• Home
  • Blog
  • Por que trocar as planilhas por um sistema de gestão de motel?

Por que trocar as planilhas por um sistema de gestão de motel?

Por que trocar as planilhas por um sistema de gestão de motel?

O sistema de gestão de motel já é uma realidade em muitos negócios, e a tendência é que ele substitua completamente as planilhas em alguns anos, assim como estas sucederam as anotações em papel. 

Isso ocorre porque o setor encontra uma forte demanda por inovação e maior agilidade nos serviços. Afinal, o consumidor de hoje não quer uma longa burocracia para reservar um quarto, entrar no estabelecimento, pagar a conta etc.

De fato, os motéis precisam abandonar a informática da Idade da Pedra e investir em novas tecnologias. Só assim, os serviços acompanharão as demandas atuais.

Ficou curioso? Então, continue a leitura para compreender as vantagens de trocar as planilhas por um sistema de gestão de motel!

Eliminar erros e problemas 

Ao utilizar planilhas, o profissional expõe as rotinas do motel a erros e outros problemas, prejudicando a experiência do consumidor. Veja alguns exemplos a seguir:

  • equívocos no registro de reservas, pedidos, horários de entrada e saída, movimentos no estoque etc.;
  • falhas de comunicação com a cozinha, serviços gerais, portaria e outros setores;
  • demora no atendimento por falta de informações em tempo hábil;
  • risco de perder planilhas e outros documentos;
  • exposição desnecessária dos clientes, especialmente o contato com um grande número de colaboradores.

Tais dificuldades se somam ao fato da empresa renunciar a recursos inovadores, como autoatendimento, autoliberação, gerenciamento de reservas online etc. O que provoca um duplo prejuízo.

Controlar tudo o que acontece no negócio

Na gestão por planilhas, o gestor nunca sabe exatamente o que acontece em seus motéis. Isso porque, as informações só podem ser acessadas de dentro do estabelecimento.

Nesse sentido, a conciliação das atividades administrativas com a participação no cotidiano do negócio fica bastante prejudicada. Afinal, como se dirigir de madrugada para cuidar do motel e, ainda assim, encontrar um fornecedor no dia seguinte?

Dessa forma, sempre haverá momentos de pouco envolvimento do profissional e brechas para fraudes e outros desvios.

Logo, o melhor é abandonar as planilhas e escolher uma solução de gestão remota, ou seja, a possibilidade de administrar o negócio de qualquer dispositivo com internet.

Ganhar escalabilidade e agilidade 

As planilhas podem até ser uma opção interessante para organizar um número pequeno de informações, mas pecam seriamente no quesito escalabilidade.

Se você pretende gerir uma casa, por exemplo, muito provavelmente essa solução dará conta do recado. Afinal, a lista de compras, dívidas, receitas e afins é relativamente simples.

Contudo, à medida que nos aproximamos de gerenciamentos mais complexos, fica cada vez mais difícil realizar uma gestão eficiente. Ora, você certamente já perdeu algumas horas consultando as informações das planilhas, não é mesmo?

Por isso, um dos principais motivos para adotar um sistema de gestão de motel é a agilidade e a escalabilidade do modelo. Imagine-se emitindo relatórios ou controlando os pedidos de uma centena de motéis com alguns poucos cliques, por exemplo.

Reduzir a carga de trabalho 

Uma grande vantagem do sistema de gestão de motel é transferir para a máquina uma série de ações repetitivas:

  • controlar a entrada e saída de pessoas;
  • receber e processar os pedidos;
  • registrar movimentações no estoque;
  • encaminhar solicitações à cozinha;
  • emitir notas fiscais;
  • calcular e fechar a conta do cliente;
  • gerar relatórios;
  • desligar lâmpadas em ambientes vazios;
  • e diversas outras funcionalidades.

Além disso, os serviços realizados são integrados ao programa e disponibilizados para todos os responsáveis. Por exemplo, se a cozinha confere os itens do estoque, os responsáveis pela compra já estarão informados, sem a necessidade de retrabalho.

Sendo assim, ao trocar as planilhas, reduzimos significativamente a necessidade de mão de obra em cada estabelecimento, além de abrirmos espaço para um foco maior na experiência do cliente.

Por isso, é recomendável que você procure o máximo de informações sobre o sistema de gestão de motel e implemente um modelo adequado às suas necessidades.

Então, que tal dar o primeiro passo agora mesmo? Leia nosso texto sobre as vantagens de utilizar essa inovação e conheça seus principais benefícios!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

Quero enviar um depoimento