• Home
  • Blog
  • Como fazer a seleção de fornecedores de forma efetiva no seu motel

Como fazer a seleção de fornecedores de forma efetiva no seu motel

Como fazer a seleção de fornecedores de forma efetiva no seu motel

Os fornecedores são um elemento-chave no funcionamento de qualquer negócio, não é? E, quando se fala no setor moteleiro, a história não é diferente!

São eles que fornecem todos os insumos necessários para a realização das atividades diárias do seu motel, incluindo roupa de cama das suítes, produtos de limpeza, alimentos para o frigobar e a cozinha, entre outros. Além disso, bons fornecedores permitem economizar gastos, evitar a falta de mercadorias e garantir produtos de qualidade para seus clientes.

Dessa forma, é essencial que você entenda como fazer a seleção de fornecedores para o seu motel de forma efetiva. Não sabe como fazer isso? Leia este artigo e descubra agora algumas dicas para selecionar fornecedores!

Faça pesquisa de mercado

Comece buscando informações sobre os principais fornecedores na sua região que podem oferecer os produtos que você utiliza no seu motel. Leve em consideração todas as áreas do negócio separadamente, incluindo lavanderia, alimentos, limpeza, roupa de cama, entre outros.

A partir daí, faça um levantamento de preço, qualidade dos produtos, prazo de entrega e condições oferecidas por cada um deles. Dessa forma você terá em mãos as principais informações sobre cada um dos fornecedores disponíveis e, com isso, consegue utilizar esses dados para embasar a sua tomada de decisão.

Leve em consideração a distância

Um dos aspectos importantes na hora de escolher os fornecedores é entender qual a distância entre cada um deles e o seu motel. Isso porque esse dado interfere diretamente no preço do frete, no prazo de entrega e na disponibilidade do fornecedor no caso de urgência, principalmente se o seu motel não está localizado em um centro urbano.

Portanto, antes de fechar o contrato com algum fornecedor, investigue a localização da sede dele e tente buscar o mais próximo.

Priorize a qualidade dos produtos

A qualidade dos produtos que você adquire influencia diretamente a qualidade dos serviços que oferece ao seu cliente. Dessa forma, essa deve ser uma das suas prioridades na hora de fazer a seleção de fornecedores para o motel.

Portanto, é indicado saber qual o padrão de qualidade do motel e quais são aqueles fornecedores que mais se aproximam das suas necessidades.

E lembre-se: muitas vezes vale a pena pagar mais caro por um produto melhor, principalmente quando se fala em alimentos e roupas de cama. Portanto, leve em consideração o custo-benefício e a durabilidade dos materiais adquiridos.

Negocie formas de pagamento

Além dos preços, é importante verificar também as formas de pagamento oferecidas pelos fornecedores antes de efetivamente fechar o contrato. Pode ser que preços mais em conta estejam atrelados a modalidades de pagamento difíceis de serem cumpridas. Além disso, você pode negociar descontos caso pague ao fornecedor antes da data de vencimento estabelecida.

Portanto, entenda qual a melhor forma de pagamento para o seu motel, de acordo com o seu planejamento financeiro e recursos disponíveis. A partir dessa informação, busque fornecedores que oferecem essa modalidade de pagamento e priorize essas empresas.

Leve em conta a capacidade de fornecimento

A sazonalidade é uma das características próprias do funcionamento de motéis. Isso significa que o fluxo de clientes varia muito dependendo da época do mês e do ano.

Dessa forma, a sua demanda por produtos e mercadorias também varia, o que faz com que você tenha que adaptar os pedidos de compra ao movimento do motel.

Portanto, ao fazer a seleção de fornecedores, inclua informações sobre a capacidade de fornecimento de cada um deles para verificar se ele é capaz de suprir as necessidades mesmo nas épocas de maior movimento. Fornecedores com grande capacidade podem oferecer vantagens, uma vez que são capazes de oferecer materiais no caso de emergências.

Entender a melhor forma de fazer a seleção de fornecedores é essencial para que o seu motel tenha todos os produtos necessários para o funcionamento do estabelecimento sempre disponíveis. Além disso, com uma boa seleção de fornecedores, é possível reduzir custos e oferecer serviços de maior qualidade para os clientes.

Aproveite para ler também o nosso próximo artigo e descubra 4 fornecedores especializados no setor moteleiro que podem ser ótimas opções para o seu negócio!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

Quero enviar um depoimento