Como criar e automatizar um ranking de clientes para o seu motel
Você sabe como funciona o ranking de clientes? Assim como em qualquer negócio, ao passar do tempo, você cria uma cartela de clientes mais assíduos que frequentam seu estabelecimento com mais frequência. Esses clientes devem ser tratados com mais atenção pela empresa, com foco em sua fidelização, algo que gera valor para a marca e reduz os custos do negócio.
Para isso, é comum oferecer benefícios que valorizam a relação entre a marca e o cliente. A prática mais comum para conseguir os dados cadastrais é o uso de cartões de fidelidade, porém, no ramo de motéis ela não é tão funcional, devido a busca por mais privacidade. Portanto, o ideal é fazer o uso do CPF, que é apenas um número que não invade a discrição, ou então o uso da placa do veículo (menos usada).
Pensando nisso, colocamos abaixo as principais informações sobre o que é um ranking de clientes para motéis e como criá-lo na sua empresa! Confira:
O que é um ranking de clientes?
Um ranking de clientes é uma lista com todas as pessoas ou empresas que já fizeram negócios com você, organizados de acordo com uma característica específica.
Elas podem ser feitas considerando número de uso, colocando clientes mais assíduos no topo, ticket médio gasto no estabelecimento, formas de pagamento ou o tipo de quarto usado. A escolha depende do que a sua empresa valoriza mais ou onde quer investir.
Por que fazer um ranking de clientes do meu motel?
Os rankings auxiliam na sua estratégia de marketing, mostrando quais clientes podem ser usados para diversas estratégias, como o envio de promoções ou condições especiais.
Além disso, ele é importante para identificar aqueles clientes que já são fidelizados e devem ser tratados de forma exclusiva pela empresa, uma vez que sua perda representa algo muito prejudicial para o negócio — como seria o caso de perder um cliente que frequenta o motel periodicamente, escolhe o melhor quarto e possui um ticket médio 2 vezes maior que o comum, por exemplo.
Em casos como esse, a empresa pode oferecer benefícios exclusivos e brindes que mostrem o valor que o cliente tem, aumentando sua satisfação com o serviço e sua intenção de manter o uso do local — afinal, um cliente insatisfeito pode representar um grande custo para a sua empresa.
Como fazer o meu ranking automatizado?
Existem duas formas possíveis para automatizar um ranking de clientes. A primeira, mais trabalhosa, porém de baixo investimento, é usar uma planilha no Excel ou Google Sheets, onde é possível criar um sistema automático de cadastro e banco de dados. Essa opção funciona apenas de forma temporária, uma vez que com o crescimento da empresa o risco de perder dados e o sistema falhar é enorme.
A segunda opção é contratar uma empresa que ofereça um software de gestão. Existem opções generalistas, que atendem qualquer perfil de negócio, e aquelas que são especializadas em soluções para motéis.
Recomenda-se o uso da segunda opção, uma vez que seu produto é pensado para solucionar os problemas desse segmento específico. Dentro de suas diversas funcionalidades se encontra o controle e cadastro de clientes, que pode fazer o ranking de forma automática para você.
Entendeu como usar um ranking de clientes no seu motel? Se você não quer perder as vantagens dessa prática, entre em contato com a Sismotel e comece já o seu projeto!