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Treinamento de funcionários: como tornar essa prática uma aliada do seu motel

Treinamento de funcionários: como tornar essa prática uma aliada do seu motel

Os seus colaboradores precisam oferecer a melhor experiência possível aos clientes que passam pelo seu motel. Para isso, é essencial investir em treinamentos e capacitações para a equipe. Dessa forma, você é capaz de oferecer serviços de qualidade e um atendimento perfeito aos clientes, criando um diferencial competitivo capaz de levar o seu negócio ao sucesso.

Mas você sabe quais são os principais treinamentos que você pode oferecer aos colaboradores do seu motel? Entende como a equipe pode potencializar os seus resultados e levar você ao sucesso?

Leia este artigo e descubra tudo sobre o treinamento de funcionários no setor moteleiro!

O papel da equipe no sucesso do empreendimento

As teorias de gestão mudaram muito nos últimos anos, principalmente no que se refere ao papel da equipe nos negócios. Hoje, os colaboradores devem estar no centro das estratégias dos empreendimentos, ganhando mais atenção e investimento da diretoria e dos gestores.

Isso porque a sua equipe é quem efetivamente gera resultados para o negócio. E, quando falamos no setor moteleiro, isso se torna ainda mais evidente.

“O sucesso do motel, depende de muitos fatores, mas com certeza o treinamento da equipe de trabalho tem papel fundamental para o sucesso do motel” — Antonio Carlos Morilha, ex-presidente da ABMotéis.

Os clientes do seu motel desejam receber o melhor tratamento possível de forma a ter uma experiência memorável no seu estabelecimento. Para isso, é essencial que os colaboradores do seu motel entendam a melhor forma de realizar as atividades e de se relacionar com os clientes, potencializando a experiência do seu motel.

Dessa forma, é essencial que você invista na capacitação dos funcionários, independentemente das atividades desenvolvidas por eles dentro do seu motel. Descubra agora as principais vantagens do treinamento de funcionários para o seu motel.

Os benefícios do treinamento de funcionários

Existe uma série de vantagens relacionadas ao investimento em desenvolvimento e capacitação da sua equipe. Descubra agora algumas delas:

Aumenta a produtividade do time

Quando a sua equipe sabe exatamente o que fazer para gerar os melhores resultados para o seu motel, ela se torna mais produtiva. E é exatamente isso que o treinamento de funcionários proporciona.

Com capacitação, a sua equipe sabe como funciona cada um dos seus processos internos, entendendo a melhor forma de realizar as atividades delegadas para atingir os resultados esperados. Isso otimiza o trabalho do time e melhora a qualidade dos serviços oferecidos aos seus clientes.

Melhora a motivação dos colaboradores

A equipe percebe quando você investe na capacitação e desenvolvimento dos colaboradores. Com isso, o time fica mais satisfeito com o trabalho e o seu negócio como um todo. Dessa forma, a motivação e o engajamento dos colaboradores nas atividades são potencializados.

Incrementa a experiência do cliente

Com uma equipe capacitada, você consegue gerar experiências mais marcantes para os seus clientes. Isso porque os colaboradores fornecem melhor atendimento e mais agilidade nos serviços para quem frequenta o seu motel.

Dessa maneira, você atrai ainda mais clientes para o estabelecimento e aumenta a sua taxa de fidelização.

Cria um diferencial para o seu motel

Poucos motéis investem no treinamento e capacitação dos colaboradores, principalmente no que se refere à recepção. Dessa forma, os processos perdem qualidade, além de que carecem de padronização, o que pode influenciar negativamente o faturamento do seu negócio.

Portanto, ao investir no treinamento de funcionários, você cria um diferencial para o seu negócio perante a concorrência. Assim, consegue fazer com que o seu motel se destaque no mercado, aumentando a lucratividade do negócio.

Os tipos de treinamento dos funcionários

Existem diversos treinamentos e capacitações que você pode oferecer para potencializar os resultados da sua equipe. Descubra agora alguns deles:

Onboarding

Onboarding é o nome dado ao processo de integração do novo colaborador a uma empresa. Isso porque todo funcionário demora determinado tempo para entender todos os processos e a cultura do negócio antes de atingir o seu potencial máximo de produtividade. O onboarding serve exatamente para potencializar essa inserção e diminuir esse intervalo de tempo.

Portanto, implementar o onboarding pode trazer grandes benefícios para o seu motel. Por meio dele, você apresenta os processos básicos de funcionamento do estabelecimento ao novo funcionário, assim como as funções que serão designadas a ele e a melhor forma de realizá-las.

Além disso, você introduz o colaborador na cultura e nos objetivos a longo prazo do seu negócio, mostrando qual a contribuição dele para os resultados da organização.

Recepção

A recepção é uma parte central do seu estabelecimento. Como a recepção é o primeiro contato do cliente com o motel, é fundamental para a criação de uma boa primeira impressão.

Por isso, é importante focar na padronização dos processos de recepção do estabelecimento, ensinando aos profissionais da área qual a melhor forma de atender os clientes. Além disso, você deve levar em consideração que o seu cliente não deseja apenas agilidade no atendimento, mas também receptividade e disponibilidade.

Dessa forma, capacitar os colaboradores, tanto para os processos operacionais da recepção quanto para as competências essenciais de uma recepcionista, é essencial para a fidelização de clientes e, consequentemente, para o sucesso do empreendimento.

Governança

Quando o cliente entra no seu motel, ele deseja encontrar uma suíte em perfeita condição de uso. Nesse aspecto, são os detalhes que fazem a diferença e acabam por atrair a atenção do seu público, como a disposição das toalhas e roupões, a temperatura do chuveiro, a limpeza perfeita, entre outros.

Dessa forma, é importante capacitar a equipe de limpeza do seu motel para que esses colaboradores atuem de forma a proporcionar a melhor experiência possível para os seus clientes. É aí que entra o treinamento em governança para os seus colaboradores.

Essa capacitação permite que a sua equipe seja mais ágil e assertiva na arrumação das suítes do seu motel. Com uma equipe de limpeza capacitada, é possível otimizar o processo de arrumação das suítes e repensar detalhes que podem ser um dos diferenciais competitivos do seu motel.

O treinamento de funcionários é essencial para o sucesso do seu motel. Esse investimento pode fazer toda a diferença na experiência dos seus clientes, agregando valor ao seu motel e potencializando os resultados do seu empreendimento.

A tecnologia é um grande aliado nos processos de governança. Um bom software de gestão de motel, que auxilie a supervisora no processo de vistoria das suítes por exemplo, pode trazer um aumento significativo na qualidade da arrumação. Além disso, relatórios de produtividade e ociosidade das camareiras auxiliam o gestor a redimensionar a sua equipe para dias e horários de maior movimento no motel, trazendo ainda mais eficiência nos processos de limpeza.

Aproveite e compartilhe esse artigo nas suas redes sociais! Com isso, você ajuda mais moteleiros a melhorarem os serviços oferecidos.

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

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