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Reservas em motéis: como gerir o crescimento desse recurso?

Gerindo reservas em motéis

Já aconteceu de o seu cliente chegar até o motel e ter que esperar para conseguir uma suíte devido à lotação? Ou, talvez, até tenha uma suíte disponível, mas não era a que ele desejava? Muitas vezes, diante dessas situações, os clientes preferem deixar o motel e partir para a concorrência, fazendo com que você perca um consumidor.

É aí que entram as reservas em motéis, um recurso já bem conhecido no setor hoteleiro e que vem mostrando que chegou para ficar também entre os moteleiros. Porém, gerenciar esse novo serviço pode ser um grande desafio, principalmente por se tratar de uma novidade, um processo que foge do que os seus colaboradores estão acostumados.

Quer saber como fazer isso? Então, leia este artigo e entenda mais sobre as reservas em motéis!

O crescimento das reservas em motéis

O setor moteleiro está em constante transformação, surgindo novos conceitos, serviços e tecnologias inovadoras todos os anos. Entre elas está o recurso de reservas, algo que já era comum na hotelaria, porém, ainda não havia ganhado espaço entre os motéis.

Hoje, a situação é outra. Com o avanço da tecnologia os clientes estão utilizando cada vez mais o serviço de reservas, inclusive no setor moteleiro. Isso porque existem sites e aplicativos que permitem que as pessoas reservem uma suíte de motel com antecedência, evitando filas e o risco de não ter vagas no estabelecimento de preferência.

Portanto, escolher a suíte na porta do motel de acordo com a disponibilidade do estabelecimento é um hábito que tende a ficar no passado. É essencial que você entenda como utilizar e, inclusive, gerenciar esse recurso de forma a se manter alinhado às demandas do mercado e, com isso, garantir um bom posicionamento do negócio perante a concorrência.

Por que investir no serviço de reservas

Investir no serviço de reservas traz uma série de benefícios para o seu motel. Entenda um pouco mais sobre os principais deles!

Gera praticidade e conforto para os clientes

Quando você oferece a opção de reservas para os seus clientes, agrega valor aos serviços uma vez que garante praticidade e conforto. Isso porque eles podem reservar a suíte de preferência com antecedência, sem a necessidade de enfrentar filas na entrada do motel, garantindo que terão a experiência que desejam no seu estabelecimento.

Coloca o seu motel a frente da concorrência

O serviço de reservas, apesar de estar crescendo, ainda é novo no setor moteleiro. Portanto, quando você adere a esse recurso, mostra que está atento às tendências de mercado e ainda cria um diferencial competitivo para o seu negócio, se destacando da concorrência perante o público.

Potencializa os seus lucros

Por ser um serviço que agrega valor ao seu negócio, as reservas podem ser mais uma forma de encantar e conquistar os seus clientes. Com isso, você não apenas atrai mais pessoas para o motel, como também aumenta as chances de cultivar clientes fiéis. Tudo isso impacta diretamente na rentabilidade do negócio, potencializando os lucros.

Como funcionam as reservas em motéis

Mas, você pode estar se perguntando: como funcionam as reservas em motéis na atualidade? Quais são as formas preferidas entre os clientes e os moteleiros? É exatamente isso que descobrirá agora!

Existem diversas formas de implementar o sistema de reservas no seu motel. A mais comum e, também, mais tradicional, é o contato direto com o estabelecimento. Nessa modalidade, o cliente entra em contato com o seu motel por meio de telefone, mensagem ou e-mail, por exemplo. A partir disso, um colaborador deve reservar manualmente a suíte escolhida, de acordo com o dia e horário preferido por ele. Alguns estabelecimentos pedem, inclusive, que o cliente deposite um valor para garantir a reserva e evitar a perda financeira do motel.

Parece complicado, não é mesmo? E é! Não é à toa que esse serviço não era muito utilizado há alguns anos atrás. Porém, existem outras formas de realizar esse processo utilizando a tecnologia a seu favor.

É o caso do Guia Go, um aplicativo desenvolvido especificamente para o setor moteleiro. Ele mostra os motéis próximos aos clientes e permitem que eles escolham e reservem uma suíte. O pagamento é feito pelo aplicativo e o cliente tem um tempo, pré definido pelo motel, para se deslocar até o local e aproveitar a reserva.

A importância de ter a tecnologia e automação como aliadas

O serviço de reservas traz diversos benefícios e se mostra como uma grande tendência no setor moteleiro. Porém, na hora de implementá-lo, você pode encontrar algumas dificuldades, principalmente relacionadas à gestão desse recurso.

Para entender melhor, imagine que um cliente realizou uma reserva no seu motel por telefone, mas o seu colaborador esqueceu de registrá-la. Pode ser que ele chegue e a suíte esteja ocupada ou, até mesmo, reservada para uma outra pessoa. Outro problema também pode estar relacionado ao pagamento, principalmente para motéis que pedem que um depósito seja feito para garantir a reserva. Esse processo pode fazer com que você não tenha controle sobre quais reservas já foram pagas, gerando problemas financeiros e, até mesmo, situações desconfortáveis com os clientes.

É aí que tecnologia e automação entram como grandes aliadas da gestão de reservas em motéis. Diante de todos esses problemas, imagine um software que garanta controle sobre todas as reservas e, inclusive, recebimentos do motel. A maioria das dificuldades poderia ser solucionada facilmente, não é mesmo?

Existem sistemas que são totalmente integrados aos sites e aplicativos de reservas. Portanto, quando um cliente utiliza o Guia Go, por exemplo, o sistema registra a reserva na suíte sem a necessidade de nenhuma intervenção humana. Isso também é possível no site do Guia de Motéis, através do serviço de desconto Cupom Digital.

O recurso de reservas em motéis está em crescimento e a tecnologia é uma das principais responsáveis por isso. Dessa forma, para se manter competitivo no mercado é importante que você considere oferecer também esse serviço para os seus clientes. Na hora de realizar a gestão do novo processo, a tecnologia pode ser sua grande aliada, principalmente quando se fala em softwares de gestão que permitem integração com sites e plataformas de reservas de forma automática, sem a necessidade de intervenção humana.

Quer conhecer um software desse tipo? Então, solicite um orçamento no site da Sismotel agora mesmo e aproveite esses e outros recursos que o nosso sistema oferece!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

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