Turnover e absenteísmo: 3 ações para diminuir esses índices no motel
Turnover e absenteísmo são gargalos que devem ser observados por empresas de diferentes nichos de atuação, inclusive pelos motéis. O absenteísmo ocorre quando os profissionais faltam ao serviço ou atrasam e ainda existe o tipo que acontece mesmo com a presença física da pessoa, já que, por falta de motivação e de engajamento, ela não se concentra nas atividades.
Já o turnover é o índice de rotatividade do quadro de pessoal. Ou seja, quando os colaboradores pedem desligamento com frequência, o turnover está alto — e isso gera gastos, uma vez que contratar e demitir trabalhadores traz custos para o motel. Por essa razão, neste artigo, apresentaremos algumas ações para diminuir esses índices. Confira!
1. Mantenha um clima organizacional saudável
O clima organizacional é a percepção que as pessoas têm em relação às suas políticas, práticas e benefícios. Se ele for negativo, consequentemente, os colaboradores tendem a pedir desligamento, trazendo os gargalos apresentados.
Para melhorá-lo, algumas ações podem ser tomadas. Em datas comemorativas, por exemplo, reúna os seus profissionais para uma confraternização. No dia a dia de trabalho, dê espaço para que as pessoas possam tirar suas dúvidas, entender o funcionamento do negócio e oferecer feedbacks em relação às atribuições desempenhadas.
Muitas vezes, aquele que trabalha na recepção pode ter insights interessantes de promoções, pois tem contato direto com o cliente — se ele for ouvido, isso aumentará o sentimento de pertencimento, bem como o seu desempenho.
2. Conte com um sistema de incentivos
Um sistema de incentivos é uma forma de reconhecer o trabalho feito pelos seus profissionais. Dessa forma, eles ficarão mais motivados a exercerem as funções com qualidade, o que contribui também para a redução de turnover e de absenteísmo.
Para implementá-lo, o primeiro passo é perguntar para a sua equipe o que, de fato, gera motivação. Alguns profissionais, por exemplo, podem optar por um dia de folga em uma data especial (no aniversário, por exemplo), enquanto outros podem preferir um vale-compras em uma loja qualquer de sua cidade.
Além disso, é preciso definir quais são as regras do sistema de incentivo. Em um motel, como há funções completamente diferentes, existe a necessidade de adaptá-lo de acordo com o colaborador. O trabalho de qualidade da faxineira é completamente diferente do recepcionista, enquanto aqueles que ficam na área administrativa são mais orientados a resultados — pense sempre no que for melhor para o seu negócio.
3. Melhore os processos de recrutamento
Muitas vezes, problemas de turnover e absenteísmo estão relacionados ao processo de recrutamento que não é executado da forma como deveria ser. Sempre que for contratar um profissional, entenda o que ele espera de sua gestão, quais são as suas expectativas e por que ele deseja fazer parte dessa equipe.
É interessante, ainda, analisar se a pessoa já teve experiências prévias nesse segmento. Assim, ela teria a oportunidade de aplicar o seu conhecimento e boas práticas no atual emprego.
Neste conteúdo, você pôde entender dicas para evitar turnover e absenteísmo, além de conferir como isso tende a prejudicar o seu motel. Para que haja melhorias nesse cenário, é importante monitorar constantemente as estratégias adotadas. Dessa forma, é possível aperfeiçoar os pontos que não vêm trazendo retorno e potencializar aqueles considerados positivos.
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