• Home
  • Blog
  • Conheça as principais doenças ocupacionais para colaboradores de motel

Conheça as principais doenças ocupacionais para colaboradores de motel

conheca as principais doencas ocupacionais para colaboradores de motéis

Você sabe quais são as doenças mais presentes entre funcionários do setor moteleiro? Conhece os danos que elas podem causar em seus colaboradores? Gostaria saber como preveni-los? Doenças desenvolvidas no ambiente de trabalho são cada vez mais comuns não apenas entre funcionários de motéis como em todas as áreas. Esse mal pode afetar o desempenho de seu motel e causar danos irreparáveis à sua equipe.

Pensando nisso, separamos as principais doenças ocupacionais para colaboradores de motéis e como preveni-las. Confira!

Principais doenças ocupacionais

Entre as doenças ocupacionais, existem disfunções que podem prejudicar a mobilidade do corpo e a mente de sua equipe, conheça mais sobre elas.

Lesão por Esforço Repetitivo ou LER

Essa lesão é uma das mais comuns entre os funcionários do setor moteleiro. Ela é causada pela execução repetitiva e prolongada de determinado movimento. Outra causa da LER é a má postura durante o expediente de trabalho. Ela causa diminuição da mobilidade e dores crônicas que tendem a piorar com o tempo.

Por serem comumente confundidas com lesões passageiras, os enfermos demoram para procurar tratamento, o que pode atrasar a recuperação. O agravamento da doença pode prejudicar drasticamente a realização das tarefas dos colaboradores, prejudicando os processos.

Dorsalgia

Dorsalgia, ou como é comumente conhecida Hérnia de disco, é uma doença presente na coluna ocasionada pela força excessiva aplicada no tronco do funcionário. Geralmente, ela está relacionada ao levantamento de grandes pesos e de forma incorreta, como sem a utilização da cinta de postura. A dorsalgia também apresenta sintomas relacionados à obesidade e ao sedentarismo. São bastante comuns entre as camareiras por executarem agachamentos repetitivos, as causando forte dores nas costas, que podem ser constantes ou intermitentes.

Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho ou DORTs

Como a LER, os DORTs também são geralmente causados por má postura, sobrecarga, repetição de movimentos e esforço físico. Contudo, outras causas podem ser impactos na área atingida e até estresse emocional. No setor moteleiro a doença costuma afetar principalmente a equipe de manutenção e de lavanderia por realizarem tarefas que exigem maior esforço físico. Quem desenvolve esse mal costuma se queixar de sensação de desconforto e peso no membro afetado, além de perda da força muscular. Alguns exemplos de distúrbios dessa categoria são bursites, mialgias e tendinites.

Doenças psicossociais

Sendo alguns dos males que mais crescem no mundo, as doenças psicossociais afetam não somente os funcionários de motéis como toda a população. Elas são caracterizadas por danos de ordem física e mental como ansiedade, estresse, gastrite e úlcera. Presente principalmente nos atendentes que tem contato com o publico, as doenças psicossociais podem ser desencadeadas por diversos fatores, como pressão no ambiente de trabalho, metas inatingíveis, sobrecarga do funcionário e fala de perspectiva na carreira.

Como prevenir doenças ocupacionais

Para garantir o sucesso de seu motel, você deve contar com uma equipe que consiga realizar as demandas impostas. Para isso, você deve tomar medidas para prevenir sua equipe das doenças que o trabalho pode gerar, veja alguma delas:

  • invista em ginástica laboral;
  • monte um ambiente de trabalho adequado para a postura de seus colaboradores;
  • dê descanso aos seus funcionários durante o expediente;
  • converse com sua equipe para buscar pontos de melhorias no local de trabalho;
  • proponha metas atingíveis;
  • proporcione equipamentos de segurança;
  • ofereça assistência psicológica à sua equipe.

Como você pôde observar no artigo, as principais doenças ocupacionais são recorrentes em ambientes de trabalho e também podem afetar a sua equipe. Você precisa contar com funcionários saudáveis para alcançar os resultados que seu motel busca. Por isso, é importante investir em práticas que garantem a saúde física e mental de seus colaboradores e que melhorarem o clima no ambiente de trabalho.

Para saber mais sobre cuidados no seu motel, aproveite para ler nosso outro artigo sobre motéis na quarentena!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

Quero enviar um depoimento