limitações no caso de problemas com a internet ou viagens.

Como você pode ver, entender as diferenças entre Plataforma Web ou Desktop para motel é essencial para tomar uma decisão mais consciente na hora de escolher o melhor software de gestão para o seu negócio.

Entre em contato com a gente e conheça o SISMOTEL. Ele é um software de gestão de motéis concebido em formato Desktop e dispõe de diversos recursos WEB, como o Sismotel Analytics, atendendo às suas necessidades com excelência!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

Quero enviar um depoimento