• Home
  • Blog
  • 4 práticas para identificar e controlar riscos do negócio

4 práticas para identificar e controlar riscos do negócio

4 práticas para identificar e controlar riscos do negócio

Todo negócio está sujeito a uma série de imprevistos e acidentes. Por exemplo, pode surgir um concorrente muito próximo ao seu estabelecimento ou uma nova tendência de mercado que reduza o número de clientes da sua empresa. Tudo isso representa riscos para o negócio.

Identificar e controlar esses fatores é essencial. Afinal, por meio dessa prática, você será capaz de neutralizar e evitar esse tipo de problema. Além disso, pode se preparar para situações que estão fora do seu controle.

Quer saber como lidar com o risco do negócio? Então continue a leitura e descubra!

Afinal, o que é a análise de riscos do negócio? 

Antes de tudo, é essencial que você entenda o que é uma análise de riscos. Esse processo consiste em identificar todos os riscos aos quais o seu negócio está sujeito. A partir disso, há a possibilidade de criar estratégias para minimizar e, até mesmo, eliminar esses problemas. Caso não seja possível controlar determinado risco, ainda é possível que você se prepare para lidar com ele caso algo aconteça.

Quais as principais vantagens da análise de riscos para o negócio? 

Em uma empresa, um dos principais processos é a análise de riscos. Ela se refere ao momento de identificar quais são os possíveis imprevistos e ameaças ao seu negócio.

Descubra agora quais são as vantagens desse processo para o seu empreendimento.

Permite a neutralização de ameaças

Quando você realiza a análise de riscos no negócio, é possível neutralizar ou, pelo menos, amenizar as principais ameaças ao futuro do seu empreendimento. Isso porque você identifica todos os possíveis problemas e, a partir disso, é capaz de criar planos de ação a fim de se preparar para eles.

Previne prejuízos

Quando ocorre um problema ou imprevisto no seu negócio, é comum que existam perdas financeiras. Elas podem comprometer a saúde do estabelecimento como um todo e, com isso, ameaçar o funcionamento da empresa.

Ao realizar uma análise de riscos de qualidade, você se prepara para esses possíveis problemas, sendo capaz de evitar a maioria deles. Assim, é possível se prevenir contra prejuízos.

Gera insumos para a tomada de decisão

O processo de tomada de decisão é extremamente complexo e exige que você tenha acesso a dados confiáveis para garantir a melhor alternativa possível para o seu negócio. Contudo, com uma boa análise de riscos, pode-se gerar mais insumos para embasar esse processo dentro da empresa.

Como fazer uma análise de riscos eficiente? 

Agora que você já sabe o que é e quais as vantagens de realizar uma análise de risco do negócio, é hora de entender como fazer isso. Confira nossas 4 dicas de ouro!

1. Realize um diagnóstico institucional

Comece com um diagnóstico completo do seu estabelecimento. Entenda o funcionamento de cada um dos processos do local, analise o fluxo de caixa e descubra quais são os diferenciais e pontos fracos do empreendimento.

2. Utilize a matriz SWOT

A matriz SWOT é uma ótima ferramenta para realizar uma análise de riscos de qualidade. Por meio dela, é possível identificar as principais ameaças e pontos fracos do estabelecimento. Além disso, você também visualiza os pontos fortes e as oportunidades do negócio.

3. Liste os principais riscos

Liste todos os riscos que você identificou no seu negócio, tanto internos quanto externos. Pode ser que existam gargalos nos processos ou problemas com funcionários. Além disso, você precisa levar em consideração a sazonalidade, a possibilidade de recessão econômica e as inovações da concorrência.

4. Invista no modelo PDCA

Por fim, utilize o ciclo PDCA para garantir a continuidade do processo. Esse modelo consiste em um ciclo de 4 etapas: planejar, fazer, verificar e agir de acordo com os resultados. Dessa forma, você garante uma intervenção completa e eficiente em relação aos riscos que envolvem sua empresa.

Como você pôde perceber, a análise de risco do negócio é um processo essencial para a longevidade e o sucesso do seu empreendimento. Portanto, siga as nossas 4 dicas e comece, agora mesmo, a implementá-la no seu estabelecimento!

Gostou do nosso artigo? Então, que tal assinar a nossa newsletter? Assim, você recebe outros conteúdos interessantes diretamente no seu e-mail!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

Quero enviar um depoimento