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Turnover e absenteísmo: 3 ações para diminuir esses índices no motel

Turnover e absenteísmo: 3 ações para diminuir esses índices no motel

Turnover e absenteísmo são gargalos que devem ser observados por empresas de diferentes nichos de atuação, inclusive pelos motéis. O absenteísmo ocorre quando os profissionais faltam ao serviço ou atrasam e ainda existe o tipo que acontece mesmo com a presença física da pessoa, já que, por falta de motivação e de engajamento, ela não se concentra nas atividades.

Já o turnover é o índice de rotatividade do quadro de pessoal. Ou seja, quando os colaboradores pedem desligamento com frequência, o turnover está alto — e isso gera gastos, uma vez que contratar e demitir trabalhadores traz custos para o motel. Por essa razão, neste artigo, apresentaremos algumas ações para diminuir esses índices. Confira!

1. Mantenha um clima organizacional saudável

O clima organizacional é a percepção que as pessoas têm em relação às suas políticas, práticas e benefícios. Se ele for negativo, consequentemente, os colaboradores tendem a pedir desligamento, trazendo os gargalos apresentados.

Para melhorá-lo, algumas ações podem ser tomadas. Em datas comemorativas, por exemplo, reúna os seus profissionais para uma confraternização. No dia a dia de trabalho, dê espaço para que as pessoas possam tirar suas dúvidas, entender o funcionamento do negócio e oferecer feedbacks em relação às atribuições desempenhadas.

Muitas vezes, aquele que trabalha na recepção pode ter insights interessantes de promoções, pois tem contato direto com o cliente — se ele for ouvido, isso aumentará o sentimento de pertencimento, bem como o seu desempenho.

2. Conte com um sistema de incentivos

Um sistema de incentivos é uma forma de reconhecer o trabalho feito pelos seus profissionais. Dessa forma, eles ficarão mais motivados a exercerem as funções com qualidade, o que contribui também para a redução de turnover e de absenteísmo.

Para implementá-lo, o primeiro passo é perguntar para a sua equipe o que, de fato, gera motivação. Alguns profissionais, por exemplo, podem optar por um dia de folga em uma data especial (no aniversário, por exemplo), enquanto outros podem preferir um vale-compras em uma loja qualquer de sua cidade.

Além disso, é preciso definir quais são as regras do sistema de incentivo. Em um motel, como há funções completamente diferentes, existe a necessidade de adaptá-lo de acordo com o colaborador. O trabalho de qualidade da faxineira é completamente diferente do recepcionista, enquanto aqueles que ficam na área administrativa são mais orientados a resultados — pense sempre no que for melhor para o seu negócio.

3. Melhore os processos de recrutamento

Muitas vezes, problemas de turnover e absenteísmo estão relacionados ao processo de recrutamento que não é executado da forma como deveria ser. Sempre que for contratar um profissional, entenda o que ele espera de sua gestão, quais são as suas expectativas e por que ele deseja fazer parte dessa equipe.

É interessante, ainda, analisar se a pessoa já teve experiências prévias nesse segmento. Assim, ela teria a oportunidade de aplicar o seu conhecimento e boas práticas no atual emprego.

Neste conteúdo, você pôde entender dicas para evitar turnover e absenteísmo, além de conferir como isso tende a prejudicar o seu motel. Para que haja melhorias nesse cenário, é importante monitorar constantemente as estratégias adotadas. Dessa forma, é possível aperfeiçoar os pontos que não vêm trazendo retorno e potencializar aqueles considerados positivos.

Se você gostou deste material e deseja saber como se tornar um bom líder, continue a visita ao blog e confira o nosso outro post!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

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