• Home
  • Blog
  • Recuperação da economia no Brasil: é o momento do moteleiro investir?

Recuperação da economia no Brasil: é o momento do moteleiro investir?

Recuperação da economia no Brasil: é o momento do moteleiro investir?

Nos últimos anos, o Brasil passou por um período de crise e instabilidade da economia. Muitos motéis sentiram o impacto, principalmente porque o país vinha de um período de crescimento.

Agora, que os números do PIB começam a crescer de novo, apesar de ser de uma forma tímida, muitos moteleiros se perguntam: é hora de começar a investir de novo? Qual o cenário esperado para os próximos anos? Se você também está com essa dúvida, é hora de ler este artigo!

Entenda agora o que dizem as principais pesquisas sobre a recuperação da economia no Brasil e se é o momento de investir na expansão do seu motel!

Como está a economia na atualidade

Desde 2014, o Brasil tem sentido os efeitos de uma das piores crises financeiras que o país já enfrentou. Segundo dados do IBGE, houve um crescimento modesto do PIB em 2014. Já em 2015, esse índice sofreu uma forte queda de 3,5% em comparação com o ano anterior, seguida por mais uma queda no ano seguinte, de 3,3%. Foi nesse momento que os efeitos da crise foram sentidos com mais intensidade pela população e pelos empreendedores.

Nos anos seguintes, o PIB registrou pequenos aumentos. Para se ter uma ideia, no seu ponto mais alto, em 2012, esse índice fechou em 2,6 trilhões de dólares. Após o leve crescimento pós-crise, em 2017, esse índice foi de pouco mais de 2 trilhões de dólares. Hoje, a economia mostra sinais de recuperação. Em 2018, o PIB fechou com um crescimento de 1,12% e a expectativa é de que esse crescimento se mantenha.

Previsões de recuperação da economia no Brasil para os próximos anos

Para a próxima década, a expectativa é que o país se recupere totalmente da crise dos últimos anos. Os sinais de melhora já são identificados e os mais otimistas já afirmam que, em 2022, a economia estará totalmente recuperada.

Apesar de ainda estarem um pouco cautelosos, os economistas já acreditam na recuperação. No terceiro trimestre de 2019, o crescimento do PIB já superou as expectativas. O setor de serviços, e isso inclui o segmento de motéis, é um dos principais responsáveis por esse crescimento.

Apesar do chamado otimismo moderado compartilhado pelos economistas, o fato é que o Brasil se recupera, dando indícios de um crescimento do PIB acima de 2% em 2020. Contudo, você sabe como isso impacta a sua realidade?

Impactos da recuperação da economia

Assim como os impactos da crise foram sentidos, os da recuperação também serão. Esse novo cenário atrai investimentos para o país e movimenta a economia. As pessoas passam a consumir mais, fazer mais compras, utilizar mais os serviços. Com isso, as empresas também se recuperam, retomando seus lucros.

Se é o momento de expandir? Não existe uma resposta única para essa pergunta. O cenário é positivo, indicando que os riscos são menores que há alguns anos. Moteleiros mais conservadores diriam para esperar um pouco mais até que a economia efetivamente se recupere. Entretanto, para quem gosta de correr riscos, esse pode ser o momento ideal para conquistar o mercado que surgirá com a recuperação econômica do país.

Como você pôde perceber, o cenário é positivo. Ainda não há certeza sobre a recuperação da economia no Brasil, mas tudo indica que estamos nesse caminho. Portanto, analise as contas do seu motel e seu perfil empreendedor antes de tomar a decisão sobre expandir ou não o seu negócio nesse momento.

Aproveite e deixe um comentário abaixo contando sua decisão, experiência ou, até mesmo, dúvidas sobre o assunto!

Contabilidade básica para motéis

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

Quero enviar um depoimento