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Promoções e descontos: como saber se eles valem a pena para o negócio

Promoções e descontos: como saber se eles valem a pena para o negócio

Diante de um mercado bastante acirrado, as redes de motéis precisam apostar em soluções criativas para conquistar novos clientes e fidelizar antigos visitantes. Dessa forma, promoções e descontos podem ser estratégias interessantes, mas será que vale a pena investir nessas formas de divulgação?

Se por um lado as promoções e descontos conseguem chamar a atenção das pessoas e contribuem para o aumento de vendas, por outro, se não forem bem planejadas, essas estratégias podem trazer muitos problemas para as empresas, como desvalorizar a marca da rede de motéis e prejudicar o faturamento.

Neste artigo vamos explicar as diferentes modalidades de promoções e descontos, assim como suas principais vantagens e desvantagens. Quer saber mais? Então não deixe de ler os próximos parágrafos!

Descontos pré-definidos

Esse é o modelo de promoção mais utilizado no mercado. Nele, as empresas definem um valor fechado de desconto e distribuem para seus clientes. O valor pode variar conforme a estratégia de campanha, indo de 5% a 10% e, em alguns casos, superando esses números e atingindo porcentagens maiores.

Porém, na hora de conceder esse tipo de desconto em sua rede de motéis, é importante planejar com cuidado. Conceder grandes valores pode prejudicar à sua margem de lucro. Assim, para adotar essa estratégia, é preciso ter certeza que tenha caixa para cobrir os descontos ou ainda que pode recuperar esse dinheiro em outros serviços.

Descontos progressivos

Ao contrário do item anterior, essa modalidade de promoção consiste em oferecer porcentagens de descontos maiores à medida que a pessoa frequenta o motel. Dessa forma, as taxas de abatimento vão aumentando progressivamente de acordo com o volume de consumo ou contratação de maior número de serviços.

Os descontos progressivos ajudam a aumentar sua margem de lucro ao estimular o consumo recorrentes dos serviços oferecidos pelo motel. Porém, é preciso deixar claro as condições para que o cliente tenha acesso à promoção. Isso evita problemas com a sua campanha e garante o bom resultado.

Cupons de desconto

Os cupons são mecanismos interessantes para atrair clientes, que conseguem consumir os serviços desejados com condições melhores. Além disso, podem usar esse benefício tanto na portaria do motel ou por meio do site ou redes sociais da empresa — que funcionam como elementos de atração e captação.

Mas é preciso ter cuidado com esses cupons de desconto: quando usado em cima de um serviço de alta saída pode significar redução da margem de lucro para a empresa, pois há aumento de vendas, mas por um valor menor. Ou seja, é interessante direcionar para quais serviços valem a pena oferecer essas promoções e descontos.

Atrair e fidelizar clientes é um processo trabalhoso, mas essencial para qualquer tipo de negócio. Portanto, antes de definir promoções e descontos, avalie os prós e contras de cada campanha para saber qual delas trará mais resultados para o seu negócio.

O que achou deste artigo sobre as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de promoções e descontos? Então não deixe de ler este texto sobre como controlar a entrada e saída de clientes do motel!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

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