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Reclamações de clientes insatisfeitos: saiba como lidar!

Reclamações de clientes insatisfeitos

Por mais que você invista na capacitação dos seus colaboradores, boa limpeza e estrutura do motel para oferecer um serviço e atendimento de excelência, é impossível agradar a todos. Dessa forma, sempre estará sujeito a clientes insatisfeitos e reclamações acerca do seu motel.

Mas, como lidar com essa situação? Você sabe o que fazer para reduzir os danos que um cliente insatisfeito pode gerar para o negócio? Entende qual a melhor forma de gerenciar as reclamações de quem frequenta o seu estabelecimento? Se não, está na hora de descobrir!

Leia nosso artigo e entenda dicas de ouro para lidar com as reclamações de clientes insatisfeitos!

Escute com atenção

Mesmo que seja impossível agradar a todos, é essencial que você tente entender qual a reclamação de cada um dos seus clientes. Afinal, essa é uma forma de investir na melhoria contínua do serviço que oferece no seu motel. Portanto, escute a reclamação com atenção, buscando entender quais foram os pontos críticos que motivaram esse feedback. Não retruque nesse momento e foque no que efetivamente deu errado durante o atendimento.

Não deixe que as emoções tomem conta

O seu motel não é apenas um negócio, mas sim uma organização com a qual você estabelece laços emocionais. Afinal, investe boa parte do seu tempo e energia nesse estabelecimento.

Portanto, é comum que, diante de reclamações dos clientes, os funcionários, gestores ou proprietários da empresa levem o feedback para o lado pessoal, deixando emoções tomarem conta e, inclusive, discutindo com os clientes. Isso é um grande erro que deve ser evitado nesse momento, pois só irá piorar a situação. O ideal é que você mantenha a calma e busque entender o feedback em termos objetivos, não levando para o lado pessoal.

Tente se colocar no lugar do cliente

É importante ter muita empatia na hora de lidar com as reclamações dos clientes. Dessa forma, tente se colocar no lugar do consumidor e imagine o que você sentiria se passasse por uma situação semelhante. Busque entender o que incomodou o cliente e, inclusive, acalmá-lo, mostrando que entende o motivo da reclamação.

Ofereça soluções práticas

Se o seu cliente fez uma reclamação direta para um dos colaboradores ou para você, é importante buscar por soluções práticas e objetivas. Afinal, ele está insatisfeito e reparar essa situação é essencial.

Dessa forma, caso o problema seja, por exemplo, cerveja menos gelada do que o ideal ou problemas com o prato solicitado, aproveite para se desculpar e ofereça uma nova refeição ou bebida de cortesia ao cliente. Cortesias no caso de problemas irreparáveis naquele momento também podem ser uma ótima opção, como é o caso da demora para atendimento ou falhas na higienização da suíte.

Além de todas as dicas apresentadas anteriormente, é necessário lembrar também que muitas pessoas costumam fazer suas reclamações em sites, seja por comentários ou avaliações na página do motel. Portanto, fique atento a esses canais de comunicação e monitore as queixas apresentadas nesses ambientes, procurando as melhores soluções e respondendo aos clientes de forma que eles entendam que você se preocupa com o feedback deles.

Lidar com reclamações de clientes insatisfeitos é um grande desafio para qualquer negócio. Afinal, é um momento que exige grande controle emocional e tato para evitar que o consumidor fique ainda mais insatisfeito, prejudicando a reputação do seu estabelecimento. Portanto, siga as nossas dicas e evite prejuízos para o seu motel!

Aproveite e propague essa informação para outros moteleiros compartilhando o artigo nas suas redes sociais!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

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