• Home
  • Blog
  • Sistema de automação financeira: qual a importância para seu motel?

Sistema de automação financeira: qual a importância para seu motel?

Sistema de automação financeira: qual a importância para seu motel?

Você sabe qual é a importância de um sistema de automação financeira no motel? Foi-se o tempo em que a gestão de um estabelecimento do ramo moteleiro tinha padrões e características mais amadoras.

Hoje, especialmente com a concorrência existente no mercado, é preciso que o negócio estude as melhores estratégias e adote ferramentas que auxiliem na experiência do cliente e na automação de processos.

Dessa forma, o gestor tem a possibilidade de focar em questões mais estratégicas e deixar que a ferramenta cuide da parte mais operacional. Além disso, a redução de erros é significativa, o que proporciona um ganho também para o caixa do negócio.

Neste material, a gente explica mais detalhes sobre a importância do sistema de automação financeira. Continue a leitura e saiba mais!

Qual a importância da otimização do processo financeiro?

Quando mencionamos a importância da otimização do processo financeiro, estamos focando na responsabilidade de gerir os recursos e as suas aplicações. Quando existe essa preocupação na empresa, o foco será sempre no crescimento, no aumento do lucro e na eficiência do empreendimento.

Se o setor financeiro trabalha de forma otimizada, por exemplo, podemos afirmar que todos os processos que envolvem a área se tornam mais eficientes, de modo que a equipe esteja mais focada em tarefas que realmente agregam valor e resultados, eliminando rotinas que não funciona.

Riscos de um processo financeiro falho

Mas quais são os riscos de um motel contar com processos financeiros falhos? Os principais estão relacionados à morosidade e à burocracia dos processos, uma vez que todas as atividades serão mais manuais e a gestão precisará se encarregar por grande parte das demandas.

Além disso, devido a erros e a retrabalhos comuns quando processos são feitos sem o auxílio de uma ferramenta, há o risco de o negócio sofrer impactos negativos em suas finanças, bem como contar com uma taxa elevada de turnover e de presenciar o baixo investimento nos demais setores pelo fato de o motel frear o crescimento.

O que é a automação financeira e como funciona?

Nesse sentido, é importante entendermos o que é a automação financeira e como ela funciona. A automação é a estratégia que adapta tarefas e processos que envolvem recursos financeiros. Sendo assim, demandas que anteriormente eram feitas apenas de forma manual são automatizadas.

De forma geral, a automação financeira consiste no registro de informações (contas a pagar e a receber) em um sistema que faz o processo hoje executado em grande parte das vezes por planilhas, como:

  • conciliação bancária;
  • baixa automática de contas agendadas;
  • fluxo de caixa;
  • demonstrativo de resultados, entre outros.

Desafios da gestão financeira

Quando abordamos os desafios específicos da gestão financeira de um motel, é preciso ressaltarmos inicialmente o fato de que muitos estabelecimentos ainda não contam com uma ferramenta específica para o segmento. Isso reflete em várias atividades do dia a dia, uma vez que é preciso adaptar funcionalidades (o que pode ocasionar erros e retrabalhos, eliminando a necessidade da ferramenta).

A conferência de caixa, por exemplo, é um outro ponto que deve ser destacado. Se o negócio conta com uma solução específica para o segmento, esse tipo de atividade pode ser feito até mesmo à distância.

Por meio dessa solução, a receita gerada no turno deve automaticamente entrar no fluxo de caixa do módulo financeiro. Nesse caso, o gestor poderá acompanhar o registro de receita (com a devida identificação do turno que a gerou) e futuramente compor o demonstrativo de resultados mensal do estabelecimento.

Benefícios da automação financeira

Entre os principais benefícios de contar com uma automação financeira, destacamos especialmente:

  • números mais próximos da realidade, de modo que o gestor tenha clara ciência de quais são os ganhos trazidos em diferentes turnos;
  • melhores resultados para o empreendimento, pois as tomadas de decisão são feitas baseadas em dados e não em achismos;
  • modernização da empresa, entre outros.

Qual a importância de escolher um bom fornecedor?

Ao investir em um sistema de automação financeira para motéis, é preciso ter em mente a necessidade de contar com um bom fornecedor para essa atividade. É essencial que a gestão opte por uma marca que seja própria para esse segmento, uma vez que ela vai entender de maneira mais precisa suas dores e necessidades, bem como as particularidades de um estabelecimento como esse.

Não adianta, por exemplo, contratar um ERP que tenha várias funcionalidades sem que elas estejam diretamente ligadas ao dia a dia do fluxo do negócio, como a conferência de caixa mencionada mais acima.

Sistema para motel

Diferenciais Sismotel

Nesse contexto, o Sismotel se destaca. A seguir, selecionamos alguns dos principais diferenciais de contar com esse fornecedor, como:

  • oferecer um dashboard que traga alguns dos principais indicadores cuja responsabilidade de acompanhamento por parte da gestão reflete diretamente nos bons resultados do negócio — taxa de ocupação, revpar e trevpar, e ticket médio são alguns desses exemplos;
  • módulo de contas a pagar completo, que conta com as funcionalidades de agendamento de pagamentos e baixa automática, bem como as despesas recorrentes e parceladas;
  • controle bancário por parte do gestor, onde ele terá o entendimento sobre as contas a pagar a receber, de modo que se oriente de maneira mais efetiva em relação às suas demandas;
  • conciliação do cartão de crédito/débito;
  • ter a oportunidade de ter à sua disposição diferentes relatórios e demonstrativos para análise.

Por meio do sistema de automação financeira Sismotel, a gestão e a equipe responsável terão total controle sobre as finanças do estabelecimento, tendo em vista todos os dados possíveis por meio do Módulo Financeiro.

Existe a possibilidade, ainda, de fazer análise de indicadores e comparativos entre períodos diferentes, de modo que avalie o aumento real do faturamento do negócio.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre a importância de contar com o sistema de automação financeira em um motel, além de conferir alguns dos diferenciais de contar com o Sismotel como aliado para o seu estabelecimento. Como vimos, esse tipo de ferramenta auxilia tanto para o controle no dia a dia quanto para as tomadas de decisão.

Se você deseja entender um pouco mais sobre como o Sismotel poderia auxiliar nesse sentido, entre em contato com a gente, converse com nossos profissionais e tire suas dúvidas!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

Quero enviar um depoimento