Treinamento de funcionários: como tornar essa prática uma aliada do seu motel
Os seus colaboradores precisam oferecer a melhor experiência possível aos clientes que passam pelo seu motel. Para isso, é essencial investir em treinamentos e capacitações para a equipe. Dessa forma, você é capaz de oferecer serviços de qualidade e um atendimento perfeito aos clientes, criando um diferencial competitivo capaz de levar o seu negócio ao sucesso.
Mas você sabe quais são os principais treinamentos que você pode oferecer aos colaboradores do seu motel? Entende como a equipe pode potencializar os seus resultados e levar você ao sucesso?
Leia este artigo e descubra tudo sobre o treinamento de funcionários no setor moteleiro!
O papel da equipe no sucesso do empreendimento
As teorias de gestão mudaram muito nos últimos anos, principalmente no que se refere ao papel da equipe nos negócios. Hoje, os colaboradores devem estar no centro das estratégias dos empreendimentos, ganhando mais atenção e investimento da diretoria e dos gestores.
Isso porque a sua equipe é quem efetivamente gera resultados para o negócio. E, quando falamos no setor moteleiro, isso se torna ainda mais evidente.
“O sucesso do motel, depende de muitos fatores, mas com certeza o treinamento da equipe de trabalho tem papel fundamental para o sucesso do motel” — Antonio Carlos Morilha, ex-presidente da ABMotéis.
Os clientes do seu motel desejam receber o melhor tratamento possível de forma a ter uma experiência memorável no seu estabelecimento. Para isso, é essencial que os colaboradores do seu motel entendam a melhor forma de realizar as atividades e de se relacionar com os clientes, potencializando a experiência do seu motel.
Dessa forma, é essencial que você invista na capacitação dos funcionários, independentemente das atividades desenvolvidas por eles dentro do seu motel. Descubra agora as principais vantagens do treinamento de funcionários para o seu motel.
Os benefícios do treinamento de funcionários
Existe uma série de vantagens relacionadas ao investimento em desenvolvimento e capacitação da sua equipe. Descubra agora algumas delas:
Aumenta a produtividade do time
Quando a sua equipe sabe exatamente o que fazer para gerar os melhores resultados para o seu motel, ela se torna mais produtiva. E é exatamente isso que o treinamento de funcionários proporciona.
Com capacitação, a sua equipe sabe como funciona cada um dos seus processos internos, entendendo a melhor forma de realizar as atividades delegadas para atingir os resultados esperados. Isso otimiza o trabalho do time e melhora a qualidade dos serviços oferecidos aos seus clientes.
Melhora a motivação dos colaboradores
A equipe percebe quando você investe na capacitação e desenvolvimento dos colaboradores. Com isso, o time fica mais satisfeito com o trabalho e o seu negócio como um todo. Dessa forma, a motivação e o engajamento dos colaboradores nas atividades são potencializados.
Incrementa a experiência do cliente
Com uma equipe capacitada, você consegue gerar experiências mais marcantes para os seus clientes. Isso porque os colaboradores fornecem melhor atendimento e mais agilidade nos serviços para quem frequenta o seu motel.
Dessa maneira, você atrai ainda mais clientes para o estabelecimento e aumenta a sua taxa de fidelização.
Cria um diferencial para o seu motel
Poucos motéis investem no treinamento e capacitação dos colaboradores, principalmente no que se refere à recepção. Dessa forma, os processos perdem qualidade, além de que carecem de padronização, o que pode influenciar negativamente o faturamento do seu negócio.
Portanto, ao investir no treinamento de funcionários, você cria um diferencial para o seu negócio perante a concorrência. Assim, consegue fazer com que o seu motel se destaque no mercado, aumentando a lucratividade do negócio.
Os tipos de treinamento dos funcionários
Existem diversos treinamentos e capacitações que você pode oferecer para potencializar os resultados da sua equipe. Descubra agora alguns deles:
Onboarding
Onboarding é o nome dado ao processo de integração do novo colaborador a uma empresa. Isso porque todo funcionário demora determinado tempo para entender todos os processos e a cultura do negócio antes de atingir o seu potencial máximo de produtividade. O onboarding serve exatamente para potencializar essa inserção e diminuir esse intervalo de tempo.
Portanto, implementar o onboarding pode trazer grandes benefícios para o seu motel. Por meio dele, você apresenta os processos básicos de funcionamento do estabelecimento ao novo funcionário, assim como as funções que serão designadas a ele e a melhor forma de realizá-las.
Além disso, você introduz o colaborador na cultura e nos objetivos a longo prazo do seu negócio, mostrando qual a contribuição dele para os resultados da organização.
Recepção
A recepção é uma parte central do seu estabelecimento. Como a recepção é o primeiro contato do cliente com o motel, é fundamental para a criação de uma boa primeira impressão.
Por isso, é importante focar na padronização dos processos de recepção do estabelecimento, ensinando aos profissionais da área qual a melhor forma de atender os clientes. Além disso, você deve levar em consideração que o seu cliente não deseja apenas agilidade no atendimento, mas também receptividade e disponibilidade.
Dessa forma, capacitar os colaboradores, tanto para os processos operacionais da recepção quanto para as competências essenciais de uma recepcionista, é essencial para a fidelização de clientes e, consequentemente, para o sucesso do empreendimento.
Governança
Quando o cliente entra no seu motel, ele deseja encontrar uma suíte em perfeita condição de uso. Nesse aspecto, são os detalhes que fazem a diferença e acabam por atrair a atenção do seu público, como a disposição das toalhas e roupões, a temperatura do chuveiro, a limpeza perfeita, entre outros.
Dessa forma, é importante capacitar a equipe de limpeza do seu motel para que esses colaboradores atuem de forma a proporcionar a melhor experiência possível para os seus clientes. É aí que entra o treinamento em governança para os seus colaboradores.
Essa capacitação permite que a sua equipe seja mais ágil e assertiva na arrumação das suítes do seu motel. Com uma equipe de limpeza capacitada, é possível otimizar o processo de arrumação das suítes e repensar detalhes que podem ser um dos diferenciais competitivos do seu motel.
O treinamento de funcionários é essencial para o sucesso do seu motel. Esse investimento pode fazer toda a diferença na experiência dos seus clientes, agregando valor ao seu motel e potencializando os resultados do seu empreendimento.
A tecnologia é um grande aliado nos processos de governança. Um bom software de gestão de motel, que auxilie a supervisora no processo de vistoria das suítes por exemplo, pode trazer um aumento significativo na qualidade da arrumação. Além disso, relatórios de produtividade e ociosidade das camareiras auxiliam o gestor a redimensionar a sua equipe para dias e horários de maior movimento no motel, trazendo ainda mais eficiência nos processos de limpeza.
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