• Home
  • Blog
  • Gestão de rede de motéis: como utilizar a tecnologia como aliada?

Gestão de rede de motéis: como utilizar a tecnologia como aliada?

Gestão de rede de motéis: como utilizar a tecnologia como aliada?

Para que a sua rede de motéis atinja resultados satisfatórios, é primordial a adoção de diversas estratégias, muito mais do que apenas colaboradores preparados e uma boa comunicação com os clientes. Diante disso, uma gestão otimizada deve ser considerada como um dos principais pontos nesse contexto, com a ajuda da tecnologia.

Pensando nisso, mostraremos neste post como os softwares e soluções jurídicas aplicadas em motéis são a maneira para organizar o seu estabelecimento da forma mais eficiente possível. Confira o nosso conteúdo a seguir!

Qual a importância da gestão para uma rede de motéis?

Como em qualquer negócio, a implementação de uma gestão empresarial deve sempre integrar metas, objetivos e fundamentos organizacionais. No caso dos motéis, essa situação pode ser ainda mais complexa, já que envolve serviços de suíte, restaurante, atendimento online, bem como estrutura financeira, comercial e administrativa.

Um motel gera diversos dados sobre o funcionamento e desempenho do negócio todos os dias. Além disso, são estabelecimentos com processos internos muito específicos, como equipes de limpeza para liberar as suítes e recepcionistas para disponibilizar a entrada dos carros.

Por conta dessa complexidade e volume de informações é que a gestão para uma rede de motéis é tão importante. Uma boa administração atrai resultados eficazes para todos os setores do negócio, como a produtividade da equipe, o avanço financeiro, o aumento da clientela e a centralização das informações.

Como fazer uma gestão de rede motéis?

Algumas práticas empresariais são muito interessantes e relevantes para fazer uma gestão de rede de motéis. Conhecer a sua empresa precisa ser o primeiro ponto a ser observado. Além disso, compreender os processos pelos quais os serviços no motel passam, as funções de cada colaborador, os pontos fortes e fracos, ou seja, todo o tipo de informação pertinente ao estabelecimento.

Outro ponto relevante para fazer uma gestão eficiente é o conhecimento de mercado. Um bom gestor precisa ter a consciência das necessidades e desejos dos clientes, das mudanças e inovações que ocorrem no setor moteleiro.

Outro tópico que merece ser destacado é o planejamento financeiro. Assimilar os custos, gastos, lucro e quaisquer transações econômicas do motel é extremamente importante, pois esse é o combustível para desenvolver o negócio.

Todas essas informações precisam ser analisadas e expostas para os gestores da empresa; porém, essa pode ser uma tarefa trabalhosa e complexa. É por isso que a tecnologia existe.

Soluções inovadoras surgiram para facilitar o trabalho dos gestores e podem ser aplicadas no setor moteleiro. O Sismotel, por exemplo, utiliza o módulo analytics, a fim de centralizar informações e fornecer dados completos e personalizados para que o gestor do motel possa conduzir o seu negócio com organização, eficiência e produtividade.

Quais ferramentas podem ajudar na gestão de uma rede de motéis?

Um software centraliza todas as ferramentas necessárias para uma boa gestão de motéis. Quanto mais completo e mais módulos tiver, mais eficiente, econômico e otimizado o negócio pode ficar. Vejamos algumas funcionalidades que um sistema tecnológico para motéis pode ter:

Sistemas de automação

Sistemas de automação podem reduzir mais de 30% do consumo de energia elétrica, pois identificam quando as suítes são liberadas, controlam os portões por meio de sensores e apresentam leds de indicação do status da suíte. Além disso, as locações fraudulentas são eliminadas quando essa ferramenta é instalada.

Ferramenta gerencial

A ferramenta gerencial é outro ponto interessante. O gestor tem acesso a demonstrativos de resultados, auditorias de eventos, descontos e cancelamentos, análise detalhada de tarifação de suítes, performance dos colaboradores, análise de ociosidade de camareiras, ranking de clientes, principais produtos vendidos e sua lucratividade.

Para auxiliar nos procedimentos internos, os softwares de gestão de motéis apresentam módulos de estoque, realizando reposição otimizada de turno, sem a necessidade de digitação de todos os produtos a serem repostos. Ademais, contam com um controle de validade de lotes de produtos, derivação de insumos para montagem de kits, inventário de estoque e gerenciamento de produtos entre filiais.

Com relação ao consumidor, o software também pode ajudar. Com a ferramenta de autoatendimento, há a otimização da entrada de clientes no motel de forma ágil e discreta. Além do mais, o cliente pode visualizar fotos, preços e demais informações relevantes do motel em uma tela touchscreen. Nesse mesmo sentido, a auto liberação foi desenvolvida para descomplicar a saída das pessoas nas suítes, com sigilo e rapidez.

Outro item interessante a ser observado nas soluções tecnológicas para motéis é o módulo fiscal. Esse desenvolvimento emite Nota Fiscal Consumidor Eletrônica, Nota Fiscal de Serviço Eletrônica e o Sistema Público de Escrituração Digital.

Quais os benefícios do uso de softwares para gestão de rede de motéis?

Todas as ferramentas e módulos que essas soluções inovadoras apresentam agregam valor para o negócio, em diferentes setores e possibilidades.

A integração de um sistema gerencial agrupa todas as informações do motel em um só lugar, desde o atendimento na recepção, até o fluxo financeiro. É um meio que centraliza os dados e facilita a compreensão e análise.

A redução de erros também pode ser observada ao implementar um software de gestão. Com os dados centralizados em um sistema, evita-se um eventual retrabalho.

A otimização de tempo e dinheiro também atrai os gestores que se interessam por uma gestão automatizada em seu motel. Programas desenvolvidos exclusivamente para o segmento de motéis têm módulos e uma estrutura completa que pode aumentar a produtividade do negócio em até 80%. Quanto ao financeiro, o motel pode contar com uma equipe menor e um estoque aperfeiçoado e controlado.

Portanto, mostramos como uma gestão pode ser importante, não apenas para os motéis. Além disso, a solução que os gestores atuais do ramo moteleiro estão encontrando para organizar o seu negócio é por meio da implementação de um software de gestão, já que eles apresentam uma infinidade de vantagens e benefícios.

Por isso, se você procura esse recurso para introduzir na sua rede de motéis, entre em contato com o Sismotel, o maior e mais completo sistema para gestão desenvolvida exclusivamente para o mercado de motéis, focado na segurança, redução de custos, aumento de produtividade e praticidade!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 2002 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro e condominial.
  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, Motel UP / CE

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Felipe, Yes Motel / ES

  • Não podemos dizer ao certo o quanto economizamos com energia após a instalação da automação elétrica. Porém, posso garantir que os números foram positivos e satisfatórios em relação a fraudes, este foi o motivo por optarmos em instalar o Sismotel e a automação e estes números ultrapassam os 70% com certeza. Hoje seria impossível trabalhar sem a automação e o sistema Sismotel, pois a logística operacional mudou, ficou eficiente e rápida. Estamos muito satisfeitos. Parabéns a Microtecs e Toda sua Equipe!

    Junior, proprietário. Motel Fly / ES

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel / ES

  • Toda vez que nós precisamos o atendimento é imediato, sou prontamente atendido, a turma é muita atenciosa, posso fechar os olhos e saber que tudo será resolvido. Acho muito interessante receber em meu e-mail o histórico dos chamados, detalhando todo atendimento.

    Eber Garcia, gerente. Motel Cat’s / MG