3 cuidados para se ter com a recepção de motéis
Definitivamente, qualquer empresa que anseie pelo sucesso precisa otimizar os seus pontos de contato com os clientes, fazendo com que eles tenham maiores níveis de satisfação e mais propensão a manter um relacionamento comercial duradouro. Pensando nisso, preparamos um post mostrando os principais cuidados para se ter com a recepção de motéis.
Muitas vezes, nesse tipo de negócio, é o único local no qual há a oportunidade de que os funcionários possam prestar um atendimento direto, aprimorando a experiência dos usuários e impactando positivamente na sua fidelização.
Quer descobrir como fazer isso? Então, continue sua leitura!
1. Aposte no treinamento da equipe
Como dissemos anteriormente, a recepção costuma ser o único ponto de contato dos funcionários do motel com os clientes. Por isso, os colaboradores que atuam nesse setor precisam estar muito bem preparados, de maneira que consigam oferecer o melhor atendimento e também sejam capazes de solucionar qualquer demanda dos hóspedes.
Para a otimização do atendimento, é imprescindível investir em uma rotina de aprimoramento contínuo, até mesmo para que a equipe possa atuar segundo os padrões de serviço estabelecidos pela empresa. Além de cursos e reuniões internas de alinhamento, cogite também aulas pela internet, cursos e consultorias externas para realizar as capacitações.
2. Evite filas desnecessárias
Um dos maiores problemas que um motel pode enfrentar é deixar os seus clientes em filas desnecessárias. Como sabemos, esse é um tipo de estabelecimento no qual os usuários desejam discrição, e problemas nesse sentido podem simplesmente minar a credibilidade do negócio. Portanto, jamais deixe que essa má impressão fique na memória dos clientes.
Especialmente em datas de muito movimento, como no Dia dos Namorados, é preciso ter uma estratégia muito bem definida, como a liberação mais rápida de quartos pela equipe da limpeza e o aumento de colaboradores destinados para a área da recepção. Soluções em tecnologia, como o check-in e o check-out automáticos, também ajudam a agilizar os trâmites.
3. Cuide da decoração da recepção
Por fim, reforçando mais uma vez que a recepção costuma ser o único ponto de contato com o cliente em um motel, caprichar nesse quesito é ser algo imprescindível. Tenha em mente que as condições do local impactam no atendimento aos clientes e um ambiente agradável e esteticamente interessante ajuda a elevar a credibilidade do empreendimento.
Ainda que estejam apenas de passagem e precisem esperar suas reservas serem liberadas dentro dos seus carros, é importante que o local esteja limpo, que o trajeto até os quartos seja bem sinalizado e, se o contato for feito por meio de interfone, que o aparelho tenha um som claro e sem falhas, até para evitar constrangimentos. Some isso a uma equipe solícita, educada e prestativa, e seus resultados serão extraordinários.
Como você pôde ver, a maioria dos cuidados para se ter com a recepção de motéis são bastante simples, mas podem fazer toda a diferença na hora de fidelizar clientes e ter hóspedes extremamente satisfeitos depois de suas estadias!
Gostou de conhecer os principais cuidados para se ter com a recepção de motéis? Então, confira nosso outro conteúdo aqui no blog que fala sobre a importância das pesquisas de satisfação para os clientes!