Taxa de ocupação em motéis: 3 dicas para aumentar esse indicador
Para avaliar se o motel atrai clientes e gera lucros, um indicador indispensável é a taxa de ocupação. Esse é um valor em percentual (de 0 a 100) calculado pela quantidade locações, dividido pela quantidade de suítes disponíveis e multiplicado por 100. Quanto maior esse indicador, maior é a procura pelo seu motel e, com isso, um maior retorno financeiro em seu empreendimento.
Devido à sazonalidade ao longo do tempo, essa taxa pode variar bastante em um período. Para evitar ter prejuízos financeiros com essas oscilações, é importante que o administrador do motel acompanhe essa taxa e, nos períodos de baixa ocupação, tome medidas estratégicas para otimizar esse indicador.
Para evitar uma baixa ocupação, segue uma lista com 3 dicas que farão a diferença nos resultados financeiros de seu motel.
1. Entenda o perfil de seus clientes
Pesquisar informações sobre o público que frequenta o seu motel é o primeiro passo para entender o que se pode fazer para melhorar seu empreendimento. Avalie os dias e os horários de maior movimento através do Mapa de Calor, essa ferramenta – disponível no Sismotel – é essencial para iniciar um trabalho de reavaliação da taxa de ocupação.
Além do Mapa de Calor, consulte também o seu relatório de Análise de Tarifação, nele você terá uma visão macro dos períodos mais vendidos pelo seu motel. Não podemos esquecer dos serviços extras que são contratados durante a estadia no motel além da procura por variedades gastronômicas, por objetos íntimos e se o seu público se concentra na busca de uma categoria específica de suíte.
2. Faça promoções
Após entender o que seu público consome em seu estabelecimento, use essas informações para fazer promoções. Os dias de menor ocupação e as suítes com menos procura serão aqueles que deverão ser apresentados com algum desconto ou benefício especial ao cliente. Ofereça um valor menor para os dias de baixa ocupação em comparação com os dias de alta demanda.
Além disso, faça ações estratégicas: se há uma alta de casais que ficam somente período de uma, ofereça um desconto para uma segunda hora adicional. Se houver interesse do público pelas refeições que são servidas, invista no cardápio e ofereça mais variedades e, até mesmo, pratos mais elaborados.
Se perceber que uma simples tem mais procura que uma suíte de luxo, ofereça uma refeição para quem aderir ao quarto mais caro. Essas promoções vão estimular o cliente a ficar mais tempo em seu motel e, com isso, aumentará o seu retorno financeiro.
3. Invista em mais de um canal de comunicação
Com os veículos de comunicação cada vez mais ramificados, é importante não se limitar a um meio para interagir com as pessoas. Use as redes sociais para captar um público novo e garanta que elas estejam sempre atualizadas com as promoções mais recentes, para garantir o máximo de engajamento. Contudo, para capturar também o público não aderente às redes sociais, não deixe de divulgar em rádios e jornais. Essa variabilidade de comunicação aumenta as chances de atingir o seu público-alvo.
Como o cálculo da taxa de ocupação não apresenta grandes complexidades, ela pode ser incorporada sem dificuldades na tomada de decisão da empresa. Com esse indicador, será possível detectar quando e onde é necessário agir com ações estratégicas para, não somente, evitar um prejuízo financeiro, mas para potencializar os ganhos do empreendimento.
Também, é importante coletar feedbacks de clientes, principalmente críticas para entender qual a melhor forma de proporcionar uma boa experiência para eles. Saiba como lidar com as críticas de clientes insatisfeitos.