Como organizar o setor de contas a pagar? Entenda aqui!

Como organizar o setor de contas a pagar? Entenda aqui!

O seu motel precisa lidar com uma série de pagamentos mensalmente. São funcionários, taxas da lavanderia, contas de água e energia elétrica, fornecedores, entre tantos outros custos e investimentos.

Gerenciar esse setor com eficiência é essencial para garantir a saúde financeira do estabelecimento. Afinal, dessa forma é possível controlar os gastos e evitar multas, potencializando os lucros do negócio.

Quer saber como fazer isso? Então continue a leitura e descubra agora mesmo como organizar o setor de contas a pagar do seu motel!

Registre todos os pagamentos 

Em primeiro lugar, para organizar o setor de contas a pagar é essencial que você entenda quais são os gastos e investimentos do seu negócio. Portanto, crie uma forma de registrar todos os pagamentos do motel nos últimos meses.

Para isso, você pode utilizar cadernos, planilhas ou, até mesmo, softwares de gestão. Neles é necessário que você registre a conta, a data do pagamento e o valor. Além disso, indique aqueles pagamentos que se repetem todos os meses, como água, luz, funcionários e aluguel, além de classificar cada uma das contas em custos, investimentos, entre outras categorias que julgar relevantes.

Crie um planejamento financeiro 

Outra estratégia essencial para que você organize o setor de contas a pagar e ter um planejamento financeiro detalhado e eficiente para o seu motel. Para isso, comece consultando as suas contas dos meses anteriores, de forma a realizar uma previsão de receitas e gastos do negócio para os próximos meses.

De acordo com essas informações, crie um planejamento financeiro e um orçamento bem definido para as contas.

Renegocie dívidas e compras com fornecedores

Pode ser que você tenha dívidas ou empréstimos com bancos ou outros estabelecimentos. Para organizar as contas do motel é essencial que você invista na renegociação dessas dívidas, identificando a melhor forma de quitá-las com a menor taxa de juros possível. Porém, lembre-se de que esse pagamento não pode comprometer o funcionamento diário do seu motel.

Além disso, aproveite para também renegociar preços e condições de pagamento com fornecedores. Busque contratos que tragam benefícios para ambas as partes, assim como condições de pagamento.

Use a tecnologia a seu favor

Existem softwares desenvolvidos exclusivamente para o setor moteleiro. Além de permitir uma gestão de qualidade do seu motel como um todo, eles ainda auxiliam na organização do setor de contas a pagar.

Esses sistemas permitem que você registre todas as receitas e pagamentos do motel em um só lugar. O planejamento financeiro e acompanhamento de resultados também pode ser realizado por meio do software, que cria relatórios gerenciais detalhados e de simples entendimento.

A partir disso, é possível organizar as suas contas em um só lugar, melhorando a gestão financeira do motel como um todo.

Organizar o setor de contas a pagar é essencial para garantir uma gestão de qualidade e a saúde financeira do seu motel, seja a curto, médio ou longo prazo. Com essas dicas você está pronto para investir no setor, garantindo os melhores resultados e o sucesso do seu empreendimento!

Gostou do artigo? Então aproveite para compartilhar nas suas redes sociais agora mesmo!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

Quero enviar um depoimento