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Entenda o conceito de Revenue Management em motéis

O conceito de “revenue management” — traduzido como gestão de oferta — permite que você gerencie a oferta e o preço das suítes de acordo com a demanda dos clientes, potencializando as receitas do seu motel. Isso porque, ter lotação máxima, ou seja, todas as suítes ocupadas, não é sinônimo de lucro.

Ele funciona como uma forma de antecipar a demanda dos clientes do seu motel de forma a calcular os preços de acordo com esses dados. Para entender melhor, basta lembrar-se do que as companhias aéreas fazem em relação ao preço das passagens, modificando-o de acordo com a previsão da demanda. Essa é a aplicação mais clássica do revenue management, que pode ser implementado também no seu motel.

Quer saber como fazer isso? Então continue a leitura e descubra!

Entenda a demanda dos seus clientes

Em primeiro lugar, é essencial que você comece entendendo qual a demanda dos clientes ao longo do tempo. Para isso, investigue o histórico de dados do seu motel e, caso tenha acesso, o mapa de calor do estabelecimento, para entender qual é o fluxo regular de clientes do estabelecimento e, com isso, gerar dados para embasar o planejamento. Além disso, faça pesquisas de mercado para entender o que o seu cliente deseja, de forma a vender a suíte certa, para o cliente certo, no momento certo e com o preço adequado.

Pense na sazonalidade

Também é importante estudar a sazonalidade da demanda para implementar o revenue management no seu motel. Nesse aspecto, é importante levar em consideração as particularidades do setor moteleiro. Enquanto em hotéis o ciclo de sazonalidade varia ao longo do ano, no motel o ciclo de variação é mais curto, variando bastante ao longo da semana. Dessa forma, avalie bem a sua sazonalidade pensando nessas particularidades.

Planeje o processo a longo prazo

Agora é a hora de planejar a implementação desse conceito no seu motel. É importante saber que ele envolve mais do que apenas uma mudança de preços, mas também o setor de marketing e de divulgação e uma gestão financeira como um todo. Também é essencial lembrar que o revenue management não é uma estratégia de curto prazo, para ser utilizada com efeitos na próxima semana, mas sim de um planejamento a longo prazo, para 60 ou até mesmo 90 dias.

Portanto, com os dados relacionados à demanda dos clientes em mãos, comece a planejar os preços e, até mesmo, períodos de ocupação a serem disponibilizados nos próximos meses e, dessa forma, invista na divulgação e comunicação disso para os seus clientes.

Avalie resultados e mude caso necessário

Após implementar o revenue management, avalie os resultados na sua receita e lucros. Caso identifique problemas, não hesite em mudar o planejamento até efetivamente garantir o sucesso da estratégia.

O conceito de revenue management, muito utilizado na hotelaria e em companhias aéreas, também pode ser uma ótima forma de potencializar os lucros do seu motel. Ele exige estudo da demanda e previsões a longo prazo e pode ser o que você precisava para levar o negócio ao sucesso!

Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar a sua experiência com o revenue management? Então aproveite o espaço abaixo e deixe um comentário!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

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