Descontos e promoções em motéis: entenda como fazer
Diante de um mercado bastante acirrado, os motéis precisam apostar em soluções criativas para conquistar novos clientes e fidelizar antigos visitantes. Dessa forma, promoções e descontos podem ser estratégias interessantes, mas será que vale a pena investir nessas formas de divulgação?
Se por um lado as promoções e descontos conseguem chamar a atenção das pessoas e contribuem para o aumento de vendas, por outro, se não forem bem planejadas, essas estratégias podem trazer muitos problemas para as empresas, como desvalorizar a marca do motel e prejudicar o faturamento.
Neste artigo vamos explicar as diferentes modalidades de promoções e descontos, assim como suas principais vantagens e desvantagens. Quer saber mais? Então não deixe de ler os próximos parágrafos!
Compre um ganhe outro
“Compre um, ganhe outro” ou “Compre dois e ganhe o terceiro grátis” são estratégias utilizadas em motéis visando potencializar a venda de determinados produtos dentro da suíte. Essa modalidade de desconto é bem simples de ser implementado quando o motel utiliza um software de gestão que faça tal controle.
Essa promoção pode ser aplicada em produtos específicos ou até mesmo em um determinado grupo de produtos (bebidas, amenities ou refeições). Mas para o motel obter sucesso com a promoção “Compre um, ganhe outro”, é fundamental que o gestor atente-se a algumas questões como:
- Qual será a data de início e fim da promoção;
- Se haverá alguma exceção, ou seja, se dentro do grupo bebidas a água mineral não irá participar por exemplo;
- Quais as categorias de suítes serão contempladas;
- Qual a grade de dias e horários que a promoção estará ativa;
- Qual o período minimo de permanência do cliente na suíte para que ele participe da promoção;
- Condição para a regra ser aplicada, ou seja, “a cada 3 cervejas consumidas o cliente irá ganhar 1” por exemplo;
- E principalmente, quais serão os usuários ou recepcionistas que terão permissão de utilização da promoção.
Entenda como funciona essa configuração de promoção, no Sismotel, em nossa base de conhecimento.
Cortesias
Esse é o modelo de promoção mais utilizado em motéis. Nele, as empresas definem um valor fechado de desconto e distribuem para seus clientes. O valor pode variar conforme a estratégia de campanha, indo de 5% a 10% na hospedagem e, em alguns casos, superando esses números e atingindo porcentagens maiores.
Porém, na hora de conceder esse tipo de desconto em seu motel, é importante planejar com cuidado. Conceder grandes valores pode prejudicar à sua margem de lucro. Assim, para adotar essa estratégia, é preciso ter certeza que tenha caixa para cobrir os descontos ou ainda que pode recuperar esse dinheiro em outros serviços.
Descontos progressivos
Ao contrário do item anterior, essa modalidade de promoção consiste em oferecer porcentagens de descontos maiores à medida que a pessoa frequenta o motel. Dessa forma, as taxas de abatimento vão aumentando progressivamente de acordo com o volume de consumo e/ou hospedagem do cliente. Essa modalidade é muito conhecida como Programa de Fidelidade, onde o cliente acumula pontos através de regras pré definidas em um regulamento.
Os descontos progressivos ajudam a aumentar sua margem de lucro ao estimular o consumo recorrente dos serviços oferecidos pelo motel. Porém, é preciso deixar claro as condições para que o cliente tenha acesso à promoção. Isso evita problemas com a sua campanha e garante o bom resultado.
Para essa estratégia de descontos, contar com uma plataforma web, para que o cliente possa se cadastrar e acompanhar seu histórico de créditos e resgates, é essencial para gerar mais credibilidade ao motel.
Cupons de desconto
Os cupons são mecanismos interessantes para atrair clientes, que conseguem consumir os serviços desejados com condições melhores. Além disso, podem obter esse benefício tanto na portaria do motel, mídias tradicionais (como campanhas em rádios que possuem grande alcance), por meio do site ou redes sociais da empresa — que funcionam como elementos de atração e captação.
Mas é preciso ter cuidado com esses cupons de desconto: quando usado em cima de um serviço de alta saída pode significar redução da margem de lucro para a empresa, pois há aumento de vendas, mas por um ticket médio menor. Ou seja, é interessante direcionar para quais categorias de suítes, períodos, dias e horários essas promoções e descontos serão válidas.
Atrair e fidelizar clientes é um processo trabalhoso, mas essencial para qualquer tipo de negócio. Portanto, antes de definir promoções e descontos, avalie os prós e contras de cada campanha para saber qual delas trará mais resultados para o seu negócio.
Seja qual for a modalidade de promoção adotada em seu motel, o Sismotel terá a funcionalidade certa para gerenciá-la. Utilizar descontos sem a correta gestão pode trazer sérios problemas de fraudes na empresa, causando um problema social interno capaz de prejudicar toda a equipe.
O que achou deste artigo sobre as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de promoções e descontos? Então não deixe de ler este texto sobre como controlar a entrada e saída de clientes do motel!