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Como criar e automatizar um ranking de clientes para o seu motel

Como criar e automatizar um ranking de clientes para o seu motel

Você sabe como funciona o ranking de clientes? Assim como em qualquer negócio, ao passar do tempo, você cria uma cartela de clientes mais assíduos que frequentam seu estabelecimento com mais frequência. Esses clientes devem ser tratados com mais atenção pela empresa, com foco em sua fidelização, algo que gera valor para a marca e reduz os custos do negócio.

Para isso, é comum oferecer benefícios que valorizam a relação entre a marca e o cliente. A prática mais comum para conseguir os dados cadastrais é o uso de cartões de fidelidade, porém, no ramo de motéis ela não é tão funcional, devido a busca por mais privacidade. Portanto, o ideal é fazer o uso do CPF, que é apenas um número que não invade a discrição, ou então o uso da placa do veículo (menos usada).

Pensando nisso, colocamos abaixo as principais informações sobre o que é um ranking de clientes para motéis e como criá-lo na sua empresa! Confira:

O que é um ranking de clientes?

Um ranking de clientes é uma lista com todas as pessoas ou empresas que já fizeram negócios com você, organizados de acordo com uma característica específica.

Elas podem ser feitas considerando número de uso, colocando clientes mais assíduos no topo, ticket médio gasto no estabelecimento, formas de pagamento ou o tipo de quarto usado. A escolha depende do que a sua empresa valoriza mais ou onde quer investir.

Por que fazer um ranking de clientes do meu motel?

Os rankings auxiliam na sua estratégia de marketing, mostrando quais clientes podem ser usados para diversas estratégias, como o envio de promoções ou condições especiais.

Além disso, ele é importante para identificar aqueles clientes que já são fidelizados e devem ser tratados de forma exclusiva pela empresa, uma vez que sua perda representa algo muito prejudicial para o negócio — como seria o caso de perder um cliente que frequenta o motel periodicamente, escolhe o melhor quarto e possui um ticket médio 2 vezes maior que o comum, por exemplo.

Em casos como esse, a empresa pode oferecer benefícios exclusivos e brindes que mostrem o valor que o cliente tem, aumentando sua satisfação com o serviço e sua intenção de manter o uso do local — afinal, um cliente insatisfeito pode representar um grande custo para a sua empresa.

Como fazer o meu ranking automatizado?

Existem duas formas possíveis para automatizar um ranking de clientes. A primeira, mais trabalhosa, porém de baixo investimento, é usar uma planilha no Excel ou Google Sheets, onde é possível criar um sistema automático de cadastro e banco de dados. Essa opção funciona apenas de forma temporária, uma vez que com o crescimento da empresa o risco de perder dados e o sistema falhar é enorme.

A segunda opção é contratar uma empresa que ofereça um software de gestão. Existem opções generalistas, que atendem qualquer perfil de negócio, e aquelas que são especializadas em soluções para motéis.

Recomenda-se o uso da segunda opção, uma vez que seu produto é pensado para solucionar os problemas desse segmento específico. Dentro de suas diversas funcionalidades se encontra o controle e cadastro de clientes, que pode fazer o ranking de forma automática para você.

Entendeu como usar um ranking de clientes no seu motel? Se você não quer perder as vantagens dessa prática, entre em contato com a Sismotel e comece já o seu projeto!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

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