• Home
  • Blog
  • Entenda o poder da segurança da informação em seu motel

Entenda o poder da segurança da informação em seu motel

Entenda o poder da segurança da informação em seu motel

Existem diversas ferramentas e processos que podem ser implementados no seu motel para garantir a segurança da informação. No entanto, é importante lembrar que, para cada negócio, há uma combinação diferente de estratégias, uma vez que a ideal depende das necessidades específicas da sua empresa.

Conheça as principais delas e descubra quais são as melhores para você. Tenha uma ótima leitura!

O que é segurança da informação?

No seu motel, você provavelmente tem computadores ou outros dispositivos móveis que utiliza para realizar processos de atendimento ao cliente ou de gestão. Além disso, eles devem ter acesso à internet, e pode ser, inclusive, que você armazene uma série de dados e informações em plataformas ou softwares online.

Apesar de ser essencial para o bom funcionamento do negócio, essa tecnologia está sujeita a ataques virtuais, envolvendo roubo de informações ou danos aos equipamentos. O conjunto de estratégias utilizadas para identificar esses riscos e prevenir a empresa deles é chamado de segurança da informação.

Esses processos envolvem tanto o diagnóstico dos possíveis problemas aos quais o seu motel pode estar sujeito quanto as estratégias que você utilizará para evitar que eles se concretizem.

Por que a segurança da informação é importante?

As informações de que você dispõe no seu motel são muito importantes por diversos motivos. Em primeiro lugar, elas contam a história do estabelecimento e evidenciam o funcionamento do negócio, as estratégias que funcionaram, os erros ao longo dos anos e, inclusive, a situação atual do motel. A partir desses dados, é possível fazer projeções, saber a métrica e, até mesmo, verificar se a economia está indo bem ou não.

Além disso, elas também podem ser sigilosas, como dados relacionados aos clientes ou dados bancários do negócio, essenciais para o bom funcionamento do empreendimento, mas que não podem ser divulgados para o público. Por fim, os equipamentos utilizados também são um investimento do motel e foram adquiridos com os recursos financeiros do negócio.

É aí que entra a importância da segurança da informação. Por um lado, os seus dados são valiosos para a continuidade e para o sucesso do empreendimento e, dessa forma, qualquer perda pode custar caro.

Além disso, a divulgação de informações sigilosas pode causar uma série de transtornos para o motel, como processos por parte de clientes e colaboradores, problemas com a imagem do negócio e, até mesmo, a exposição da sua empresa para os concorrentes. Por fim, é importante lembrar que os ataques virtuais ainda podem danificar os seus equipamentos, trazendo prejuízos.

Olhando dessa forma, é possível perceber que a segurança da informação deve ter atenção especial dentro de qualquer empresa, inclusive no seu motel. Principalmente porque os cibercrimes estão aumentando a cada ano, tendo crescido 14% em 2019.

Quais as melhores estratégias para a segurança da informação?

Antivírus

Uma das ferramentas para garantir a segurança da informação no seu motel é o antivírus. Aqui, é importante que você entenda que ele precisa ser bom, com garantia de que bloqueará os ataques virtuais que você pode sofrer. Dessa forma, invista em um antivírus pago de qualidade para o seu negócio.

Serviços de empresas especializadas

Contar com uma empresa especializada em segurança da informação também é uma ótima estratégia. Isso porque é preciso ter um técnico capaz de realizar manutenções e conferir os seus equipamentos de forma a garantir que os seus dados continuam seguros.

Firewall

O firewall é uma ferramenta simples, mas bastante útil. Isso porque ele bloqueia o acesso a sites ou a plataformas não seguras, ou seja, que podem trazer algum tipo de ameaça para o seu equipamento ou rede.

Separação das redes do motel

Muitos ataques cibernéticos acontecem por meio das redes de wi-fi. Isso porque os criminosos conseguem acessar a rede e, por meio dela, todos os equipamentos conectados, roubando dados ou invadindo as máquinas.

Dessa forma, é importante separar as redes do motel, reservando uma para o uso dos clientes e uma específica para o uso da gestão. Com isso, você diminuirá os riscos de que alguém acesse seus dados por esse meio.

Backup de informações

Por fim, realizar backups regularmente também é uma ótima forma de garantir a segurança das informações. Isso porque você garante que, mesmo diante de um ataque, ainda haverá acesso aos dados do seu motel. O backup deve ser realizado em dispositivos físicos como HD externo e até mesmo em nuvem. Veja algumas dicas de como fazer um backup perfeito.

Como promover a cultura da informação na empresa?

Além de investir em estratégias eficientes para garantir a segurança da informação, é importante investir em toda uma cultura da informação dentro da empresa. Isso significa que não basta realizar ações pontuais, mas é necessário engajar todo o time de colaboradores nessa estratégia e revisar a segurança dos seus dados periodicamente.

Contar com uma empresa especializada para prestar serviços de revisão das suas estratégias e de monitoramento dos equipamentos periodicamente é uma forma de fazer isso. Também é importante conscientizar a equipe sobre essas estratégias de maneira a engajar todos em ações de proteção aos dados, evitando o acesso a sites suspeitos e fazendo o backup de dados importantes.

A informação pode ser central para o bom funcionamento e o sucesso do seu motel. No entanto, ela está sempre correndo riscos devido ao aumento no número de ataques cibernéticos. Portanto, invista em estratégias eficientes para garantir a segurança da informação e aproveite para utilizar os dados a seu favor dentro da empresa, tanto para analisar a situação atual do negócio quanto para identificar problemas ou oportunidades.

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

Quero enviar um depoimento