• Home
  • Blog
  • Entenda a parceria de sucesso entre Recanto Motel e o Sismotel

Entenda a parceria de sucesso entre Recanto Motel e o Sismotel

Entenda a parceria de sucesso entre Recanto Motel e o Sismotel

Para que um negócio tenha um ótimo retorno, é preciso pensar em boas estratégias e promoções, fidelizar o cliente e oferecer um atendimento diferenciado, que se destaque perante a concorrência. No caso de um motel, todas essas características devem ser priorizadas, mas também é necessário contar com ferramentas que auxiliem em uma gestão eficaz e que contribuam para análises mais detalhadas dos resultados.

Foi essa preocupação que fez com que o Recanto Motel enxergasse no Sismotel uma parceria de sucesso. Pensando nisso, elaboramos este post para que você entenda um pouco mais sobre essa história e saiba quais são os diferenciais oferecidos por uma ferramenta como essa.

Fique por dentro sobre as melhorias observadas após a implementação desse software e entenda por que pode ser uma ideia investir nessa solução. Boa leitura!

Conheça o Recanto Motel 

Átilla Barbosa, proprietário do Recanto Motel, trabalhava com manutenção de sons e vídeos quando entrou para a administração desse ramo, área na qual ficou por alguns anos. Em 2003, começou a construção do empreendimento, cujas obras duraram cerca de 120 dias e foram finalizadas, na época, oferecendo 10 apartamentos aos seus clientes.

Localizado no Espírito Santo, o motel conta com as mais diversas suítes temáticas e com promoções diferenciadas — almoço grátis para as opções temáticas e com hidro, por exemplo — , além de sempre buscar oferecer mais qualidade em seus serviços.

A parceria com a Microtecs surgiu a partir do momento em que Átilla enxergou a necessidade de entender determinados dados sobre o seu negócio, como os custos mensais da empresa. Também existia a preocupação de contar com uma ferramenta que centralizasse essas informações para uma tomada de decisão mais eficaz.

Entenda os diferenciais do Sismotel 

A seguir, explicaremos quais são os principais diferenciais do Sismotel que permitiram uma gestão mais eficaz para o Recanto. Confira!

Suporte

Em um empreendimento, há o receio dos gestores quanto à adaptação da equipe às novas funcionalidades de um sistema. No entanto, Átilla não teve preocupações nesse sentido, uma vez que o suporte oferecido pelos profissionais do Sismotel é constante, especialmente quando há alguma atualização no software.

Automação

Entre os diferenciais que mais contribuíram para o sucesso do Recanto Motel, a automação está entre os destaques. Por meio do Sismotel, é possível que todas as ocupações sejam apontadas. Antes da implementação, existia a possibilidade de determinado cliente utilizar uma suíte sem que isso fosse registrado pelo funcionário do empreendimento, trazendo prejuízos para a administração.

Além disso, como o Sismotel oferece um pioneiro recurso de abertura de suítes por código de barras na chave, caso não ocorra o registro da suíte, por exemplo, equipamentos como som, ar e TV não são ligados, impedindo que os usuários façam o uso adequado dos serviços.

Retorno do investimento em um tempo rápido

O retorno de investir em um sistema como esse é praticamente imediato. Na gestão de uma empresa, independentemente do setor, há falhas humanas que podem prejudicar o processo e diminuir o lucro obtido ao longo dos meses. No motel em específico, pequenos erros — como o esquecimento do consumo dos clientes —, contribuem para que haja uma margem de prejuízo, que pode ser alta.

No entanto, o Sismotel é integrado com diversos setores do negócio. Por exemplo, caso falte algum produto em estoque (água, cerveja etc.), há como o gestor estar consciente desse fato, tomando providências para que situações como essas não se repitam em seu empreendimento e não gerem prejuízos.

Sistema personalizado para a gestão de motéis

Por fim, é preciso destacar sobre a importância de contar com um sistema que seja pensado justamente para a realidade da administração de motéis, com funcionalidades que trarão benefícios de acordo com as especifidades do negócio.

Ao contar com ferramentas de gestão utilizadas em qualquer outro tipo de empreendimento, algumas necessidades podem até ser supridas. No entanto, nenhuma delas trará as informações necessárias para que o gestor lide com decisões mais estratégicas, traga dados mais precisos e ofereça suporte para que o motel possa atender exatamente às demandas dos clientes.

Conheça outras funcionalidades de um sistema para motéis

Além das funcionalidades que trouxeram um destaque significativo para o Recanto, há outras vantagens de contar com um sistema como o Sismotel. A seguir, apresentaremos as principais. Veja!

Possibilidade de análise dos resultados

Ter todas as informações registradas em uma só ferramenta contribui não apenas para diminuir falhas humanas, como também para analisar quais são os resultados obtidos pelo seu negócio. Há determinadas épocas do ano que são mais movimentadas do que outras, mas utilizar um software específico permite que a sua empresa possa traçar estratégias para aqueles períodos de menor movimento.

Além disso, existe a possibilidade de pensar em alternativas para meses com maior fluxo de clientes, como o mês de junho — em que se comemora o Dia dos Namorados. A partir das informações avaliadas, pode-se entender também quais das ações foram bem-sucedidas e quais necessitam de pontos de melhoria, contribuindo para o aperfeiçoamento nos próximos anos.

Ainda existe a funcionalidade de personalizar a sua pesquisa para qualquer dia, hora e mês do ano, além de visualizar os resultados financeiros do período em específico. Ainda, o dashboard da ferramenta é atualizado minuto a minuto, trazendo maior confiabilidade para a análise dessas informações.

Visualização do fluxo de caixa

Visualizar o fluxo de caixa e entender quais são as entradas e saídas de capital do motel são atitudes essenciais para reduzir gastos em períodos de pouco movimento, por exemplo. Também existe a funcionalidade de agregar em uma só ferramenta todas aquelas contas a vencer, evitando o esquecimento por parte do gestor.

Destacamos ainda a possibilidade de visualizar essas informações de onde quer que o gestor esteja. Hoje, o dono de motel tem viajado por feiras e outros eventos com o intuito de conhecer as novidades para aplicá-las em seu negócio. Sendo assim, mesmo distante, há a opção de analisar todas as movimentações feitas.

Neste conteúdo, você pôde conhecer um pouco mais sobre a história do Recanto Motel e entender como ele se beneficiou com as funcionalidades oferecidas pelo Sismotel. Conforme observado, é essencial contar com uma ferramenta que ofereça as funções necessárias para esse negócio em específico, trazendo a personalização exigida para que o motel obtenha resultados mais eficazes e que contribuam para decisões estratégicas.

Caso tenha ficado interessado, entre em contato conosco, converse com alguns de nossos profissionais e se beneficie com as funcionalidades do Sismotel!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

Quero enviar um depoimento